domingo, 11 de maio de 2014

RURÓPOLIS, 26 ANOS DE EMANCIPAÇÃO.

Maquinário adquirido junto ao Governo Federal
Hoje, 10 de maio de 2014, o município de Rurópolis comemora vinte e seis anos de emancipação política e administrativa. As homenagens tiveram início às 08:00 horas, quando foi realizado o hasteamento das bandeiras na Praça Cívica, onde contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o Prefeito Municipal Pablo Genuino, o Vice Anésio Coelho, Subtenente PM Vidal, Doutor Ary Vital, Delegado de Policia Civil e para homenagear os habitantes que participaram da transformação do Distrito de Rurópolis Presidente Médici, em município de Rurópolis, foram convidados vários munícipes  e/ou representantes que fizeram parte da luta para que pudésemos hoje, estar na posição em que estamos.

Atletas na meia maratona
Após a solenidade de hasteamento das bandeiras, o Prefeito Pablo Genuíno, agradeceu a presença de todos, e falou dos inúmeros problemas pelo qual o município está passando, pincipalmente no que se diz respeito às recuperação das ruas na área urbana e das vicinais, na área rural. Falou que os problemas são muitos, mas, que juntamente com sua equipe de trabalho, estão tentando resolvê-los da melhor forma possível, tanto que, conseguiu junto ao Governo Federal, dois tratores e uma caçamba, para juntar com as já existentes, para que logo que haja condições, os trabalhos possam ser realizados, dando melhores condiçoes de vida aos munícipes, tanto da área urbana, quanto da área rural. No decorrer da solenidade, foi entregue pelo senhor José Inácio Diniz, ao Prefeito Pablo Genuíno, uma placa de Honra ao Mérito, que o prefeito agradeceu e após as palavras de agradecimento foi feito  o encerramento da solenidade, e começou a parte esportiva, com a realização da já tradicional corrida de meia maratona, com a participação de atletas local, de Santarém, Belterra, Uruará, Porto de Moz e Juruti.
Ciclismo
 A classificação da categoria principal, ficou assim: Primeiro lugar o atleta Janailson da Silva Santos de Porto Moz, segundo lugar, Alderir de Jesus Sousa da cidade de Juruti, terceiro lugar, Emerson da Silva de Belterra, quarto lugar Evandro Lima da cidade de Uruará e quinto lugar, Fredson da Silva, da cidade de Belterra. Na categoria Máster, em primeiro lugar ficou o atleta Gilmário (Baiano) atleta local, em segundo lugar Luiz Verônico, também atleta local e terceiro lugar, Haroldo da cidade de Belterra. Esses foram os atletas que fizeram parte do podium. No ciclismo, o atleta que ficou em primeiro lugar foi Helton Bastos da cidade de Santarém, segundo lugar Sondones e terceiro lugar Samuel Bonami. Os festejos continuam, e logo mais, a partir das 16:30 horas, haverá a disputa final dos jogos da Copa Rurópolis de Futsal 2014 e para encerrar, à noite, haverá uma grande festa dançante na Praça Cívica. VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO:
 
 


Prefeito Pablo Genuíno falando ao público presente
Inaugurada em 12 de fevereiro de 1974, pelo então Presidente da Republica Emilio Garrastazu Médici, Rurópolis Presidente Médici, entra para a história por ser a primeira cidade construída na Transamazônica e a única Rurópolis implantada pelo PIN, no cruzamento das rodovias Transamazônica e Cuiabá Santarém. Após o fracasso do projeto de colonização do Governo Federal, Rurópolis Presidente Médici ficou sob administração de Aveiro, já que seu território pertencia a esse município.
O cartorário Felipe Cardoso, sendo cumprimentado pelo Prefeito Pablo
É Elevada a categoria de distrito, pela LEI de nº 5.370 de 07 de maio de 1987, publicado no diário oficial de 29 de maio do mesmo ano. O distrito de Rurópolis Presidente Médici e a sede do município de Aveiro, não tinham nenhum tipo de ligação rodoviária ou fluvial, as relações comerciais entre os mesmos eram realizadas através dos municípios de Santarém e Itaituba. Almejando a emancipação politica e um maior desenvolvimento, a sociedade civil organizada, instituições sociais e lideranças locais realizaram mobilizações com o objetivo de formar uma comissão provisória pro-emancipação, que foi criada no dia 12 de fevereiro de 1987, composta por representantes de vários seguimentos da sociedade.
Prefeito recebendo a placa de Honra ao Mérito
No dia 24 de abril de 1988 foi realizado o plebiscito, que teve resultado favorável à emancipação. A Rurópolis Presidente Médici foi finalmente emancipada, através da LEI Estadual nº 5446 de 10 de maio de 1988, na época abrangia uma área territorial de 6.922,96 km, elevada a categoria de município sob o nome de RURÓPOLIS. Hoje cabe a nós cidadãos Ruropolense refletirmos profundamente sobre a situação atual deste município porque afinal somos pagadores de impostos e bem sabemos que esses impostos que todo cidadão contribui deve retornar em forma de serviços como; saúde, educação, transportes e outros. Pense porque se não o desenvolvimento que foi pensado pelas pessoas que tiveram a brilhante ideia de lutar pela emancipação politica, vai continuar sendo apenas um sonho dos que ainda estão vivos porque algumas dessas pessoas já morreram e não puderam ver o tão sonhado desenvolvimento. O histórico acima foi pesquisado na internet e extraído de matéria postada pela Professora Maria de Fátima da Silva Sampaio, intitulada “HISTÓRICO DE RURÓPOLIS”. Já repetimos em outros anos e continuaremos repetindo, haja vista, ser verdadeiro e continuar atual.
 
Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.





























































Prefeito falando aos munícipes










Primeira Dama Katyussy Bonami










O apresentador Anderson Amorim





Prefeito Pablo, vereadores e assessores




Primeira dama aliviando o calor que ninguém é de ferro...




Prefeito Pablo, Vice Anésio Coelho e suas respectivas esposas













Prefeito Pablo Genuíno com os atletas da maratona







Atletas preparados para a largada


Prefeito Pablo Genuíno, sendo entrevistado pelo repórter Waldiney Ferreira da TV e Rádio Guarany de Santarém





Largada da meia maratona






















Policia Militar sempre dando o apoio necessário



























Diretor de Esporte Anderson Silva e sua equipe de apoio

















Esforço final para saber quem seria o vencedor



Após enfrentar poeira, lama, tráfego de carro, muita chuva, o vencedor estava exausto.





CAMPEÃO DA MEIA MARATONA - Janailson da Silva Santos, de Porto de Moz


Janailson primeiro colocado e Alderi de Jesus Sousa (de Belterra), segundo colocado.





Janailson, Alderir, Emerson, Evandro e Fredson, os cinco primeiros colocados




Atleta Gilmário (Baiano) atleta local, primeiro colocado da categoria máster

Luiz Verônico, atleta local, segundo colocado categoria máster

Haroldo, atleta de Belterra, terceiro colocado na categoria máster





Ciclistas se preparando para a largada

Largada


































Chegada do vencedor no ciclismo


Atleta Helton Bastos de Santarém, vencedor da prova de ciclismo






 

















Senhorita Claudinéia Genuíno e os vencedores do atletismo, com seus respectivos prêmios






Atleta Baiano e família





Nenhum comentário:

Postar um comentário