domingo, 15 de fevereiro de 2026

SANTA MISSA MARCA A POSSE CANÔNICA DO NOVO PÁROCO E A APRESENTAÇÃO DO NOVO VIGÁRIO DA PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE.

Dom Vilmar , ladeado pelo Pároco de Trairão Padre Adriano; novo Pároco de Rurópolis,
Padre Lucas, Padre Augustus e o Coroinha José Otávio

Pároco recebendo a Biblia das mãos do Bispo

A Missa de Posse Canônica é a celebração litúrgica na Igreja Católica em que um novo pároco assume oficialmente a administração e o pastoreio de uma paróquia, nomeado pelo Bispo. Durante a cerimônia, destacam-se a leitura da provisão, a profissão de fé, o juramento de fidelidade e ritos específicos como a entrega do Evangeliário, renovando a missão pastoral da comunidade. 

Os principais elementos da Posse Canônica, é leitura oficial do documento de nomeação pelo Bispo ou seu representante; O novo pároco faz a profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja; Entrega de símbolos do ofício (como a chave da igreja, batistério, confessionário) e recepção calorosa da comunidade paroquial; O novo pároco recebe o Evangeliário e proclama o Evangelho. Com esses elementos, é marcado o início do mandato do pároco, responsável por ensinar, santificar e governar a comunidade, em união com o Bispo diocesano.

Recebendo a Estola

Então... neste sábado, dia 14 de janeiro de 2026, foi com muita alegria que os fiéis da Paróquia Santíssima Trindade, participaram da Santa Missa que marcou a Posse Canônica do novo Pároco, Padre LUCAS FRANCISCO PRUGAR, como também a apresentação do novo vigário Padre AGUSTINUS TANARUA KERAF. A Santa Missa teve início às 20:00 horas, e foi realizada na Igreja Matriz, Comunidade São Francisco de Assis, e foi ministrada por Dom Wilmar Santin, Bispo da Prelazia de Itaituba (do qual a Paróquia Santíssima Trindade faz parte), auxiliado pelo Pároco Padre Lucas e os Padres Augustinus e Adriano FanHars Kei (Padre Adriano fazia parte desta paróquia, mas foi recém transferido para o município de Trairão, onde é o Pároco), com a participação do Coroinha José Otávio, que veio de Trairão participar da apresentação de seu ex pastor Padre Augustinus.

No decorrer da cerimônia, foi obedecido todos os principais elementos de Posse Canônica. Houve também agradecimento por parte do novo Pároco e foi anunciado pela comentarista Vanusa Carvalho, a entrega de plaquetas aos padres recém-chegados, as quais foram entregues por duas crianças.

Mas quem são os recém-chegados? De onde vieram? Qual País? Qual Estado? Qual município?

PADRE LUCAS FRANCISCO PRUGAR, é missionário da Congregação do Verbo Divino. Nasceu e foi criado na região sudeste da Polônia. Seus pais, Stanislau e Verônica, têm cinco filhos, dos quais ele é o mais velho. Depois do Padre Lucas, nasceram: Gregório, Inês, Maria e Luzia. Ao concluir o ensino médio na capital do estado - Rzeszow, Padre Lucas ingressou no postulantado do Verbo Divino em Nysa, no dia 15 de agosto de 2004. Seis semanas mais tarde iniciou o noviciado em Chludowo e um ano depois fez meus primeiros votos. Em seguida mudou para o seminário, em Pieniezno, onde estudou filosofia e teologia durante seis anos. Terminado o segundo ano de teologia, teve dois semestres de intervalo na faculdade para realizar prática pastoral em um dos orfanatos na cidade de Cracóvia. No dia 8 de setembro de 2011 fez os votos perpétuos e duas semanas depois recebeu o diaconato. No ano seguinte, dia 6 de maio de 2012, foi ordenado padre. Em 2011 já tinha recebido seu destino missionário. O conselho geral em Roma aceitou o seu pedido de ser enviado para a Amazônia brasileira. Por isso, três meses depois da ordenação sacerdotal, pousou em Santarém, em setembro de 2012. Passados alguns meses de adaptação foi à Brasília para fazer curso de português. Trabalhou cinco anos na paróquia de Santo Antônio em Alenquer e oito anos na paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Macapá. Em janeiro de 2026 foi transferido para a paróquia Santíssima Trindade em Rurópolis, e neste dia 14 de janeiro de 2026, foi empossado Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, nesta cidade de Rurópolis, no Estado do Pará., no Estado do Pará.

PADRE AGUSTINUS TANARUA KERAF, SVD, é natural da Indonésia, faz parte da congregação missionária do Verbo Divino. É o caçula de 5 irmãos,  nasceu no dia 14 de Março de 1973, e é filho de Laurensius Laba Keraf e Veronika Nebo Ole (os dois já falecidos). Depois de sua ordenação sacerdotal em 17 de Julho de 2002, na Indonésia em sua terra natal, veio para Amazônia-Brasil como missionário pela sua congregação. Chegou em Agosto de 2003 em Santarém, PA. Já passou em algumas paróquias verbitas, em vários lugares no estado do Pará e Amapá. No Amapá, sua missão era com povo indígena na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, e foi 8 anos na fronteira do Brasil e Guiana Francesa, numa cidadezinha chamada Oiapoque que faz parte da diocese de Macapá. 

Em 2017, uma vez por mês, ajudou a comunidade brasileira em Caiena-Guiana Francesa e depois foi transferido para Altamira, no Pará, ainda na missão indigenista durante 4 anos. Por motivo da ausência do sacerdote no Placas, que foi de férias e não conseguiu voltar para Brasil, por motivo de visto, sua congregação com sede em Santarém/PA, pediu para ele ficar por enquanto em Placas, até outra nomeação. De Placas foi para paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Trairão. Ficou lá quase 6 anos como Pároco. Agora está aqui em Rurópolis para junto com Padre Lucas, caminhar juntos com todos e formando uma Igreja em saída num espírito missionário. “Ninguém sabe muito, ninguém sabe pouco, a gente se completa. Nós caminhamos e formamos o Corpo de Cristo com talentos e na área diferente.” Acrescentou o Padre.

Sobre sua formação ele falou que: Seu estudo primário foi em sua ilha natal, chamada, Solor, até 1989. Em 1989, entrou no seminário menor com motivo “não para ser padre”, mas para ter um estudo de melhor qualidade, numa região bem fria; Seminário San Domingo Hokeng, até1993. 1993-1995, entrou no noviciado do verbo divino. Verbo Divino foi sua escolha porque, teve influência do seu primo que já estava nessa caminhada verbita. Ele foi missionário no Mexico, mas infelizmente faleceu no ano 2020, vítima de covid. Em 02 de Agosto de 1995, foi seus primeiros votos temporários, e no dia 15 de Agosto de 2001, fez seus votos perpétuos. Entre 1995 – 2001, fez sua formação de filosofia e teologia, no Seminário maior na ilha de Flores, Seminário de São Paulo, Ledalero, Maumere. No dia 10 de março de 2002 foi sua ordenação diaconal, e três meses depois foi ordenado padre juntamente com meus três amigos em Waiklibang, na ilha de Flores.

PÁROCO PADRE LUCAS FRANCISCO PRUGAR PADRE AGUSTINUS TANARUA KERAF SEJAM BEM VINDOS A PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE E AO MUNICÍPIO DE RURÓPOLIS. Que vocês possam continuar em suas missões de evangilização e que as sementes possam render bons frutos.

Texto, fotos e vídeos: H. Marinho. CLIQUE NO LINK ABAIXO, E VEJA MAIS VÍDEOS E CENTENAS DE FOTOS👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇