quarta-feira, 5 de outubro de 2022

PROCISSÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS ENCERRA A FESTIVIDADE RELIGIOSA

Protetor dos humildes e dos animais, Francesco Bernardone nasceu em 1186 em Assis, na Itália. Filho de uma família rica de comerciantes, teve em sua juventude uma vida cheia de luxo, gastando toda sua riqueza em prazeres mundanos. Entretanto, através de um sonho, São Francisco de Assis recebeu a palavra do Senhor. A partir daí, decidiu renunciar a tudo, pois acreditava que um caminho mais humilde era o caminho da salvação. Ao saber de sua decisão, seu pai, inconformado com a atitude do filho, o fez renunciar, diante do bispo da cidade, a todos os bens. Francisco não só atendeu o pedido, como também entregou as próprias vestes ao progenitor, dizendo: "Até hoje vos chamei de pai, mas de agora em diante meu único Pai é o Pai Nosso que está no céu". Foi então que São Francisco de Assis passou a promover viagens missionárias e se dedicou aos miseráveis e doentes.

Não foi atoa também, que em 13 de março de 2013, quando o cardeal argentino Jorge Bergoglio foi apresentado à multidão na Praça São Pedro como o papa eleito para suceder a Bento 16, houve um momento de expectativa: que nome ele escolheria para ser a marca do seu pontificado? Pela tradição católica, papas assumem uma nova identidade quando chegam ao poder. Mais do que uma mera formalidade, o nome abraçado também procura, não raras vezes, trazem a mensagem que o líder católico pretende imprimir à sua época. E Bergoglio se tornou Francisco. O primeiro papa da história da Igreja com este nome. Sem dúvida nenhuma, naquele instante, o argentino estava apresentando sua proposta ao mundo, numa espécie de plano de governo, antecipando o que viria a ser a tônica do seu pontificado.

Num contexto histórico em que a tragédia climática e ambiental parece irreversível, Papa Francisco é uma voz lúcida acerca da necessidade de proteção ecológica, do "cuidado com a casa comum", como ele tanto clama. E num momento de crise da humanidade, ele insiste na importância do acolhimento e no fundamental da caridade e da inclusão dos mais pobres. Papa Francisco ecoa, oito século depois, os princípios de um dos santos mais famosos da história do cristianismo: São Francisco de Assis, cuja data é celebrada pelos católicos no dia 4 de outubro — de acordo com a tradição, ele morreu na noite do dia 3 para o dia 4 de outubro de 1226.

Então, Rurópolis tem como privilégio ter como seu Padroeiro esse ícone da religião católica SÃO FRANCISCO DE ASSIS, que em onze dias, foi homenageado de várias formas na programação religiosa, que começou no dia 24 de setembro e encerrou ontem, dia 04 de outubro, com uma vasta programação diária, tendo algumas, jamais ocorridas neste município. 

No dia 24/09, foi realizada a primeira TRANSLADAÇÃO, com uma carreata, até o Parque de Exposição, onde foi celebrada uma missa, ministrada pelo Pároco Padre Jaime Gato e Padre Adriano;  No dia 25/09, o dia começou com uma alvorada festiva, e às 18:00 horas, foi realizado o PRIMEIRO CÍRIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, e na chegada, foi realizada uma Missa Campal, ministrada pelo Pároco Jaime, auxiliada pelo Padre Adriano; no dia 26/09, Missa na Igreja de São Francisco, ministrada pelo Padre Jaime; no dia 27, Missa, ministrada pelo Padre Elly Nuga; no dia 28/09, Missa, ministrada por Frei Raul; 29/09, Missa, ministrada pos Padre Leonardo; dia 30/09, PRIMEIRA PROCISSÃO DE MOTO, com bênçãos de veículos e motos, e logo após, Missa com Padre Henrique; no dia 01/10, Missa com Padre Adriano; dia 02/10, Missa com o Pároco, Padre Jaime Gato; 

dia 03/10, a PRIMEIRA CAVALGADA COM SÃO FRANCISCO, bênção dos cavaleiros e dos animais, e logo a seguir, Missa, ministrada pelo Padre Joãozinho; Dia 04/10, para encerramento das festividades religiosas, logo cedo, teve a Alvorada Festiva, às 09:00 horas, batizados, e às 18:00 horas, a procissão da Festa e Missa Campal, com o Pároco Padre Jaime, Padre Adriano e Padre Joãozinho. A Procissão, saiu da Igreja matriz, passou por vários Bairros da cidade e retornou ao ponto de saída. Acompanhada por dezenas de fiéis, tendo a frente o Pároco Padre Jaime Maria Gato, fizeram a caminhada com alegria, rezando, cantando, orando, e gritando viva ao aniversariante do dia, SÃO FRANCISCO DE ASSIS, o Padroeiro do município de Rurópolis – Pará – Brasil.

Foram dias que os fiéis participaram, ajudando, orando, rezando, fazendo os seus pedidos, e agradecendo também.

O Pároco Padre Jaime Maria Gato, em sua Homilia, e após a Santa Missa no dia de ontem, agradeceu a todos os envolvidos, que ajudaram de forma direta ou indireta (citou o nome de todos, mas eu teria que ter a relação, pois são muitos kkk), para que essa ação fosse realizada com sucesso. Parabenizou a todos que se fizeram presentes, e disse que a semente foi jogada, e que agora cabe a comunidade católica, se unir, regar diariamente o que foi plantado, para que possa florescer, e enraizar, que tenha o fortalecimento necessário, para virar tradição, e com mais presença de público, pois esse ano, talvez porque tenha sido a primeira vez, deixou muito a desejar. Está faltando mais presença e participação dos fiéis.

Ah, o Pároco avisa, que as festividades alusivas a São Francisco, foi encerrada a religiosa, mas no dia 08 e 09/10, haverá a PROGRAMAÇÃO SOCIAL. no dia 08/10, a programação começa às 20:00 horas, com a missa ministrada pelo Padre Jaime, e após, haverá a quermesse, vendas de guloseimas e Bingo, no Salão de Festa da Comunidade São Francisco (Igreja Matriz); no dia 09/10, às 08:00 horas, Missa com o Pároco, às 11:30 horas, o almoço festivo, com o já tradicional churrasco, seguindo a tarde, com vendas de guloseimas e bastante geladas, que ninguém é de ferro. Às 19 horas, sorteio da Rifa de São Francisco; às 20 horas, Bingo e às 22 horas, encerramento das festividades.

EM TEMPO: Nosso humilde blog, acompanhou um pouco das festividades, vem aqui, parabenizar o Pároco, Padre Jaime, juntamente com o Padre Adriano, e principalmente as suas equipes de trabalho, que trabalharam diuturnamente para a realização dessa programação. Os voluntários (as), muitas vezes deixaram os afazeres de suas casas, para ir trabalhar e cuidar dos mínimos detalhes, para que a programa tivesse o sucesso que teve e estará tendo, pois ainda não acabou. A Social, para quem está com a “mão na massa” ainda é mais pesada que a religiosa. Arrumação de salão, bar, comidas, cozinha, bingos, rifas, UFA!!! É trabalho que não acaba mais. Mas, os voluntários ESTÃO LÁ! Limpando, cozinhando, lavando, organizando, PEDINDO, DOANDO, etc etc etc.

Parabéns pessoal, que São Francisco de Assis, interceda junto ao Pai, para que vocês continuem com essa disposição e saúde.

Inicio da Procissão

Cadê a Comunidade católica? Cadê os fiéis? Vamos lá, vamos participar, ESTÁ FALTANDO PRESENÇA nas programações religiosas. Próximo ano, vamos comparecer em peso...

VEJA MAIS FOTOS E VÍDEOS, CLICANDO NO LINK ABAIXO 👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇


Caminhada pelas ruas da cidade

Chegada da Procissão

Início da Santa Missa







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário