sexta-feira, 5 de agosto de 2022

PRESTIGIE A EXPOSIÇÃO ARTESANAL REALIZADA PELA CASA DO ARTEZANATO – JÁ É NESSA SEGUNDA

 
Vereador Chiquinho com as artesãs da CASA DO ARTESANATO 

Produtos que você pode encontrar na feira...

O artesanato é a arte e as obras dos artesãos. Um artesão, por outro lado, é a pessoa que realiza trabalhos manuais, sem recorrer a máquinas nem a processos automatizados. Não existem, por conseguinte, duas peças de artesanato exatamente iguais.

Posto isto, o artesanato pode definir-se em oposição às produções industriais ou em série. O trabalho dos artesãos implica a implementação de diversas técnicas manuais.

O artesanato faz parte da cultura tradicional dos povos, já que as suas origens remontam à época pré-industrial. Há milhares de anos atrás, já existiam peças de artesanato elaboradas com diversos materiais.

O artesanato pode ter uma finalidade estética (por exemplo, um quadro decorativo), ritual (uma máscara) ou funcional (um vaso para pôr água). A sua elaboração combina o design com a arte.

Atualmente tem-se como artesanato peças fabricadas em crochê, em tricô, peças de tecido ou pedaços de tecido, em madeira, peças que são fabricadas com material reciclado, entre outras.

Em comparação com peças industriais, as peças de artesanato, geralmente, são mais duráveis e fabricadas com material de melhor qualidade. Obviamente não são todas, mas boa parte delas.

O artesanato é hoje não apenas uma fonte de renda para muitas pessoas, mas também é reconhecida como uma forma de terapia. Inclusive, alguns especialistas recomendam que se pratique essa arte como forma de aliviar o estresse, ansiedade, de melhorar o humor, entre outras.

Cabe dizer ainda que o artesanato garante o sustento de diversas pessoas, família e até mesmo de comunidades.

Aqui no município de Rurópolis, temos vários ótimos artesãos, que fazem ótimos e belos trabalhos. Vi um grupo de artesãos com os seus lindos trabalhos e perguntei à senhora Cláudia, de onde vinha aqueles trabalhos. Então ela me falou, que eram feitos em Rurópolis, por pessoas que residem na área urbana e também na área rural.

De acordo com a senhora Cláudia, é um grupo formado entre amigos artesãos, não é uma associação. Esse grupo, faz os seus trabalhos individuais, eles têm um grupo no WhatsApp para se comunicar e trocar ideias, e uma vez por mês, se reúnem em um ponto da cidade, e colocam os seus trabalhos, à disposição das pessoas.

O grupo foi denominado “CASA DO ARTESANATO”, e já está virando tradição, haja vista, que todos os meses, vem sendo realizado a FEIRA DO ARTESANATO, que já nas últimas edições estão oferecendo seus produtos, no calçadão da Escola Eurico Valle, logo no início da Avenida Brigadeiro Haroldo Veloso, quase na esquina com a Avenida Brasil, no centro da cidade.

E ATENÇÃO... Na próxima segunda, dia 08, haverá a FEIRA DO ARTESANATO e o grupo da CASA DO ARTESANATO, estará lá no calçadão a partir das 09 horas até às 17:00 horas.

NÃO DEIXE DE PRESTIGIAR O QUE É NOSSO, PARTICIPE E INCENTIVE VALORIZANDO OS TRABALHOS DOS ARTISTAS.

NÃO ESQUEÇA, NA SEGUNDA, A PARTIR DAS NOVE HORAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário