Porta Estandarte da Beija-Flor |
Ontem, 12 de maio de 2012, foram realizados nas dependências do Ginásio poliesportivo a realização do V MAAUAÇU. O conforme os organizadores, o MAAUÇU é um festival de culturas, que visa valorizar, preservar e fortalecer a identidade cultural, através da integração popular, tendo como objetivo norteador, celebrar o aniversário de emancipação política do município de Rurópolis. O evento visa ainda, oferecer aos munícipes e a população circunvizinhas, momentos de lazer e descontração, possibilitando assim, a integração sociocultural, construindo valores e contribuindo para participação de todos, na edificação de sociedades sustentáveis.
Estandarte do Uirapuru |
O objetivo específico desse festival é: Comemorar o aniversário de emancipação política de Rurópolis; fomentar a cultura; valorizar a diversidade sociocultural; integrar as comunidades; promover o turismo; implementar geração de renda e oferecer empregos diretos e indiretos. O MAAUAÇU – Festival de Culturas, é uma das maiores manifestações sociais e culturais da cidade de Rurópolis, e neste ano de 2012, já está em sua quinta edição. O evento não tem fins lucrativos, e mobiliza tanto a Rurópolis, quanto os municípios vizinhos. Envolve diretamente a sociedade civil organizada, as comunidades da zona rural e urbana, e principalmente a comunidade escolar.
Uirapuru |
E, acoplado a essa programação, vem naturalmente os avanços sociais culturais e econômicos bem como o enfoque turístico da região.
Conversamos com a secretária de Cultura do município, senhorita Andreia Maria de Santana, que nos fez um resumo do histórico de já tão tradicional festa. Com a palavra, a senhorita Andréia: MAAUAÇU é uma palavra indígena que significa “UMA GRANDE FESTA”, onde todas as tribos se reuniam, e todos traziam para aquele grande evento, um pouco do que tinha. Um pouco da sua cultura, um pouco do seu alimento, e lá, no desenrolar da reunião, eles dividiam e faziam uma grande interação de tudo aquilo que para lá era levado e apresentado.
Beija-Flor |
E aqui, a partir dessas primícias, procuramos uma palavra indígena, que tivesse um som forte, para que representasse essa grande festa nossa, que mistura a cultura da zona urbana e da zona rural, e que vem representar o município de Rurópolis, através da arte, da cultura, das lendas e através das histórias do nosso povo. Esse ano, já o é quinto ano que vem sendo realizado o festival do MAAUÇU. Antes o evento era realizado na Praça Cívica, mas vimos que a estrutura do ginásio poliesportivo era bem melhor e hoje em dia já estamos vendo que o local já está ficando pequeno, haja vista, o sucesso que se tornou o evento.
Andreia - Secretária de Cultura |
Hoje, olhando para trás, como começamos, e hoje, com sucesso alcançado, só temos muito que agradecer ao povo pela participação, pelo carinho, e pela aceitação popular que está em uma crescente a cada novo ano. Temos que agradecer também, as escolas, à secretaria de Educação, da secretaria de Cultura e Desporto que é a promotora do evento, que conta com o apoio integral da Prefeitura Municipal, e também com a parceria da Secretaria de Ação Social, que tem a frente à senhora Marlei Zanotto.Então, estamos felizes por mais esta realização e queremos mais uma vez agradecer o povo que vem nos prestigiar e a todas as pessoas que contribuem com a cultura do nosso município, para que nós pudéssemos estar hoje representando a cultura e também mostrando para as pessoas que nós temos uma identidade, que nós temos uma cultura e que temos criatividade.
Primeira Dama, senhora Marlei Zanotto, maior incentivadora |
Sinto-me muito feliz, pois hoje em dia já tem outras pessoas, outros municípios, municípios vizinhos participando conosco desta festa. Aí começa a representação. Na verdade, estamos chegando ao objetivo nosso, que é incluir a cultura regional, a cultura ruropolense, para que as pessoas passem a conhecer nossa verdadeira identidade cultural. Então, esse ano tivemos um intercambio com a secretaria de cultura da cidade de Santarém, que participou mandando seus dançarinos para abrilhantarem o evento com suas presenças e ficamos muito felizes com o resultado, que foi super positivo.
Prefeito Aparecida Florentino da Silva |
Gostaríamos muito de agradecer novamente a todas as pessoas que contribuíram para a realização e sucesso desse evento, que são as pessoas que representam os pássaros Beija-Flor e Uirapuru, as escolas e principalmente as comunidades rurais, que desde o primeiro ano, estão representando, e comparecendo aos nossos eventos, como também as pessoas dos municípios vizinhos que a cada ano está participando mais.Esperamos que esse projeto tenha continuidade e se prolongue por muitos anos, para que posamos realmente fortificar nossa identidade cultural, para que possamos ratificar o MAAUÇU – FESTIVAL DE CULTURA, como realmente o nome diz: “A GRANDE FESTA” tornando-se um dos festivais mais importantes da região, tendo como ponto forte as apresentações dos pássaros BEIJA-FLOR e UIRAPURU. No inicio, várias foram às dificuldades. Primeiro por ser uma coisa nova na cidade, posteriormente à aceitação da novidade, pois as pessoas não conheciam e nem estavam interessado em cultura. “Hoje, já temos uma boa aceitação das pessoas e vamos aprimorando mais, pois a responsabilidade aumenta a cada ano. Para encerrar, quero agradecer a todos que participaram direta ou indiretamente para o sucesso desse evento.” Finalizou a Secretária.
REGISTRO DO QUE ACONTECEU:
Ginásio Poliesportivo sede do evento |
senhor Francinaldo Damasceno - Diretor proprietário da Firma CURUMIM PRODUÇÕES com sua equipe cobindo o evento, mais o pessoal da MANCHETE e Portal 9 |
senhor Francinaldo Damasceno - Diretor proprietário da Firma CURUMIM PRODUÇÕES com sua equipe cobindo o evento, mais o pessoal da MANCHETE e Portal 9 |
senhor Francinaldo Damasceno - Diretor proprietário da Firma CURUMIM PRODUÇÕES com sua equipe cobindo o evento. |
Senhora Marlei Zanotto e Clayton Abreu |
Edição e Fotografias: H. Marinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário