sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

MAIS DE UMA CENTENA DE JOVENS PARTICIPARAM DO RETIRO ESPIRITUAL PROMOVIDO PELA PASTORAL DA JUVENTUDE DURANTE O CARNAVAL.


Nesses dias de carnaval, os retiros espirituais têm sido uma tradição entre muitos católicos que preferem passar o feriado longe dos desfiles e bailes, em busca de um encontro de fé e preparação para a Quaresma. Em Rurópolis, a Pastoral da Juventude, grupo da Igreja Católica, realizou no período de domingo (19/02) à Terça Feira de Carnaval, 21 de fevereiro, o RETIRO ESPIRITUAL, onde contou com a presença de mais de uma centena de jovens.

Um retiro espiritual é um evento que busca oferecer uma pausa na rotina unida à experiência de bem-estar e conexão espiritual, em um espaço preparado especialmente para essa finalidade, com objetivos que podem variar a partir da entidade ou pessoa que está organizando.

Geralmente são realizados em locais distantes e mais reclusos, favorecendo o contato com a natureza, para garantir o distanciamento de todos os elementos de uma rotina acelerada e cheia de compromissos.

A versatilidade de um retiro espiritual é imensa. É possível encontrar retiros apenas para jovens, crianças, só para mulheres ou homens, como também para casais. Além também de quem deseja aproveitar esse período recluso para sair da rotina, viver outros hábitos e apreciar momentos com mais leveza.

A PASTORAL DA JUVENTUDE, hoje em Rurópolis, tem a seguinte composição: Noélia Rodrigues Santos e Adalbiene como Coordenadoras; Ionilde de Paula Moreno, e como assessores, Marcos Jones Vieira de Sá, Daniel Dias, e a senhora Maria França.

De acordo com o assessor Marcos Jones Vieira de Sá, o Retiro de Carnaval surgiu no tempo que o irmão Luís, ainda em Rurópolis. Ele começou carregando a juventude no velho Toyota da Paróquia, retirando da cidade, no momento que estava acontecendo o Carnaval. Foi-se trabalhando no tempo que ele ainda estava aqui, e depois vieram outros padres que ajudaram a melhorar as condições e se tornar cada vez melhor o retiro Espiritual nos dias da folia carnavalesca.

“Todo ano a gente trabalha o retiro espiritual, né? Mais voltado para questão da igreja mesmo, né? Parte mais religiosa, espiritual. Também temos uma gincana e um momento cultural para animar a juventude, né? Afinal a gente tá tirando eles da bebida, das drogas, etc, e temos que inserir de uma forma prazerosa e eu eles possam se sentir bem acolhidos.” Falou Marcos Jones.

Conforme ainda o assessor, o objetivo principal é que no tempo do Carnaval os jovens sejam retirados dos locais propícios a bebedeiras, drogas e festas que estão acontecendo, e os preparando para o grande retiro espiritual chamado Quaresma da Igreja Católica que são quarenta dia que se inicia na quarta-feira de cinzas e vai até a Semana Santa, falando um pouco da estrutura da igreja, mas também mostrar um pouquinho do que é a pastoral da Juventude, como é bom ser da pastoral da juventude ser um PEJOTEIRO.

O retiro deu início dia 19/02, tendo como abertura uma oração meditativa, que foi realizada no período 20 até as 22 horas. No outro dia, teve o levantar às seis horas da manhã; logo em seguida a oração, às sete horas. Posteriormente começou o estudo ministrado pela Professora Maria França, com o tema “Justiça Restaurativa” que foi das 08 até às 12 horas. À tarde, ficou por conta de Marcos Jones, falando um pouco sobre a estrutura da Igreja, no período das 14 até às 15:30 horas. Em seguida, como é de costume nos encontros, foi realizado uma gincana para descontrair, o que durou o restante da tarde. Uma gincana, onde o prêmio foi a presença e a participação de todos. Após muita diversão e entretenimento, e muita energia gasta, na parte da noite ainda teve uma animação cultural com JC que é os Jovens Com Cristo, teve também a participação do grupo JUNNAN do Novo Paraíso, e AMIGOS UNIDOS PELA FÉ da igreja matriz também. Outras comunidades também estiveram presentes, que apesar de não terem grupos de jovens formados, mas tem uma quantidade de juventude organizada nessas comunidades.

Na terça-feira (20/02), teve o encerramento, iniciando com a caminhada Alvorada Juvenil, começando às 5:30 horas. Foi realizada a caminhada pela vila, e encerrada com a Santa Missa, ministrada pelo Padre Adriano FanHars Kei, onde foi realizado o ritual das cinzas sobre a juventude, e iniciando o tempo quaresmal.

Esse retiro, já faz parte do plano de ação da Pastoral da Juventude todos os anos tem. Geralmente na data do Carnaval. Sempre na data do Carnaval.

Vale ressaltar, que os jovens participantes, não são só jovens católicos, os jovens para fazerem parte do retiro, podem ser de outras igrejas. Todos aqueles que se sentirem “tocados” e estejam dispostos a participar, serão bem vindos.

Ainda com a informações do assessor Marcos, o encontro contou com a presença de cento e dez jovens participando do retiro este ano.

Para a realização, houve muita ajuda das comunidades; pessoas que ajudaram, com dinheiro, alimentação, etc. O transporte, foi fornecido pela Secretaria Municipal de Educação. “Agente solicitou o transporte, o espaço, né? Porque a igreja lá não cabia todo mundo, eles nos ajudaram nessa parte, né? também teve o vereador Jonas que também deu aquela força pra nós.” Explicou Marcos Jones

O encontro aconteceu na comunidade São Cristóvão, na Vila Piçarreira, e a juventude ficou alojada na escola Marlene de Andrade. As atividades aconteceram tanto no barracão da escola, como na Igreja. Devido a igreja ser pequena, todas as atividades praticamente foram realizadas na escola, onde o pessoal ficou hospedado também. Alguns jovens ficaram hospedados em casas de comunitários também, devido a falta de espaço para tanta gente, na escola.

“A Pastoral da Juventude, agradece às pessoas de boa vontade, que se doaram para ir lá ajudar a cozinhar; ajudar a cuidar da juventude, isso é muito gratificante, né? Saber que tem pessoas que que doam seu tempo, né? Para nos ajudar nas nossas atividades da pastoral. Lembrando que a gente sempre precisa de ajuda porque a pastoral da juventude a nível Brasil, a nível nacional a gente não tem ajuda, né? Quer dizer, a gente não tem dinheiro, né? Então a gente depende da boa vontade de quem nos ajuda. Obrigado à população ruropolense por ter nos ajudado nesses eventos, né? Sempre em evento da pastoral está nos ajudando. Tanto o pessoal da igreja como os demais,” Finalizou Marcos Jones

Texto de H. Marinho; informações Marcos Jones; Fotografias e Vídeos de Camila Parintins - VEJA MAIS FOTOS E VÍDEOS CLICANDO NO LINK ABAIXO👇👇👇👇👇


































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário