sábado, 31 de março de 2018

SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA

Bênção do Fogo
Bênção do Círio Pascal

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 14 passagens da Bíblia (7 leituras e 7 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. 
O povo prestigiando a solenidade
A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas. Como acontece em todos os lugares, aqui em nossa cidade também foi realizado essa solenidade do SÁBADO SANTO ou SÁBADO DE ALELUIA. A Celebração mais uma vez foi ministrada pelo Pároco Padre Jean Paul, e hoje teve a duração de duas horas e meia, onde o povo participou da Bênção do Fogo Novo, do Círio Pascal, como também da proclamação da Páscoa através do canto do Exultet e ouviram atentamente a leitura das quatorzes passagens da Bíblia, e participaram de todos os rituais que fazem parte das solenidades do dia. Uma semana bem cansativa, haja vista, as celebrações diárias, mas o Padre Jean Paul e sua equipe ainda estão com todo gás, e prometem uma grande celebração no Domingo de Páscoa, onde eles esperam contar mais uma vez com a presença e a participação dos católicos.
Padre Jean Paul com o Círio Pascal
O que é o Sábado de Aleluia:
Sábado de Aleluia é o Sábado da Semana Santa, o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo e o dia anterior ao Domingo de Páscoa.
O significado da Vigília Pascal está relacionado com a preparação para a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a bíblia, aconteceu três dias após a sua morte.
No Sábado de Aleluia também é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo.
Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.
Na tradição católica, os altares das igrejas são cobertos, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. Além da Eucaristia, também é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão.
Originalmente, durante o Sábado de Aleluia os católicos romanos deveriam praticar um jejum limitado, como a abstinência no consumo de carne vermelha, que deveria ser substituída por peixes.
É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas (ou Queima de Judas), representando a morte de Judas Iscariotes, discípulo que teria traído Jesus Cristo.
Nesta tradição popular, as pessoas costumam fazer bonecos de pano (ou de outros materiais) que simbolizam a figura de Judas. Depois, reúnem-se e “torturam” o boneco, simulando a sua morte das mais diferentes formas, seja enforcado em árvores ou queimado numa grande fogueira.
CATÓLICOS, NÃO ESQUEÇAM QUE AMANHÃ É O DOMINGO DE PÁSCOA E HAVERÁ MISSA, COM INÍCIO ÀS 08h00min, E O PÁROCO PADRE JEAN PAUL E O PADRE JOÃOZINHO ESPERA CONTAR COM A PRESENÇA DE TODOS.

VEJA VÍDEOS E MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO
















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário