terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

IGREJA CATÓLICA REALIZA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA PELOS 50 ANOS DE RURÓPOLIS.

Pároco Padre Jaime Maria Gato, com os fiés na Missa de Ação de Graça
 
O bolo personalizado

Com mais uma iniciativa do Pároco Padre Jaime Maria Gato, ontem, 12 de ferreiro de 2024, foi realizada, com início às 20:00 horas, na Igreja Católica Matriz, a Celebração Eucarística em Ação de Graça, pelos 50 anos de existência de RURÓPOLIS, que no seu inicio se chamava RURÓPOLIS PRESIDENTE MÉDICI.

Com a Construção da Transamazônica, no início da década de 1970, a colonização dirigida pelo INCRA, foi uma forma planejada de ocupação da Amazônia. É neste contexto histórico que surge Rurópolis, planejada para ser um centro urbano que assim como outros existentes no projeto que exigia uma infraestrutura padronizada que viesse cumprir com as normas estabelecidas no projeto.

Primeira Dama Maria Padilha, com os Pioneiros

Inaugurada em 12 de fevereiro de 1974, pelo então Presidente da República Emílio Garrastazu Médici, Rurópolis Presidente Médici, entra para a história por ser a primeira cidade construída na Transamazônica e a única rurópolis implantada pelo PIN, no cruzamento das rodovias Transamazônica e Cuiabá Santarém. Foi elevada à categoria de distrito, pela LEI de nº 5.370 de 07 de maio de 1987, publicado no diário oficial de 29 de maio do mesmo ano, e finalmente emancipada, através da LEI Estadual nº 5446 de 10 de maio de 1988, na época abrangia uma área territorial de 6.922,96 km, elevada à categoria de município sob o nome de RURÓPOLIS, desmembrado de Aveiro.

Com a realização da Santa Missa no dia de ontem, o Pároco Padre Jaime Maria Gato, relembrou o dia 12 de fevereiro de 1974, quando antes das inaugurações e festejos de comemoração alusivas à fundação, foi realizada a Missa em Ação de Graça, onde foi abençoado aquele momento de grande relevância, e sonhos que se tornaram realidade para milhares de pessoas.

Senhora Irene Freire, chegou com o marido em 1969

Antes do encerramento da Santa Missa, o Pároco chamou a Senhora Maria dos Santos Padilha, Primeira Dama do Município, que estava presente representando o Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, que não pode comparecer por estar em outro local, cumprindo suas obrigações como gestor municipal, para usar da palavra, como também, o Vereador Jonas Lourenço da Silva, representando o Legislativo. Ambos levaram suas mensagens e pode ser ouvida na íntegra, nos vídeos abaixo.  

Na oportunidade o Pároco convidou também alguns pioneiros para ficarem à frente da Assembleia, e o senhor Cléo Farias, que chegou no ano da fundação (1974), e a senhora Irene Freire, que chegou ANTES da fundação (1969), falaram um pouco do que enfrentaram quando das suas chegadas (vídeo abaixo). Irene Freire, Maria de Lourdes Almeida Marinho (Fia, que chegou no ano de 1972),  Cléo Farias, Maria Divina Cansado, Maria Eluiza Rodrigues, Fatima Soares, Domingos e mais uma senhora que infelizmente não sei o nome, foram os convidados para representarem os pioneiros.

Uma ótima Homilia feita pelo Pároco, falando da anicversariante:



Essa primeira missa em ação de graça referente a fundação de Rurópolis, contou com a presença de poucos fiéis. Mas o Pároco justiça a ausência, e fala que a missa de ontem, não teve quantidade, mas teve qualidade. A realização da missa de ontem, foi decidida após a missa de domingo e além das várias programações alusivas ao aniversário, como também por ser uma “segunda de carnaval” e tendo várias programações carnavalescas, no mesmo horário, não houve tempo para uma boa divulgação. Mas, a Missa de Ação de Graça, conforme o Pároco, irá continuar e no próximo ano, será muito melhor, tanto de público como melhor programada.

Parabéns e Bênção final

Para encerrar com “chave de ouro”, no final da Santa Missa, teve bolo personalizado, não faltando também o “Parabéns pra ocê”.

Texto, fotografias e vídeos de H. Marinho - Veja a matéria completa, com muitos vídeos e fotos, clicando no link abaixo 👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇



Palavras do Vereador Jonas Lourenço;
Primeira Dama Maria dos Santos Padilha e
Cleo Farias
Continuação da palavra de Cleo Farias e as 
palavras da senhora Irene Freire
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário