quarta-feira, 13 de agosto de 2025

MARRECA... MAIS UMA PIONEIRA QUE PASSOU PARA O “ANDAR DE CIMA”

Ela com a equipe da Ação Social Festejando seus 88 anos

Infelizmente hoje Rurópolis esta triste, faleceu mais uma pioneira. Morreu a senhora conhecida por “MARRECA”. Neste mês de agosto, ela completou 90 anos de vida. Nascida em 10/08/1935 e faleceu hoje, 13/08/2025.

Ela...

Batizada com o nome de MARIA JOSÉ PINHEIRO SILVA, nome que pouca gente conhece, até ela mesmo, se o chamassem por esse nome, ela não dava atenção, pois a conheço a dezenas de ano e não sabia. Mas se chamar de “MARRECA”, aí sim, todos reconhecem essa mulher divertida, amiga e prestativa.

Fazia muitos anos que não ouvia falar da senhora Marreca, no ano de 2023, fizemos uma matéria através de uma ação social, onde ela foi parabenizada e festejada quando completava 88 anos. Na época, pedi aos amigos, dentre eles, Rômulo Alves, Heitor Fernandes, Valdinor Lemos, José Wellington e senhora Tereza Cardoso, que relembrasse as frases engraçadas que ela “jogava” mas só lembraram da “cadê a pirrolinha do papai”, “não sou extreca não bicho” (não sou histérica não, bicho); “oi bicho, tá doido bicho”. O Técnico da EMATER Raimundo Barrozo, ainda lembrou que quando ela era sua vizinha, ele ria dos sapateados que ela fazia e disse que ainda o acompanhou várias vezes, e os dois ficavam só na sandalhinha, por várias horas, não faltando o “papo” engraçado e o ksuco.

Com a neta...

A senhora Marreca, uma senhora super prestativa, e que ajudou muitas pessoas, com os seus remédios caseiros e garrafadas e quando precisava ela ficava junto das pessoas cuidando e fazendo o que era necessário, só por amizade, e muitas sem nem ter amizade ou intimidade.

Reconhecimento, duvido..., mas ela não fez para ser reconhecida e sim, pela sua natureza de mulher, mãe e ser humano.

Nas décadas de 80 e 90 os moradores de Rurópolis conviveram com essa mulher bastante enérgica, comunicadora, carismática,  trabalhadora, e trocentas outras qualidades. Ela era apelidada de MARRÉCA e era muito original. Marréca era uma mulher DIVIVA e BEM HUMORADA que trazia boas Energias onde chegava. Marréca era lingua SOLTA e muito RESPEITADA pela populacão. Moradores de todas as classes sociais em Rurópolis batiam continência para Marreca que tinha carisma e liderança.

Rurópolis foi expandindo no século 21 e soma mais de 50 mil moradores. No rastro da história de Rurópolis, a Diva Marreca pertence ao Rol das Heroínas na Transamazônica. Marreca faleceu hoje e deixou um Intenso legado.


Texto: Joevan de Mattos e H. Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário