segunda-feira, 6 de abril de 2020

TODOS COM MÁSCARA COMO FIZERAM NA REPÚBLICA TCHECA


Por Edney Pimentel (*)
O que a República Tcheca fez de diferente para desacelerar a contaminação do Corona vírus? Ela é uma das poucas da Europa que não deixou a curva subir.
Eles também adotaram o isolamento social e protocolos de higienização. Mas e o que mais fizeram de diferentes? O uso intensivo de MÁSCARAS por toda a população tcheca.  
Penso que essa é uma medida barata, viável e eficaz. Penso que devemos todos nos mobilizar nessa direção assertiva, principalmente o governo como indutor desse processo.
Costureiras (os), cooperativas, pastorais, igrejas, sindicatos, associações e repito o governo deveria ser o fomentador principal desse processo… TODOS juntos podemos mudar esse cenário a partir dessa decisão fundamental: qualquer máscara é melhor que nenhuma máscara.
Qualquer percentual de proteção hoje é melhor que vulnerabilidade total. Lá naquele país europeu muitas empresas, teatro e até casas de repousos se transformaram em fábricas dessa proteção facial, impedindo o avanço da doença.
Ainda fico estarrecido quando assisto a reportagens aqui em Santarém e vejo autoridades sem máscara, dando um péssimo exemplo para população. Deveria virar modismo preventivo e protetivo.
Influenciadores, repórteres, formadores de opinião, professores, padres, pastores, dos mais simples às autoridades, todos dando exemplo e fazendo uso de fato desse recurso.
Deveriam ser realizadas pequenas blitz para intensificar o uso e reeducar a população. Somente a junção de forças pode suprir a carência desse item tão importante para a segurança.
Diante da carência de respiradores, teste rápido, poucos leitos, vão copiar e replicar o que deu certo.
Acredito na repercussão desse blog para a criação de consciência.
Assistam a esse vídeo com atenção e veja como é importante alertarmos a sociedade para tal prática. Ressalto que a República Tcheca mudou o quadro de imediato focando principalmente nessa medida, barata, eficaz, protetora e inteligente.

— * Edney Pimentel, santareno, é contador. Tem 44 anos./ Fonte Blog do Jeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário