quinta-feira, 26 de maio de 2016

CORPUS CHRISTI UMA DAS FESTAS MAIS TRADICIONAIS DO CATOLICISMO

Grande número de católico participou da missa e procissão de Corpus Christi 
Padres: Artur, Jean Paul e João
Hoje, quinta-feira (26.05.2016), foi celebrada a missa alusiva aos festejos de Corpus Christi. A celebração foi realizada na Praça Raimundo Brito e contou com a presença de centenas de católicos. O Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo foram ministrados pelo Pároco Padre Jean Paul e auxiliado pelo Padre João e Padre Artur. A celebração teve inicio na Praça Raimundo Brito e depois os fiéis saíram em procissão pelas ruas da cidade, até a Igreja Matriz, onde Padre Jean Paul, Padre João e Padre Artur, realizaram a benção final.
Uma das festas mais tradicionais do catolicismo, o Corpus Christi não é celebrado em um dia específico. Tradicionalmente o Corpus Christi acontece na primeira quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade ou 60 dias após o domingo de Páscoa.
Praça Raimundo Brito enfeitada com os "tapetes" coloridos
O termo Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo, de modo que a festa instituída pelo Papa Urbano IV no século XIII propõe-se a celebrar a Eucaristia, ou seja, a presença simbólica do corpo de Cristo na hóstia.
A hóstia é uma espécie de pastilha feita de pão, que é entregue no ponto máximo da missa católica a todo o fiel que já fez a Primeira Comunhão.
A Primeira Comunhão, ou Eucaristia, é um rito de passagem ou Sacramento pelo qual passa o jovem católico, após alguns anos de catequese, onde aprende valores cristãos como amor e caridade, conhece o significado dos símbolos católicos como a cruz, a Páscoa e o Corpus Christi e estuda a bíblia.
Pétalas de flores na Igreja Matriz
Após esse rito diz-se que o jovem está pronto para receber o mistério da eucaristia, ou o Corpo de Cristo. Assim, Corpus Christi faz alusão às palavras de Cristo na última ceia, que dividindo o pão e o vinho com seus discípulos, diz serem esses seu corpo e seu sangue. A festa de Corpus Christi celebra a presença do Corpo de Cristo em toda hóstia, em toda missa, no momento da Eucaristia.
Corpus Christi trata-se, portanto, de uma festa católica e em seu dia tradicionalmente temos um feriado nacional. Contudo, Corpus Christi não é feriado nacional, é na verdade, de acordo com as leis do país, um ponto facultativo.

No Brasil o dia de Corpus Christi é marcado pela confecção de tapetes em diversas cidades do país pelas ruas onde passa a procissão de Corpus Christi. Tapetes feitos de serragem colorida, areia, farinha entre outros matérias trazem temas cristãos, bíblicos e retratam especialmente a Eucaristia. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.








Igreja ainda vazia aguardando os fieis












































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário