terça-feira, 29 de dezembro de 2020

VI NA PÁGINA DA SEMSA: O ANO SERÁ NOVO, MAS A PREVENÇÃO CONTINUARÁ!

Eles esperam contar com a....
... Ajuda de vocês, para que...

A Secretaria de Saúde alerta a população para que continue adotando as medidas sanitárias.

Com o período de festas de fim de ano e feriados prolongados a probabilidade de a curva aumentar é real. Por isso:

- NÃO DEIXE DE USAR MÁSCARA;

- HIGIENIZE CONSTANTEMENTE AS MÃOS;

- EVITE AGLOMERAÇÕES;

... Eles possam descansar.

- NÃO ENTRE EM CONTATO COM PESSOAS DO GRUPO DE RISCO;

- Ao apresentar qualquer sintoma suspeito: ISOLE-SE imediatamente;

A COVID-19 AINDA NÃO ACABOU, PROTEJA QUEM VOCÊ AMA!

VOCÊ É RESPONSÁVEL PELA SUA SAÚDE, DE SEUS FAMILIARES, DOS AMIGOS, ETC. NÃO ESPERE NINGUEM MANDAR VOCÊ FAZER O QUE É A SUA OBRIGAÇÃO E DEVER... CUIDE-SE E PROTEJA-SE VOCÊ ESTÁ CORRENDO O RISCO DE MATAR A SÍ, SEUS ENTES QUERIDOS E SEUS AMIGOS. VOCÊ CUMPRINDO COM AS ORIENTAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PODE EVITAR TUDO ISSO. MAS... A VIDA É SUA, VOCÊ DECIDE!  H. Marinho.  



sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

PREFEITO, VICE E VEREADORES SÃO DIPLOMADOS

Prefeito, Vice, Vereadores e autoridades quando da diplomação

Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, recebendo o Diploma das
mãos do Juiz da Comarca

Na noite desta quinta-feira, dia 17 de dezembro de 2020, foram diplomados no Plenário da Câmara Municipal o prefeito reeleito no município de Rurópolis, Joselino TAKÁ Padilha e seu vice Erzenir Orben, o popular “Neném da Serraria”, como também os treze vereadores eleitos que irão ocupar as cadeiras do Legislativo. A cerimonia foi presidida pelo Juiz Eleitoral da 68ª Zona, Doutor Odinandro Garcia Cunha. A solenidade contou ainda com a presença de várias autoridades civis e militares, que se fizeram presentes para homenagear os eleitos e reeleitos. O Salão da Câmara Municipal ficou pequeno para acolher a quantidade de público que se fez presente. Tudo transcorreu na melhor forma possível e agora é cumprir apenas com suas obrigações. Vale ressaltar as palavras de um juiz, que em um ato anterior, falou o seguinte:

Vice Prefeito Erzenir Orben, recebendo o Diploma
das mãos do Promotor Rafael Trevisan

 “O poder é do povo, os eleitos, são outorgados para representa-los. Que cada um cumpra o seu mandato, sempre observando, que ele é o servidor e não o patrão. Que todos façam um ótimo mandato, pois o município de Rurópolis está necessitando urgente de um comandante sério que lute e traga o progresso e o desenvolvimento”.

Candidatos eleitos para o município de Rurópolis, nas eleições 2020: Joselino TAKÁ Padilha recebeu nas urnas 54,59% dos votos válidos, somando 7.558. 

Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, com a Primeira Dama
Maria Padilha

Os treze vereadores que receberam a confiança do povo ruropolense, foram: Anderson do Posto (MDB) 6,17%, 855 votos; Sergio Ribeiro MDB 4,06%, 563; Chiquinho do Açougue MDB, 4,01%, 556; Professor Fabiano MDB, 3,30%, 457; Jonas Lourenço PT, 3,30% 457; Marcelo da Piçarreira PSB, 3,13%, 434, Neguinho Labigó MDB, 3,09%, 428; Robson Alves PSC, 3,04%, 421, Elias Zanetti MDB, 2,70%, 374, Paulo Soares MDB, 2,68%, 371; Ismael do Salão PT, 2,37%, 329; Guto Touta PSC, 2,04%, 282; Nonatinho PP, 1,86%, 258.

Aproveitando o ensejo, após a solenidade na Câmara Municipal, todos se dirigiram para o Restaurante Líder, onde os amigos fizeram uma festa surpresa ao gestor municipal Joselino TAKÁ Padilha, homenageando-o pela passagem de seu aniversário. Alegria e descontração foram à tônica da noite. Parabéns a todos os eleitos, e em especial ao excelentíssimo Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, pela passagem de mais um ano de vida.

Texto: H. Marinho – Fotografias: Aroldo Aragão.

 VEJA MAIS FOTOS CLICANDO NO LINK ABAIXO👇👇👇👇


quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

CAMPANHA “NATAL DO BEM” MAIS UMA VEZ FOI UM GRANDE SUCESSO

Parte dos alimentos arrecadados

Muita gente se fez presente

No dia 15 de dezembro, mais uma vez, foi realizada a CAMPANHA NATAL DO BEM. De acordo com um dos idealizadores, a CAMPANHA NATAL DO BEM é um movimento organizado pelas igrejas, com o apoio total da Prefeitura, com o objetivo de arrecadar alimentos, que deverão ser distribuídos no dia 23 do corrente mês, a aquelas pessoas menos favorecidos. O evento foi realizado nas dependências do Ginásio Poliesportivo Almir Gabriel, o qual recebeu centenas de pessoas, todas fazendo suas contribuições, orando e participando ativamente da programação religiosa e social. 

... E fé
Louvor...

Além das várias apresentações de louvor, onde o público participou ativamente demonstrando a sua fé no DEUS Supremo, houve a atração principal, que foi a apresentação do Pastor e Cantor Samuel Mariano, bem conhecido em todo o Brasil. Vários cantores locais se apresentaram, e o evento ainda contou com a presença do Prefeito Joselino TAKÁ Padilha e do Vice Erzenir Orben, com suas respectivas esposas. 

Pastores presentes
Primeira Dama Maria Padilha,
Cantor Samuel e Prefeito
TAKÁ

A arrecadação de alimentos foi e ainda está sendo o maior sucesso, pois até o dia de hoje, ainda continua chegando as doações. Já que ainda está chegando doações, então vamos aproveitar e dizer a todos aqueles que queiram participar, que ainda dá tempo, pois a organização estará recebendo até o dia 23 de dezembro. Pode trazer a sua doação até essa data, que será muito bem vinda. Informações de bastidores informaram que já foi arrecadada mais de duzentas cestas básicas. O PESSOAL QUER MAIS... QUE TAL CHEGAR A 1.000 ATÉ O DIA 23 DE DEZEMBRO? É MUITO? É DIFÍCIL? PARA DEUS, NADA É IMPOSSÍVEL!

Fotos de Aroldo Aragão

Veja mais fotos clicando no link abaixo👇👇👇👇


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

CRÔNICA DA SEMANA: A VIDA NOS PEDE CORAGEM

Quando a vida bate na porta e te pede coragem, o que você faz? Fecha a porta ou você convida a vida para tomar um café?

No primeiro momento abrir a porta pode parecer assustador, mas é preciso, pois ELA quer sentar a mesa, tomar um café. Escute o que ela tem a dizer.

E se estivermos dispostos a um bate papo amistoso e sincero, a verdade não nos faltará.

Com o tempo a VIDA nos mostra que somos capazes de coisas incríveis até então imagináveis. 

E que todas as atribulações passadas foram importantes para nosso crescimento, pois “Mares calmos não fazem um bom marinheiro”, não é mesmo?

Vamos então compartilhar uma história com sabor de superação? De alguém não diferente de nós, que a VIDA bateu na porta e a chamou para tomar um café com biscoitos.

Vou te contar do meu jeito, entre o real e o imaginário.

Na Bolaria:

VIDA: Toc, toc sou de novo, posso entrar? Não vai me convidar para um café com biscoitos?

Andressa: Desta vez não lhe servirei o café com bolo. Melhorei muito.

VIDA: Hum, tá bem melhor!

Andressa: Lembra, era início de 2011 quando fomos para Itaituba tentar uma vida melhor,  eu não sabia fazer bolos de massa pronta nesse tempo. Fui aprendendo aos pouquinhos, fazendo bolos de chocolate e eu demorava meio dia para conseguir montar um bolinho.

VIDA: Continue.

Andressa: Certo dia achei que estava preparada para pegar uma encomenda, era um bolo simples de chocolate, fiz a massa, o recheio, montei o bolo e quando estava perto da hora para entregar a encomenda, o bolo se quebrou todo, chorei muito este dia, mas não desisti e expliquei o acontecido ao cliente, fiz outro bolo e entreguei.

VIDA, o que foi? Não vale rir de boca cheia.

VIDA: Sou fina meu bem. Tudo faz parte do processo. Traga mais café e uns biscoitinhos, agora. Quero biscoitos.

Andressa: Em Rurópolis, mesmo com filhos pequenos e muitas dificuldades, ainda assim tive oportunidade de fazer cursos e criar coragem em pegar bolos de aniversários por encomendas e fui melhorando.

VIDA: E hoje? O que me diz? Valeu a pena?!

Andressa: Obstáculos sempre existem, mas a VIDA nos pede coragem e novamente este ano mais uma revira volta.

VIDA: Faz parte do processo, uns chamam de lei da Física da Procura. E você ainda não me respondeu, e hoje valeu a pena?

Andressa: Sim, fazer bolos para mim com temas diferentes também é uma emoção diferente, uma realização diferente, principalmente quando o vejo pronto e ainda mais quando percebo o sorriso de satisfação no rosto do cliente. Ainda rolam lágrimas no fim do dia diante da sensação de um trabalho cumprido com sucesso.

VIDA: Então valeu a pena! Desculpa a boca cheia.

Andressa: Porém ainda falta meu sonho.

VIDA: E qual seria?

Andressa: Ter um estabelecimento onde eu consiga ver que o cliente satisfeito com o ambiente, os produtos e meus serviços oferecidos. Primo pela qualidade.

VIDA: Não se preocupes, a VIDA traz porque coragem já tens para mudar o que pode ser mudado e força para aceitar o que não pode.

E foram horas que as duas ficaram ali, sentadas contando suas histórias entre cafés, bolos e biscoitos.

Pergunta: e se hoje a VIDA batesse na sua porta? Você a convidaria para tomar um café?

Entre o real e o imaginário, e receitas de coragem, entre a verdade e a fantasia aqui contada, o que eu já nem mais sei, encerro a crônica da semana. Um beijo à todos, fiquem com Deus. Ary Vital Filho.

CRÉDITOS FINAIS:

NOTA 1- Imensamente quero agradecer a ANDRESSA DANIELA MIKS BECKER por contar-me esta história tão inspiradora de superação. “Mares calmos não fazem um bom marinheiro”, não é mesmo?

NOTA 2- Teoria da Física da Procura – Filme/Livro: Comer, Rezar e Amar (Elizabeth Gilbert)

“No final, eu acabei acreditando em uma coisa que eu chamo de ‘física da procura’. A força ‘in natura’ governada por leis tão verdadeiras quanto às leis da gravidade. A regra da física da procura é mais ou menos assim: “Se você for corajoso o bastante para deixar tudo para trás que é familiar e cômodo, que pode ser qualquer coisa desde a sua casa até a amargura de antigos ressentimentos, e planejar uma viagem de busca verdadeira tanto externa quanto interna… E se você estiver realmente disposto a considerar tudo o que acontecer com você nessa viagem como uma pista… E se você aceitar todos os que encontrar ao longo desse caminho como professores… E se estiver preparado acima de tudo a enfrentar e perdoar algumas realidades bem difíceis sobre si mesmo… A verdade não será negada a você.'”


VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO👇👇👇👇


PARTICIPE E LEVE SEU APOIO E SUA REIVINDICAÇÃO

 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DA AMAE/RURÓPOLIS

 

A Presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgoto de Rurópolis – AMAE/Rurópolis, através de sua Diretora Presidente, Sra. SAMARA CONTENTE SILVA, comunica aos usuários do sistema de abastecimento de água que será realizada no dia 16 de dezembro de 2020, às 09h00 horas na Câmara Municipal de Rurópolis a primeira reunião para indicação dos representantes do Conselho Municipal de Saneamento Básico da AMAE/RURÓPOLIS.

Sendo este Conselho o órgão de participação institucionalizada da sociedade civil no processo de regulação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Município de Rurópolis

Em atendimento à Lei Complementar nº 411/2020, que cria a Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgoto de Rurópolis – AMAE/Rurópolis, cujo conselho deverá ser composto por 2 (dois) representantes dos usuários do serviço de água e esgoto, CONVIDAMOS e CONVOCAMOS todos os usuários do sistema de abastecimento de água e que compareçam para eleição de seus representantes.

 

Rurópolis/PA, 11 de dezembro de 2020.

 

SAMARA CONTENTE

AMAE/RURÓPOLIS Diretora-Presidente

Engenheira Sanitarista e Ambiental

CREA/PA 1516156161

 

RENATO BARROS

Prefeitura Municipal de Rurópolis

Procurador Jurídico

OAB/PA 24.141

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

VANDALISMO NA PRAÇA CÍVICA

Nomes e declarações sujando o patrimônio recém exposto 

VANDALISMO é a ação de destruir ou danificar uma propriedade alheia de forma intencional, seja esta pública ou privada, geralmente sem motivo aparente ou com o propósito de causar ruína. O termo inclui danos à propriedade, como grafite e desfiguração direcionada a uma propriedade sem a permissão do dono.

Policia Militar e Civil, juntos no combate

II – Na ocorrência de vandalismo ou depredações ao patrimônio público ou privado, os danos causados serão punidos pelo crime de dano tipificado no artigo 163 do Código Penal, parágrafo único e inciso. Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.


Infelizmente, essas ações, estão sendo praticadas em nossas praças, e os vândalos estão agindo em patrimônio recém-exposto na Praça Cívica, como também nas ornamentações feitas alusivas as festas natalinas e de final de ano. 

O Capitão Vieira, Comandante da 17ª Companhia de Policia Militar, nos enviou essas fotos, mostrando a situação em que está ficando os patrimônios, que tem como objetivo embelezar, e/ou trazer vida para o ambiente, e que em poucas semanas, estão se tornando feias e cheias de escritas com palavras de baixo calão. O comandante, disse ainda, que juntamente com a Polícia Civil, deverá estar dando uma atenção maior, para que essas atitudes não continuem acontecer e a pessoa que for pega praticando esses atos, deverá responder dentro dos rigores da Lei.



sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

AUTORIDADES E REPRESENTAÇÃO CIVIL RECOMENDA CANCELAMENTO DAS FESTIVIDADES DE FINAL DE ANO NO MUNICÍPIO

Autoridades no debate referente a proibição das festividades de final de ano no município
Dr. Rafael Trevisan, Capitão Vieira, Doutora Fernanda,
Sra. Eliciane Montanher e DPC Ary Vital

No dia 10 de dezembro de 2020, às 15 horas no plenário da Câmara de Vereadores de Rurópolis-Pá, reuniram-se procurador geral do município Doutor Renato Ferreira de Barros Neto, Secretária Municipal de Saúde, doutora Fernanda Teixeira Cardoso, delegado de Policia Civil Doutor Ariosnaldo da Silva Vital Filho, comandante da Polícia Militar do município Capitão Manoel Vieira de Sousa, Promotor de Justiça de Rurópolis, Doutor Rafael Trevisan Dalben, para tratarem a respeito das festividades de final de ano, sobretudo os temas relacionados à saúde pública, segurança pública e outros.

A secretária municipal de saúde Fernanda Cardoso iniciou a reunião explicando o relatório elaborado pelo comitê de operações emergenciais cuja cópia foi entregue aos presentes. Relatou inicialmente que houve uma reunião que contou com a participação de integrantes do município e da sociedade civil na qual a secretária foi questionada sobre o posicionamento dos órgãos de saúde e sobre a realização de festas de final de ano. A secretária afirmou que a posição do órgão de saúde seria contrária a qualquer festa inclusive as de final de ano.

O relatório apresentado pela secretaria de saúde aponta que houve um aumento significativo de entradas de casos suspeitos de covid 19. No mês de outubro de 2020 houve a entrada de 1009 casos suspeitos e a secretaria informou que foi realizada uma consulta informal ao ministério público eleitoral sobre as medidas sanitárias de combate ao covid 19 no período eleitoral. Sendo informado que o tema foi regulamentado por emenda constitucional do município e não poderia tomar medidas restritivas que impedisse a realização da campanha eleitoral e foi salientado pelo promotor de justiça que as medidas restritivas para combater o covid 19 foram tomadas pelo TRE PARÁ.

Poder de resolução:

Sendo proibido atos que implicassem em aglomeração de pessoas a secretaria de saúde informou que apenas em dez dias do mês de dezembro já houve registros correspondentes a 50% dos casos registrados no mês de novembro, que com flexibilização das medidas restritivas nos últimos 3 meses, houve um aumento de 130 casos no município e um número significativo de idosos monitorados nos últimos 90 dias.

Doutora Fernanda Cardoso e DPC Ary Vital

O fato dos municípios vizinhos terem cancelado seus eventos de final de ano e Rurópolis não, o fato irá atrair um grande número de pessoas para participar das festividades e o aumento de circulação de pessoas vindo de fora irá implicar no aumento de contágio de covid 19. E a secretaria municipal de saúde zelando pela vida dos munícipes e pelo recurso público, recomenda uma revisão do decreto municipal a fim de impor medidas mais restritivas ao covid 19 até a realização de vacinas a população, sendo esta prevista para fevereiro de 2021.

O procurador geral do município  Renato Ferreira de Barros Neto afirmou que o município regulamentou o funcionamento de bares e casas noturnas, principais focos de aglomeração, mas o decreto não tem sido cumprido. Os bares e casas noturnas atualmente devem funcionar com apenas 40 por cento de sua capacidade disponibilizando álcool e gel, máscara e outras medidas restritivas, as quais não têm sido cumpridas.

Considerando a relevância dos argumentos solicitados e evitar propagação do contágio do covid-19, o Ministério Público do Estado do Pará, a Secretaria Municipal de Saúde, a Polícia Civil do Estado do Pará, Policia Militar do Pará, todos por meio do signatário, resolvem recomendar ao município de Rurópolis que:

         A- As 0 hora do dia 19 de dezembro de 2020 a 23 horas e 59 minutos de 3 de janeiro de 202, adote medidas para proibir a realização de bailes, festas, shows artísticos e eventos similares em clubes, casa de shows e estabelecimentos congênitos.

       B- Que o município de Rurópolis cancele a festa de réveillon realizada tradicionalmente em 31 de dezembro 2020.

        C- A 0 horas do dia 19 de dezembro de 2020 à 23horas e 59 minutos de 3 de janeiro de 2021, adote medidas para impedir comercialização de bebidas alcoólicas a partir de 01 hora da madrugada em bares, restaurantes, conveniências de postos de combustíveis e outros congênitos.

        D- outras medidas consideradas necessárias pelo município a fim de impedir a propagação do covid 19.

Reportagem: Guto Batista - Imagens: Rota da Notícia - Texto: Promotoria de Justiça de Rurópolis-Pá
CLICANDO NO LINK ABAIXO, VEJA AS DETERMINAÇÕES ATRAVÉS DOS DECRETOS👇👇👇

 

EX-CHEFE DO INCRA, E EX-PREFEITO EM RURÓPOLIS, ZÉRICE DIAS, É ABSOLVIDO DE ACUSAÇÕES DE PRÁTICAS DE CRIMES.

Sede da Superintendência Regional do Incra em Santarém; Foto: Blog do Jeso/Arquivo

Doutor Zericé Dias - A justiça tarda mais não falha
(Foto do arquivo pessoal extraído do Google)

A Justiça Federal em Santarém (PA) absolveu 5 ex-figurões do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) no oeste do Pará acusados de práticas dos crimes de falsidade ideológica e associação criminosa.

A sentença é do juiz Clésio Alves de Araújo, da 1ª Vara Federal em Santarém, assinada na quarta-feira (9). Cabe recurso. 

Entre os 5 réus acusados pelo MPF (Ministério Público Federal) e absolvidos em primeira instância pela Justiça estão dois ex-superintendentes do Incra na região:

● Pedro Aquino de Santana e

● Sílvio Carneiro de Carvalho.

Também foram inocentados: Zericé da Silva Dias, Abraão Davi de Lima Araújo e Samuel Ribeiro Figueiredo.

A ação por crime de responsabilidade de funcionário público foi ajuizada em março 2012 pelo MPF. Os 5 réus foram enquadrados nos crimes de falsidade ideológica (artigo 299) e associação criminosa (artigo 288) do Código Penal. 

“Rejeito os pedidos [de condenação] contidos na denúncia [do MPF] e absolvo os réus”, decidiu o magistrado com base no artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal.

 “Art. 386. O juiz absolverá o réu, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconheça: III – não constituir o fato infração penal;”

O MPF poderá recorrer da sentença no TRF1 (Tribuna Regional Federal, da 1ª Região), com sede em Brasília (DF).

EM TEMPO: Caso o Doutor Zericé Dias tiver interesse de usar o nosso humilde blog para suas considerações, estamos à disposição.


Fonte: Blog do Jeso