quarta-feira, 3 de agosto de 2022

AÇÕES DA SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO ESTÃO SENDO REALIZADOS PELA PRIMEIRA VEZ NA MATERNIDADE MUNICIPAL

Todas as mães que participaram da Semana do Aleitamento, receberam brindes

Começou na segunda-feira (1º) e encerra dia 7 de agosto em Rurópolis, sudoeste do Pará, a programação alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno. Realizada pela primeira vez na Maternidade Municipal, a programação do “Agosto Dourado” tem como tema: “A AMAMENTAÇÃO É O INÍCIO DE UMA VIDA SAUDÁVEL”.

Destinada especialmente às mulheres em pós-parto e gestantes que fazem acompanhamento na Maternidade Municipal de Rurópolis, a programação tem como objetivo conscientizar e incentivar as mulheres sobre os benefícios da amamentação.

A semana também inclui palestras, rodas de conversa e práticas de beleza.

Secretária Municipal de Saúde Francisca Schommer
fala um pouco sobre a Maternidade Municipal

O aleitamento materno é o melhor alimento que os recém-nascidos podem receber até os dois anos de vida. Nos primeiros seis meses é recomendável, inclusive, que o leite da mãe seja o único alimento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite previne doenças alérgicas e diminui o índice de obesidade e diabetes. O Ministério da Saúde destaca que a amamentação pode reduzir 13% das mortes por causas evitáveis em crianças de até 5 anos.

Segundo a coordenadora da programação, Edna Melo, enfermeira Obstetra da Maternidade Municipal de Rurópolis, a programação é uma iniciativa da equipe técnica em razão da importância do Agosto Dourado que visa sensibilizar as mamães sobre a importância do aleitamento materno para o bebê.

Primeiro dia da ação

"A programação ocorrerá durante toda essa semana, com palestras pela manhã e à tarde. Cada dia um profissional fica responsável, sendo enfermeiros, médico obstetra e nutricionista", destacou Edna.

As mamães e futuras mamães que se interessarem poderão participar de palestras com nutricionistas e enfermeiras do município sobre a importância do leite materno nos primeiros anos de vida da criança.

As atividades estão sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), abrangendo a zona urbana e rural do município, informou a Secretaria Municipal de Saúde de Rurópolis (SEMSA).

As unidades de saúde foram decoradas com laços dourados, cartazes, enfeites e objetos que lembram o tema da campanha.

As mães atendidas pela Maternidade Municipal, participaramda abertura da Semana do Aleitamento Materno

APOIO ÀS MÃES

Em Rurópolis, puérperas e futuras mamães recebem todo o apoio da Maternidade Municipal durante e após a gestação. A unidade de saúde disponibiliza um pré-natal completo com ao menos três exames de ultrassom e acompanhamento constante nos nove meses de gestação com médicos, enfermeiros e nutricionistas.

AGOSTO DOURADO

O Agosto Dourado nasceu a partir da Iniciativa da OMS que incentiva o aleitamento materno no mundo. Criada em 1992, a campanha é realizada durante todo o mês de agosto, mas com destaque no 1º dia do mês, data em que é celebrado o Dia Mundial do Aleitamento Materno, e nos primeiros sete dias do mês é promovida a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

O termo “Dourado” compara o leite materno à preciosidade do ouro, pois é o melhor e mais saudável alimento para as crianças nos primeiros anos de vida. O leite é rico em nutrientes, vitaminas e sais minerais.

CAMPANHA NO BRASIL

A campanha no Brasil foi aderida em 1999, mas somente em 2017 com a Lei Nº 13.435/2017 que o “Agosto Dourado” foi instituído como o mês da amamentação. Além disso, a lei determina que a amamentação deve ocorrer como livre demanda, ou seja, nenhuma mãe pode ser constrangida ou censurada por amamentar seu filho em espaço público.


Fonte: ASCOM/SEMSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário