sexta-feira, 7 de julho de 2023

FIÉIS EM RURÓPOLIS, SE DESPEDEM DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Pároco Padre Jaime Maria Gato e Padre Adriano FanHars Kei, com a equipe responsável pela
segurança e transporte da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

Imagem Peregrina...

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, veio direto da Basílica de Belém, para a cidade de Rurópolis, onde permaneceu por três dias. Chegou no dia 05 e foi recebida por centenas de fiéis que em procissão, o acompanharam até a Igreja Matriz, onde foi realizada uma Santa Missa em sua homenagem.
Padre Lima, Padre Adriano e o Pároco Padre Jaime

No segundo dia (06/07), a Imagem Peregrina visitou vários órgãos, comércio, e residências de enfermos, como também várias comunidades da zona urbana e rural.

Hoje, dia 07 de julho de 2023, infelizmente para os fiéis, ela teve que retornar, e para fechar a visita com “chave de ouro”, foi realizada a Santa Missa na Igreja Matriz, que foi iniciada pelo Pároco Padre Jaime Maria Gato, e depois ministrada pelo Padre Adriano FanHars Kei, auxiliado pelo Padre Lima que declamou o Evangelho, e o Pároco, que fez a Homilia.

Na Homilia, o Pároco Padre Jaime Maria Gato, além da reflexão do evangelho, falou também da vinda da Imagem Peregrina à Rurópolis (veja abaixo, o vídeo na integra).

Fiéis se despedindo da imagem Maria

Antes da bênção final, a senhora Cleoni Farias Friske, que em sua fala, começou agradecendo a todos aqueles que ajudaram de uma forma ou de outra para a vinda da Imagem Peregrina à Rurópolis, também deu o seu testemunho da bênção recebida, já que em sua fé, acredita que a cura de sua enfermidade, foi graças a intervenção de Nossa Senhora de Nazaré (veja testemunho completo no vídeo abaixo). Após o testemunho, a jovem Ada Sofia de Santana de Souza, entoou um belíssimo cântico em louvor à Maria.

Logo em seguida, a palavra foi dada ao Padre Lima e tanto ele, como todo a equipe que esteve acompanhando e fazendo a segurança da Imagem Peregrina, fizeram as suas considerações e foram palavras fortes e muito emocionada mostrando a fé e a perseverança de acompanhar e proteger Maria de Nazaré. Na oportunidade, o Pároco foi presenteado com o livro intulado o “LIVRO DO CÍRIO” (veja os vídeos na íntegra).

DPC Ary Vital ao lado do Pároco Padre Jaime

Após as palavras e muita emoção, o Padre Adriano FanHars Kei, realizou os ritos finais da Santa Missa.

Após todos se despedirem da Imagem Peregrina, os presentes se dirigiram ao barracão comunitário, onde participaram do café partilhado, encerrando assim a programação que durou três intensivos dias.

Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses, a rainha da Amazônia, também possui o status de chefe de Estado.

De acordo com o historiador, Professor João Felipe Lobato (amigo de Padre Jaime), que esteve em nossa cidade, o título de CHEFE DE ESTADO foi assinado pelo governador Fernando Guilhon em 1971, como patrona do Estado do Pará. A partir daí em todas as programações oficiais realizadas, a padroeira deve ser recebida com honrarias representando a importância e a magnitude dessa expressão de fé que é característica do povo paraense.

Imagem Peregrina chegando ao Quartel da 17ª CIPM
Conduzida pelo Padre Lino

Nossa Senhora de Nazaré é a única que no âmbito do poder público a dispor dessa prerrogativa, o título de chefe de Estado é um reconhecimento religioso, onde o povo consagrou e constituiu essa devoção o que foi legalizado pelo poder público.

A magnitude dessa devoção tornou o círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2013, PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE.

Ser chefe de Estado representa a unidade nacional e a legitimidade de Estado soberano.

Então, Nossa Senhora de Nazaré é soberana e por ser soberana ela deve ser recebida em qualquer lugar que ela vá, com todas as honrarias e total respeito.

Palavras do Padre Lima

Foi por isso que quando ela chegou aqui na Igreja de São Francisco, ela foi recebida saudada pela tropa da Polícia Militar. A imagem segue um ritual, sua condução é pelo poder eclesiástico aqui em Rurópolis pelo Padre Lima, e outras autoridades representantes do Clero, dos poderes Executivo, legislativo e Judiciário. 

CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE DA BASÍLICA DE NAZARÉ:


É por isso que quando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, está em peregrinação ela é conduzida por representantes de suas diretorias e guardas de honra onde os mesmos tem a função de proteger a imagem que representa para nós paraenses, súditos e servos de Nossa Senhora de Nazaré expressão de fé, amor e gratidão.

Agradecimentos e o Testemunho da Senhora 
Cleoni Farias Friske

Vale ressaltar, que após a celebração da Santa Missa e o café partilhado, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, antes de retornar a Santarém, ainda foi visitar a Unidade Integrada de Polícia, onde foi recepcionada pelo Delegado de Polícia Civil, Doutor Ariosnaldo Vital Filho, e também o Quartel da 17ª CIPM, onde foi recebida pelo Oficial de Dia, Aspirante Weverton.

Fiéis se despedindo da Imagem Peregrina

Texto, fotografias e vídeos: H. Marinho – VEJA MAIS FOTOS E VÍDEOS CLICANDO NO LINK ABAIXO.👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇


Início da celebração
Evangelho
HOMILIA...



Comunhão

Ave Maria

Pequeno trecho da homenagem à Maria entoado por 
Ada Sofia

Hora do Café compartilhado


















































Ada Sofia de Santana de Souza fazendo sua homenagem a Maria de Nazaré






Livro recebido pelo Pároco Padre Jaime Maria Gato















Pároco Padre Jaime Maria Gato, com o casal que fez a ornamentação do andor da Imagem Peregrina





































Nenhum comentário:

Postar um comentário