segunda-feira, 31 de agosto de 2015

VENHA VOCÊ TAMBÉM!!!!

O secretário Municipal de Agricultura, senhor Anderson Amorim, tem a honra de convidar todos os produtores rurais deste município e dos municípios vizinhos, para abrilhantarem o 1º FESTIVAL MUNICIPAL DO CACAU que será realizado no dia 19 e 20 DE SETEMBRO, na COMUNIDADE NOVA ALIANÇA ( Vila do Zé do Arroz), Vicinal dos Baianos, km 35. neste município de Rurópolis. Haverá torneio de futebol, palestras sobre vários problemas e soluções do cacau, linhas de crédito, etc. Venha participar de mais esse evento realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

OS 90 MINUTOS FELIZES...

Que seja eterno enquanto dure. Já dizia Vinicius de Morais
Quem não veio ao mundo para incomodar não merecia nem ter nascido já dizia Jorge Lafon (vera verão)
São com esses pensamentos que me adentro em uma historia de amor pelo futebol, que por 90 minutos esquecemos-nos de todos os outros problemas e nos dedicamos somente ao amor – amor ao futebol – o futebol e o único esporte que nem sempre a melhor equipe é campeã, pois uma equipe pode ter os melhores jogadores o melhor técnico os jogadores mas bem pagos. Se dentro dos 90 minutos a bola não entrar não vai fazer diferença.  Não a um drible que encante mais uma Torcida do que um GOL – “GOL O GRANDE MOMENTO DO FUTEBOL” pode ser de canela, barriga, mas se a bola entrar faz a alegria de milhões.
Eu como um bom São Paulino que não vai lá muito bem me recordo no “mundial de clubes 1993 o Muller aos 41 do segundo tempo disputa uma bola no contra ataque vem o zagueiro com o pé alto ele disputa a bola e a bola sob ele roda e a bola bate no calcanhar dele e encobre o Goleiro e ele não vê o lance e fica reclamando com o arbitro daí o time todo chega e abraça ele  daí vira festa São Paulo Campeão do Mundial de Clubes  3 X 2 Milan 1993) são as minhas memórias  mas todo torcedor tem uma que essa sempre será  o seu grande  momento do futebol.
NO BRASIL PAIS DO FUTEBOL. O Brasileiro sempre acredita em dias melhores que tudo possa se torna as mil maravilhas não precisamos de muito para ser feliz basta 90 minutos. Para se rir ou chorar.
Autor: Gleison Pinto
Como to falando de amor pelo futebol uma historia de amor pelo o seu time, o meu amigo Corintiano Marcelo Franco em 2007 “Corinthians e Grêmio  o jogo ficou empatado e o Corinthians Rebaixado eu vi as lagrimas de meu amigo, fiquei feliz pela a queda do Corinthians ser rebaixado e triste pelo o amigo. (mas logo ele disse: é bom que no ano que vem nos vamos ser campeões da segunda divisão) essa historia nos conta o quanto somos apaixonados, e acabamos dizendo para si pra mim tanto faz se ganhar ou não na minha vida não vai fazer diferença, mas amigo torcedor vai fazer a diferença dos 90 minutos.
A alegria de um vem da infelicidade do outro, na atualidade temos VASCO da GAMA  um clube de jogadores conhecidos que não anda muito bem no campeonato brasileiro mas que consegue dar alegria aos seus torcedores de uma forma inusitada GANHANDO DO TIME DE REGATAS FLAMENGO. A felicidade do futebol dura 90 minutos e depois que voltamos à vida real descobrimos que quem não veio ao mundo para incomodar não merecia nem ter nascido tenho dito e que seja eterno enquanto dure... Este amor pelo futebol ou por zoar um amigo.



CAMINHADA DOS JOVENS SEMPRE RENOVADOS

Hora do lanche
Otoniel Rosa e Geane Facioni
Na manhã do dia 27/08/15 deu-se início as 08h00min a Caminhada dos Idosos,  onde os mesmos saíram pelas ruas da cidade com término na Câmara  Municipal.
A caminhada acontece a cada última quinta-feira do mês, tendo por interesse levar aos idosos termos de Saúde, Lazer e Cultura. Estavam presentes, o Secretario de saúde Otoniel Rosa e alguns enfermeiros. Estava presente também a enfermeira Geane Facioni, a mesma deu uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (sífilis) e sexo na 3ª idade.

A caminhada teve o apoio da Policia Militar e também da equipe do SAMU, logo após o término da caminhada foi servido um delicioso lanche para as pessoas presentes.   VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.

Informações e fotografias: Assessoria de Comunicação da PMR (Hadassa Freitas, Gilberto Kiss e Rodieks de Jesus).




CRÔNICA DA SEMANA: DENTRO DE UM ABRAÇO

Tiago, Dr. Ary e Lula
O que cabe dentro de um abraço? Sempre que abraço alguém, procuro sentir o que realmente existe ali. Se ele foi apenas dado por educação ou se o foi por carinho. São raras as pessoas que me oferecem um abraço de amigo, daqueles do tipo que um segura o outro quase tropeçando como se fossemos cair a qualquer hora. E se cairmos tudo bem, pois não daremos a mínima importância, somente risadas. Gosto de abraços, muitos, mas hoje estou muito mais seletivo até mesmo com aperto de mãos. Há um pensamento muito constante em mim de Martha Medeiros, jornalista e escritora brasileira que diz o seguinte: “Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve”.

E a história começou assim, meio tímida, silenciosa, com um abraço:

- Meu filho vem aqui falar com o delegado.

Gritou Celso Luiz Roque, popular Lula

- Oi, doutor.

E foi logo me dando um abraço com a mais pura sinceridade.

- Oi. Tudo bem?

- Eu estou bem.

- Que bom.

E lula disse:

- Meu filho converse com o delegado.


E eu disse:

- É, converse comigo. Eu já te conheço vejo sempre você andando e bicicleta.

E ele:

- Verdade. Gosto de andar de bicicleta.

- Legal.

Até então ele não tinha me falado o nome dele e eu resolvi chamá-lo de Maurício. Tenho esta doce mania de chamar a pessoa por qualquer nome que me vem à cabeça quando ela não se identifica.

- Maurício o que você gosta de fazer?

Ele disse com todas as forças e levantando o dedo para cima.

- Êpa, senhor, doutor delegado, eu sou Tiago.

- Tiago?

- Sim. Sou eu, Tiago Juliano Napivoski Roque, este é meu nome.

- Prazer Tiago, somente não sabia o seu nome. Nome muito bonito, acho o máximo prenomes compostos. Como falei me lembro de você andando e bicicleta. Também me recordo uma vez que você me levou um convite da noite cultural da sua escola.


Ele disse:

- É verdade doutor, o senhor lembra disse.

- Claro que lembro, mas te confesso que minha memória é péssima para guardar nomes de pessoas. Terrível, imagine o quanto sofri para memorizar o meu.

Ele:

- Ariosvaldo.

Eu:

 - Êpa, senhor, doutor, eu sou Ariosnaldo da Silva Vital Filho, este é meu nome.

Ele rindo:

- Prazer Ariosnaldo, somente não sabia o seu nome. Nome muito bonito.

E eu caí na gargalhada e Tiago com uma feição séria me disse:

- Eu gosto de ser Tiago. Ti-a-go.

E eu falei:

- E eu Ariosnaldo.                                   

E isto me fez pensar e até me auto-interrogar. Eu gosto de ser quem eu sou? E me fiz uma releitura sobre tudo que passei e enfrentei em meu cotidiano. Lembrei-me dos meus erros e acertos, das alegrias e tristezas, retrocessos e crescimentos, escolhas e renuncias. Sempre haverá um momento em que iremos nos questionar de que forma estamos passando pela vida do nosso semelhante e como eles estão passando pela nossa. E no balanço final, devemos analisar o que nós deixamos e o que ficou. O que deixaram e o que ficou em nós. Depois destas memórias e questionamentos, sem dúvida ergui minha taça de vinho e fiz um brinde a mim. 

Vamos celebrar nossa própria maneira de ser, erguendo nossas taças e relendo nossas histórias.

- Ei, Lula o Tiago me deu uma lição de vida. Posso contar a história dele na crônica?

- Sim. Tiago vem aqui para foto comigo e com o delegado.

- Pô Lula, sério! Tá no cutuque. O que é isso? Essa foto não vai sair legal. Pô Lula, tá no cutuque, tá no cutuque, tá no cutuque. Que coisa!

Até que saiu a foto, não tão comportada. Tiago me chamou e disse:

- Venha cá doutor, vou escrever meu nome no papel para o senhor nunca mais esquecer.

E em cima de uma caixa de isopor improvisado como mesa, o rapaz escreveu  o seu nome e no final me entregou seguido de um abraço fraterno.

A vida me mostrou que nos abraços sinceros, sejam eles dados nos momentos de chegada ou de partida, não cabem somente educação, mas também respeito, polidez, carinho, afeto, saudade, amor.

Como já bem poetizou Clarice Lispector: “Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo, preguiça e agora sono” e como sou. E você já abraçou alguém hoje? Já ergueu sua taça?

E finalizando:


Entre o real e o imaginário, entre abraços sinceros,  a verdade e a fantasia aqui contada, o que nem eu já sei mais, encerro a crônica da semana. Um abraçaço à todos, fiquem com Deus e até semana que vem. Ariosnaldo da Silva Vital Filho.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

COM MUITA FESTA E A PRESENÇA DE CENTENAS DE MUNÍCIPES, FOI INAUGURADA HOJE A CRECHE MUNICIPAL “O CANTINHO DA CRIANÇA”

Hora do descerramento da fita
Descerramento da Placa
Nesta quinta-feira, dia 27, foi inaugurado à creche municipal “O CANTINHO DA CRIANÇA”. O evento contou com o mestre de cerimônia Anderson Amorim, que iniciou os trabalhos às 15h45min, com a composição da mesa de autoridades onde esteve presente o Prefeito Pablo Genuíno, primeira dama Katyussy Bonami, Vice Prefeito Anésio Coelho, Secretário de Educação Adilson Silva, Presidente da Câmara de vereadores Vereador Nonatinho, Engenheiro da SEMECD Glauder Martins, Comandante da 17ª CIPM, Major Alexandre, Secretário de Infra-estrutura José Paulo Genuíno, Diretora da Creche Professora Elizeth Soares, Senhor Hélio da HE Construtora, vereadores Ismael, Cicinho, Paula Genuíno, Carla Naiza e Flora Variani, como também os secretários Igor Touta, David Silva Santos e Jair Cunha, dentre outras autoridades.
Descerramento da placa da frente
 A pós a composição da mesa, foi executado os hinos Nacional, Estadual e municipal. Após a entoação dos hinos, foi realizado o ato solene de inauguração, quando foi descoberto a placa e cortado a fita de inauguração, pelo Prefeito Pablo Genuíno e o Secretário de Educação Adilson Silva. Dando continuidade, o mestre de cerimônia leu p histórico da creche, seguido dos discursos das autoridades, onde usou da palavra o senhor Hélio da Construtora HE, a diretora da creche professora Elizeth Soares que na oportunidade contou com uma apresentação do quadro de funcionários e posteriormente falou o secretário de infra-estrutura José Paulo Genuíno, que muito emocionado lembrou que quem fundou a Creche O Cantinho da Criança foi ele, ainda em governo passado e hoje, vê seu sonho realizado através de seu filho Pablo Genuíno. 
Diretora Elizeth com seus comandados
Discursou também o Presidente da Câmara vereador Nonatinho, Vice Prefeito Anésio Coelho, o Secretário de Educação Adilson Silva e finalmente o Prefeito Pablo Genuíno, que ratificou as palavras de seu pai e disse ainda, que isso é apenas o começo, que logo será dado inicio no já tão falado asfalto. Disse ainda se sentir orgulhoso da família que tem e que se sente privilegiado em hoje, tornar o sonho de seu pai uma realidade. Após os discursos das autoridades, houve uma apresentação de frevo por alunos da Escola Elcione Barbalho, apresentação dos alunos da creche, fazendo um agradecimento ao Prefeito, vários palhaços apareceram para fazer a alegria da criançada e para encerrar com chave de ouro, foi servido um lanche para todos os presentes. 
Prefeito Pablo Genuíno
Vale ressaltar, que a creche “O CANTINHIO DA CRIANÇA”, hoje está sob a administração do Prefeito Pablo Raphael Gomes Genuíno, Secretário Municipal de Educação, Adilson da Silva e tem como diretora a Professora Elizeth Soares Sousa e como orientadora pedagógica a professora Lidiany Santos Galúcio da Silva e atende uma demanda de 239 discentes entre 03 e 05 anos de idade, funcionando em dois turnos e tem vinte e sete funcionários. Os recursos para esse empreendimento vieram de convênio junto ao Governo Federal através do Ministério da Educação, com contra partida da Prefeitura Municipal. Ressaltamos ainda, que a creche conta com oito salas de aula e cada uma com sua ornamentação específica com os seguintes temas: Sítio do Pica Pau Amarelo, Três Porquinhos, Cachinho Dourado e os Três Ursos, A bela e a fera, Zoológico e Cinderela. Além da inauguração da creche, o Prefeito Pablo Genuíno, mais dois ônibus zero quilômetros para fazer parte da frota da Secretária de Educação no transporte de alunos.
Professor Adilson da Silva - Secretário de Educação
INFORMATIVO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
A Creche Municipal O CANTINHO DA CRIANÇA foi fundada em 28 de outubro de 2001, na administração do Ex Prefeito Municipal senhor José Paulo Genuíno, na época atendia um total de 125 alunos na pré-escola, com faixa etária de 03 a 05 anos de idade, distribuído em dois turnos, em um prédio cedido para a secretaria municipal de educação, e tinha como coordenadora a Professora Nadir Lima Valentim.
Em 2013, na atual administração, o Prefeito Pablo Genuíno recebeu a obra da Creche com os serviços paralisados e os recursos bloqueados. A obra não tinha se quer a planta em arquivo da Prefeitura Municipal, após negociação com o FNDE, através da Secretaria Municipal de Educação, o Prefeito não mediu esforços e conseguiu a planta, desbloqueou os recursos e retomou a construção da mesma.
Professora Elizeth Soares, diretora da Creche
E hoje temos a honra de entregar à população de Rurópolis a maior obra construída no município.
É importante ressaltar que a Secretaria Municipal de Educação tem como prioridade de governo a Educação Infantil, a inauguração da Creche O CANTINHO DA CRIANÇA faz parte do planejamento realizado em 2013 (início do Governo do Prefeito Pablo) que contempla a adequação de melhores condições estruturais para a primeira etapa da educação básica no município.
A Secretaria Municipal de Educação também se preocupou com o quadro de servidores que irão atuar efetivamente em 2016 na Creche Municipal, serão selecionados servidores que tenham aptidão a Educação Infantil, haverá legislação específica para esse segmento que está sendo elaborada pela SEMECD, além de formação para essa área.
Nesse planejamento podemos constatar projetos de mais quatro creches que já estão aprovados e aguardando a liberação dos recursos pelo Governo Federal, as mesmas serão construídas: no Bairro do Leitoso, Bairro do Arroz, Bairro Bom Jardim e comunidade Divinópolis (km 70). VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO


EXPORURÓPOLIS/2015 - II PARTE

Vereadora Paula Genuíno entregando o veículo ao jovem WERICK FABIANO SOUSA
Presidente do SINPRUR Carlos Dadalt
11ª ExpoRurópolis / 17ª Festa do Peão de Boiadeiro 2015 ocorrido nos dias 19/08 a 23/08 de 2015. A programação iniciou-se no dia 19 (quarta-feira) em frente ao prédio da Prefeitura Municipal com uma grande concentração de pessoas desde a hora do almoço deliciando-se de um bom churrasco. A partir das 16hs deu-se início a organização para a saída da Cavalgada organizada pela Secretaria de Agricultura, pela Prefeitura Municipal e pelo SINPRUR (Sindicato dos Produtores Rurais de Rurópolis). A cavalgada percorreu por todo o centro até ao Parque de Exposição Luizão.
Sra. Glauciene, Vice Amilton , Prefeito Pablo e Presidente Carlos Dadalt
Deu-se início a partir das 20h00min a abertura da primeira noite da ExpoRurópolis 2015 com a presença do Presidente do SINPRUR senhor Carlos Batista Dadalt, várias autoridades e entidades ali representadas como também todo o público em geral que se fez presente para prestigiar o evento. O presidente do SINPRUR fez uso da palavra declarando aberta a ExpoRurópolis 2015 em seguida a palavra foi franqueada ao Prefeito Municipal Pablo Genuíno onde o mesmo cumprimentou a todos os presentes, parabenizou os organizadores e desejou uma boa festa a todo o público.
Palhações, peões, Rainha e Princesa
O evento ocorreu durante cinco noites.
Após as apresentações rotineiras de rodeio, acontecia o tão aguardado Bingo.
1ª noite→ 1 POP 100cc/0km tendo como ganhador:
ORLEAN FARIAS MONTEIRO
2ª noite→ 1 POP 100cc/0km tendo como ganhadoras:
 LEIVIA FERREIRA DOS SANTOS e VERONICA FALLER WATERMANN
3ª noite→ 1 POP 100cc/0km tendo como ganhadores:
APARÍCIO BONFIM CARLOS e RAILSA SANTANA RODRIGUES
4ª noite→ 1 CG FAN 125cc/0km tendo como ganhadora:
JOSEFA NEVES DOS SANTOS
5ª noite→ 1 Chevrolet CELTA, 2p, vermelho, básico/0km tendo como ganhador:
WERICK FABIANO SOUSA, prêmio este patrocinado pela Prefeitura Municipal de Rurópolis Administração de Pablo Genuíno
                O peão vencedor foi Raí Douglas residente do Município de Rurópolis que ganhou como premio uma 1 CG FAN 125cc/0km prêmio este também patrocinado pela Prefeitura Municipal.
Após o encerramento do Bingo de todas as noites a festa continuava com Pré Shows de: LUÍS CARLOS NOBRE e TRIO PARAMAR e Shows de: JOELSON & ADRIANO (19/08), JOEL & JUNIOR (21/08) e RENAM & RANGEL (22/08).VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.



Informações e fotografias: Assessoria de Comunicação da PMR (Hadassa Freitas, Gilberto Kiss e Rodieks de Jesus). 





quarta-feira, 26 de agosto de 2015

JÁ ESTÁ NOS ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA A GRANDE INAUGURAÇÃO DA CRECHE MUNICIPAL.

Frente da creche ainda faltando a pintura do nome
 Está sendo realizado o último preparativo para a grande festa de inauguração da CRECHE MUNICIPAL “CANTINHO DA CRIANÇA”, que se realizará amanhã, dia 27, às 15h00min. O prefeito Pablo Genuíno convida toda população para participar deste grande evento. A equipe ainda está arrumando, pintando, lavando, furando, etc., mas amanhã estará tudo pronto. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.




EXPORURÓPOLIS/2015

Peões aguardando o início da luta contra o touro
Prefeito Pablo Genuíno, com algumas autoridades presentes
11ª ExpoRurópolis / 17ª Festa do Peão de Boiadeiro 2015 ocorrido nos dias 19/08 a 23/08 de 2015. A programação iniciou-se no dia 19 (quarta-feira) em frente ao prédio da Prefeitura Municipal com uma grande concentração de pessoas desde a hora do almoço deliciando-se de um bom churrasco. A partir das 16hs deu-se início a organização para a saída da Cavalgada organizada pela Secretaria de Agricultura, pela Prefeitura Municipal e pelo SINPRUR (Sindicato dos Produtores Rurais de Rurópolis). A cavalgada percorreu por todo o centro até ao Parque de Exposição Luizão.
Prefeito Pablo saudando os visitantes
Deu-se início a partir das 20h00min a abertura da primeira noite da ExpoRurópolis 2015 com a presença do Presidente do SINPRUR senhor Carlos Batista Dadalt, várias autoridades e entidades ali representadas como também todo o público em geral que se fez presente para prestigiar o evento. O presidente do SINPRUR fez uso da palavra declarando aberta a ExpoRurópolis 2015 em seguida a palavra foi franqueada ao Prefeito Municipal Pablo Genuíno onde o mesmo cumprimentou a todos os presentes, parabenizou os organizadores e desejou uma boa festa a todo o público.
O evento ocorreu durante cinco noites.
Após as apresentações rotineiras de rodeio, acontecia o tão aguardado Bingo.
1ª noite→ 1 POP 100cc/0km tendo como ganhador:
ORLEAN FARIAS MONTEIRO
2ª noite→ 1 POP 100cc/0km tendo como ganhadoras:
 LEIVIA FERREIRA DOS SANTOS e VERONICA FALLER WATERMANN
3ª noite→ 1 POP 100cc/0km tendo como ganhadores:
APARÍCIO BONFIM CARLOS e RAILSA SANTANA RODRIGUES
4ª noite→ 1 CG FAN 125cc/0km tendo como ganhadora:
JOSEFA NEVES DOS SANTOS
Muita gente participou da cavalgada
5ª noite→ 1 Chevrolet CELTA, 2p, vermelho, básico/0km tendo como ganhador:
WERICK FABIANO SOUSA, prêmio este patrocinado pela Prefeitura Municipal de Rurópolis Administração de Pablo Genuíno
                O peão vencedor foi Raí Douglas residente do Município de Rurópolis que ganhou como premio uma 1 CG FAN 125cc/0km prêmio este também patrocinado pela Prefeitura Municipal.
Após o encerramento do Bingo de todas as noites a festa continuava com Pré Shows de: LUÍS CARLOS NOBRE e TRIO PARAMAR e Shows de: JOELSON & ADRIANO (19/08), JOEL & JUNIOR (21/08) e RENAM & RANGEL (22/08). VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.

Informações e fotografias sob a responsabilidade total da Assessoria de Comunicação da PMR (Hadassa Freitas, Gilberto Kiss e Rodieks de Jesus).

DESAPARECIDO!!!

MOISÉS SOUSA COUTINHO
Hoje, pela manhã, 25/08/2015, procurou a delegacia de polícia civil do Município deste município, a senhora Cidelena Figueiredo Amaral, a qual informou que o seu companheiro senhor MOISÉS SOUSA COUTINHO, brasileiro, natural de Pinheiro/MA, nascido em 16/04/1954, filho de Sebastião de Souza Coutinho e Duca Coutinho da Silva, residente no Bairro Alvorada, encontra-se desaparecido desde 24/07/2015.
De acordo com o delegado de polícia civil, Doutor Ariosnaldo da Silva Vital Filho, mediante as informações prestadas por Cidelena, registrou-se um Boletim de Ocorrência Policial, sob vigilância geral, e que as devidas providências no sentido de localizar o paradeiro do referido, já estão sendo tomadas, inclusive, quanto à localização da segunda pessoa mencionada nos relatos a fim de que todos os fatos sejam esclarecidos com a maior brevidade possível. A autoridade policial disse que até o presente momento, face pesquisas no sistema operacional da polícia civil, não há registro de crime, acidente fortuito ou qualquer outro fato, onde o desaparecido figure como autor ou vítima.
Conforme os primeiros levantamentos da investigação policial, MOISÉS SOUSA COUTINHO teria saído de casa há 31 dias com destino ao município de Placas para cobrar uma dívida no valor de R$ 5.000,00, do homem conhecido como Jonas, residente naquele município, para quem o desaparecido teria trabalhado.
Cidelene também relatou que Moisés ao chegar ao município de Placas, telefonou para a filha da relatora afirmando que retornaria no domingo seguinte. Jonas foi contactado e não soube informar sobre o paradeiro do seu ex-funcionário, mas falou que teria efetuado ao mesmo um pagamento no valor de R$ 1.000,00.
O fato foi repassado para a Polícia Civil da cidade de Placas, que efetuam investigações a fim de elucidar o desaparecimento.

Quaisquer informações comuniquem a polícia civil e militar.
Informações e fotografia: Policia Civil

ÊLE CONTINUA AQUI!

Meu pai!
25 de agosto de 1996, domingo às 12h, partia para os braços do Pai o melhor amigo, o melhor conselheiro, o pai que muitos sonham ter: o meu pai Emerson Hoyos.
Lembro de cada detalhe daquele dia, como se estivesse acontecendo neste momento. E o coração é invadido pelos mesmos sentimentos, uma mistura de dor e desamparo.
Nestes momentos nossa fé é testada até a última gota. Nossa vivência Cristã nos conforta compreendendo que é a vontade de Deus, mas ela custa a convencer um coração que bate em um peito humano e limitado, que chora uma perda sem volta.
Eu e mamãe
Passados 19 anos o saldo de toda essa experiência dolorosa, é poder repassar as novas gerações da família, o aprendizado adquirido nos anos de convivência com meu pai, de que é possível encontrar felicidade nas coisas mais simples da vida, com pouco dinheiro, poucas oportunidades de lazer, mas com alegria no coração para dividir com todos ao redor.
Obrigado por ter me mostrado o lado singelo da vida Pai!
Com muitas saudades!
Enia Hoyos.
Valeu minha irmã! Simples e verdadeiro... Tão simples que me fez chorar...

SINTSEP E SindPFA SE MANIFESTAM ATRAVÉS DE CARTA ABERTA SOBRE A OPERAÇÃO “MADEIRA LIMPA”

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Pará (SINTSEP) e a Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), entidades sindicais dos servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Superintendência Regional de Santarém – SR 30 –, vêm a público se manifestar sobre a Operação “Madeira Limpa” desencadeada pela Polícia Federal, a pedido do Ministério Público Federal e decretada pela Justiça Federal, que resultou na prisão do Superintendente Regional, Luiz Bacelar Guerreiro Júnior, e outras dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão em diversos órgãos, inclusive no Incra, nesta segunda-feira, 24 de agosto.

As entidades declaram total apoio à operação e às investigações, à medida que nos últimos dois anos foram encaminhadas diversas denúncias ao Ministério Público Federal solicitando investigações de possíveis irregularidades no âmbito da Superintendência, denúncias estas que, inclusive, foram entregues em mãos à presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón, por meio de uma carta pública, quando esta esteve na cidade, no último dia 28 de maio.

Na ocasião, foi ressalta na citada carta:

Em recente texto sobre a situação da Superintendência Regional do Incra de Marabá, o jornalista Felipe Milanez destacou que não entendia como “(…) um órgão federal tomado por corrupção e descaso – era usado, de maneira eficiente, para a concentração de terras”. Destaca esse mesmo jornalista: “O INCRA veste o que antropólogo Eduardo Viveiros de Castro me disse ser uma suposta impotência estratégica” do Estado. Finge não dar conta do problema, finge uma ‘ausência’, que na verdade, nada mais é do que uma aliança com certos interesses ilegítimos”.

Senhora Presidente, a situação da SR de Santarém não difere muito desta fotografia retratada pelo jornalista sobre Marabá. Infelizmente, a atual gestão do órgão em Santarém é ausente para dar conta dos problemas institucionais, mas muito presente para apontar soluções para seus interesses particulares e para grupos antagônicos à reforma agrária, de interesses ilegítimos. Portanto, a paralisia das obrigações institucionais na região é complementada por uma espantosa agilidade em atender a esses interesses antagônicos.


Somos sabedores que a maioria dos servidores de nossa carreira e do conjunto dos servidores da casa não compactua com essa forma de gerir. Contudo, os mecanismos internos de controle são extremamente lentos e frágeis e pior ainda, não encontrávamos na presidência anterior qualquer espaço institucional e político para formalizar qualquer denúncia. Mas, para além de nossa vontade, é nossa obrigação fazer chegar até Vossa Senhoria o conjunto de denúncias fundamentadas já protocolizadas por esta Delegacia Sindical junto ao Ministério Público Federal, que indicam e comprovam o que estamos apontando. Estes substanciosos documentos são apenas uma fração do que se presencia nesta SR, direcionando as ações para ao inverso do que determina a lei e missão institucional.

Senhora Presidente, é preciso promover uma séria investigação na conduta de gestores e de alguns servidores desta casa sob o risco da completa desmoralização do Incra na região. Também é preciso promover profundas mudanças na gestão do Incra de Santarém, não só trocando seis por meia dúzia, mas fazendo valer os princípios da Administração Pública para a escolha de dirigentes.

Por isso, declaramos que apoiamos totalmente a Operação, assim como, tornamos claro para a sociedade e para o público do programa de reforma agrária que a maioria dos servidores da casa não compactua com as irregularidades e os crimes cometidos por uma minoria alçada às chefias da Superintendência por indicações político-partidárias, que, com seus cargos, usaram a instituição para proveito próprio, e que, conforme o próprio MPF, transformaram o Incra da região num verdadeiro balcão de negócios para atender seus interesses particulares.


Santarém, 24 de agosto de 2015.


Regina Maria Martins Brito

Coordenadora Geral Adjunta – SINTSEP/PA


Deivison de Jesus Barbosa

Delegado Sindical – SINDPFA/Santarém

Informações recebidas através de Email da LG Corporativo (lgcorporativo1@gmail.com)  Adicionar aos contatos  24/08/2015.  
Para: ivaniojcr@hotmail.com, hmarinho.50@hotmail.com