quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

AGRICULTOR DESABAFA CONTRA AS DIFICULDADES NA AGRICULTURA FAMILIAR

Anselmo Burmann
Anselmo Burmann com sua esposa Benedita

Hoje recebemos em nosso escritório, o senhor ANSELMO BURMANN, brasileiro, casado, nascido no Estado do Rio Grande do Sul, mas que já reside no município de Placas/PA há mais de vinte e dois anos, mais precisamente à Rodovia Transamazônica, km 197, Vicinal Santa Rosa, Gleba 46/A, Lote 57. O senhor Anselmo, nos falou que após tanta luta na terra, e ver que nada conseguiu até o momento, devido às várias ameaças feitas pelos órgãos de proteção de meio ambiente, dentre eles o IBAMA, sempre prometendo multas e dificultando o trabalho dos agricultores; e cada vez o governo fecha mais as portas complicando mais a vida do homem do campo, resolveu fazer um desabafo e também dar sua sugestão para que o governo tenha meios concretos para manter a agricultura familiar na região.
Anselmo com seu pai Valdir Burmann

Anselmo com sua tia Vivaldina

MATÉRIA ESCRITA POR ANSELMO BURMANN SOBRE A PROBLEMÁTICA DA REALIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE PLACAS ESTADO DO PARÁ.
Pontos elaborados por Anselmo Burmann:
1.    Assim como o Governo Federal e o Congresso Nacional, colocam o IBAMA junto com as SEMAS, e a Policia Federal para fiscalizar os agricultores, porque não colocar a polícia Federal para fiscalizar mais de perto os recursos que são enviados para as Prefeituras, Estado? Assim não haveria o sucateamento de máquinas, e nem o desvio de verbas Públicas.

2. O Brasil com seus Governantes, Senadores, Deputados, Prefeitos e Vereadores, deviam se preocupar mais com os agricultores da Amazônia. Em vez de ocuparem o espaço na mídia para falar em corrupção, deveriam se preocupar com quem realmente sofre com os problemas, que somos nós os agricultores, trabalhadores honestos. Como será o país sem nós?

3.    Senhores políticos, e eu falo de Presidente a Vereadores, junto com IBAMA até a polícia Federal, não pensem que os pequenos agricultores com pequenas propriedades de terras de 100 hectare, vão ter além de uma sobrevida cultivando somente 50% desta propriedade. Enquanto existem brasileiros ocupando 10 mil hectare ou mais. Por isso pensem duas vezes antes de aplicarem multas exorbitantes sobre um pobre agricultor que cultiva apenas para sua subsistência.
4.    Temos filhos de agricultores saindo da terra para habitar em pequenas e grandes cidades, correndo o risco de cair nas drogas, no crime. Não queremos isso para nossos filhos.
5.    Não somos contra o meio ambiente. Mais os governantes fiquem cientes, que se continuar sem projetos claros de sustentabilidade para o pequeno agricultor, nós seremos dizimados juntamente com nossos filhos. Enquanto tem jovens se voltando para a agricultura em outras regiões, os nossos jovens aqui no Estado do Pará, estão sendo obrigados a deixar a terra, por falta de projetos de sustentabilidade em pequenas áreas. Hoje o pequeno agricultor na Amazônia não dorme sossegado, tem pesadelos, quando pensam nas multas que podem receber por desmatar uma área de terra dentro de sua propriedade. Isso pra nós é um desrespeito para com os agricultores, que levará a sua própria vida nas poucas foras de seus braços, até a sua velhice.
6.    Acorda Brasil, acorda Presidente Dilma, acorda Congresso Nacional, acorda Prefeitos da região, juntem-se a nós agricultores da região da Transamazônica, a começar pelo município de Placas, que tanto necessita de investimentos nesta área, espero que o Brasil passe a conhecer as nossas necessidades que são muitas, necessitamos de tudo que se possa fazer por uma região que ao longo dos anos tem sido esquecida por todos os tipos de governos, nós queremos que as prefeituras deixem de se preocupar com estradas vicinais e isto possa a ser preocupação do governo Federal.
7.    São tantas coisas ruins que se vê na tela da televisão, corrupção, crimes, estupros, usuários de drogas etc. Por isso vamos ocupar um pouco de espaço para esclarecer uma realidade verdadeira.
MEIOS CONCRETOS PARA MANTER A AGRICULTURA FAMILIAR.
- Mais investimentos na piscicultura, em propriedades que tem minas de água, igarapés etc.
- Investimentos em frigoríficos, nas cidades, por exemplo, Placas no estado do Pará, e outras mais.
- investir em tecnologia para criação de gado leiteiro, na cultura do cacau, da banana, do café, do urucum e outros mais.
- considera-se que vivemos em uma região de agricultura familiar rural, mais a mesma está falida, porque os nossos governantes não abrem as portas para que possamos possuir máquinas agrícolas, só os grandes agricultores possuem. Por essa razão imploramos a vocês governantes, venham nos atender ou trabalharemos com nossas próprias forças. É isso que dar viver em um país cheio de corrupção, mais lembrem-se não somos nós os responsáveis, e nem queremos pagar esta conta sozinho.
Em todos os pontos deste documento venho em defesa dos agricultores do município de Placas Pará. Estamos implorando que os canais de TV, e demais meios de comunicação divulguem para todo o país a nossa triste realidade, talvez uma parte do PAÍS pense que nós agricultores somos os destruidores da Amazônia, sendo que na verdade a destruição da Amazônia vem da própria politica Brasileira, que nunca ofereceu condições e bons projetos para que nós os pequenos agricultores pudéssemos sobreviver sem o uso do desmatamento.

Anselmo Burmann.
Texto sob a total responsabilidade do senhor Anselmo Burmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário