terça-feira, 22 de março de 2016

SOU O QUE APRENDI...

Ancelmo Burmann e sua esposa
Ancelmo com parte de sua criação
Nasci no estado do Rio Grande do Sul, no município de Tenente Portela. Aos 21 de abril de 1964, aos 08 anos de idade comecei a trabalhar junto com pai e minha mãe, na agricultura ajudando na plantação de milho, soja, feijão e outros, já no município de Miraguaí, começando meus estudos com a primeira série percorrendo todos os dias 06 km a pé até o colégio.
Passaram-se três anos, conclui a 3ª série. Como meus pais possuíam pouca terra, devido a isto planejaram a vinda para o Estado do Pará. Aonde o meu professor João de Deus Cardoso me deu um alerta: “Os seus estudos no Pará vai ser uma enxada, machado e uma foice”.
Ancelmo com parte de sua criação
Não acreditei na pouca sorte, começando a viagem por esse mundão de Deus. Até o esperado Estado do Pará 5.000 km a viagem.
Viagem concluída, sonho interrompido, já no Estado do Pará. Conclui a 4ª série, o professor me alertou: “para você concluir a 8ª série o colégio mais perto será 50 km de distancia”.
Não tendo condições para ir para a cidade fiquei na agricultura. Eu lutei por um sonho, comecei o curso do 1º grau por correspondência, pelo Instituto Brasileiro de 5ª a 8ª série foram dois anos estudando a luz de vela sem saber o que era sentar em uma carteira escolar. Os livros era o professor e eu era o aluno, mas com fé e perseverança o diploma eu conquistei.
Ancelmo em sua plantação de café
Aonde me dediquei muito nas lições de educação Moral e Cívica, ficando em minha consciência que guardo até hoje três frases principais que são elas.
Ser livre.
Ser esclarecido.
Ser consciente.
Aqui fica a história de meus estudos escolares. Respondendo a pergunta de parentes e amigos que me perguntam que grau de escolaridade eu tenho, Após verem minha matéria navegando por este país querido.
Principalmente aos parentes do Rio Grande do Sul que não nos conhecíamos, e após a publicação da matéria passamos a nos conhecer através da internet. 

Estudando à luz de vela

Por isso deixo aqui um forte abraço. E um muito obrigado a todos os parentes e amigos brasileiros e brasileiras que estão compartilhando esta matéria, e passando a conhecer uma realidade vivida por esse agricultor sonhador, que sonha em ver um Estado do Pará com muita tecnologia, com muitos investimentos. Mais espero que todo brasileiro coopere comigo dando seu apoio, ficarei muito agradecido pois, se juntarmos as nossas forças teremos uma nação mais forte e justa em favor dos pequenos agricultores.
Certificado de conclusão do 1º grau (do qual muito se orgulha)
Em todos os pontos desta matéria que está passando por este país, não tenho dificuldades e nem receio em divulgar para as autoridades, porque as maiorias das pessoas que viram a matéria estão me apoiando.
Meus estudos foram algo bastante difícil de conciliar, principalmente com o trabalho de agricultor. Eu só estudei ate a 8ª série. Só estudava a noite, e durante as madrugadas, pois quando o sol raiava tinha que partir para o trabalho na agricultura.
Mais sei muito bem o que é honestidade, e o que é corrupção. É muito triste ver o que está acontecendo em nosso país, nossos governantes, tiraram a gente e nos colocaram aqui, vieram pessoas de todos os estados da federação, e hoje nossos filhos choram por um pedaço de terra e não conseguem.
Mesmo aqui as terras estão em posse de poucos, e nossos filhos vivem encurralados junto com os pais em pequenas propriedades, enfrentando as ameaças ambientais, sem serem os culpados.
Ainda vivendo em vicinais sem estradas, e a maioria delas sem nem mesmo piçarra. Por isso finalizo dizendo: Amo a terra, amo as plantas, amo e tenho  o maior respeito pela classe de agricultor. Defendo, defendo e defendo...

Só de mãos dadas vamos assegurar a nossa pátria Brasileira.

Assina: AncelmoBurmann
Rodovia Transamazônica, Km 197 – Macanã - Vicinal Santa Rosa - município de Placas – Estado do Pará.
Para ver a matéria anterior clique nesse link: AGRICULTOR DESABAFA CONTRA AS DIFICULDADES NA AGRICULTURA FAMILIAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário