sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PARÓQUIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE TEM NOVO PÁROCO.

Dom Frei Vilmar Santin, entregando a estola ao novo Pároco Padre Jean Paul

Padre Jean Paul recebendo das mãos do Bispo o Livro dos Evangelhos

No último sábado, dia 22 de novembro de 2014, sob a bênção do Bispo da Prelazia de Itaituba, Dom Frei Vilmar Santin, O. Carm foi nomeado para responder como Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, o Padre Jean Paul Komi Sikpe, SVD. De acordo com o documento de Provisão nº 130, Padre Jean Paul foi nomeado Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, que tem jurisdição em todo o município, com todos os direitos e deveres que o Código de Direito Canônico e as prescrições da Prelazia lhe confere. 
Padre Jean Paul renovando suas promessas sacerdotais
A PROVISÃO entrou em vigor imediatamente e tem validade de três anos. Obedecendo a disciplina da Igreja, Padre Jean Paul emitiu a Profissão de Fé, recebeu das mãos do Bispo o Livro dos Evangelhos, renovou suas promessas sacerdotais, e recebeu as chaves da Igreja, do Batistério e do Confessionário. Uma das tarefas mais importantes do pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência; por meio desse sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus. Por isso o Bispo leva o novo pároco até o Confessionário ou entrega-lhe a estola roxa. Após o recebimento da estola roxa, Padre Jean Paul fez o juramento de fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé. Após esse cerimonial, os fiéis fizeram uma oração em intenção especial pelo Bispo e pelo novo Pároco. Veja mais fotos, clicando abaixo.
Informações e fotografias: Assessoria da Paróquia Santíssima Trindade.





ESCOLA BELA VISTA FAZ CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO.

Crianças felizes
Muita animação e participação da garotada nas brincadeiras

No último dia 24, aconteceu na Escola Bela Vista, o encerramento do ano letivo, com os alunos do primeiro ciclo. Os professores promoveram um dia especial, cheio de alegria, entretenimento e promoveram diversas brincadeiras tais como: Amigo doce, bazar de compras, sorteios, bingo didático, etc. Esse momento, contou com a participação de todos os funcionários da escola, afinal, a educação acontece com a participação de todos. Esse momento foi importante, pois mostra o resultado final de um ano muito produtivo, para tanto, nada mais justo que um tempo para confraternização. Parabéns a todos da Escola Bela Vista. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Informações e fotografias: Assessoria da Escola.




quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PLACAS – POLÍCIA MILITAR DEFLAGRAM A OPERAÇÃO REPREBAN

Trabalho de vistoria em pessoas e veículos

Hoje, quinta-feira (27/11/2014), por volta das 08h30min, foi deflagrada na cidade de Placas, a operação REPREBAN – Repressão e Prevenção de Roubos a Bancos no Estado do Pará, coordenada pela 17ª Companhia Independente de Policia Militar, com sede em Rurópolis, e tem como comandante geral o Major PM Alexandre. A operação na cidade de Placas foi comandada pelo Subtenente Vidal, e contou com a participação do Cabo PM Baia, e Soldados PM Flávio e Ivanilso, que tiveram apoio do Grupo Tático de Santarém-CPR-I, a comando do Sargento Dias, Cabo Ronaldo e Soldados Soares e Elisson, quando foram feitas revistas em veículos e passageiros, que nesta época do ano, se deslocam das grandes metrópoles, passando pela Rodovia Transamazônica (BR 230), entre à Perimetral Norte e Sul, da cidade de Placas. Vale ressaltar, que essas operações serão desenvolvidas por todo o período natalino e réveillon, para garantir a segurança da população placaense.VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Informações e fotografias: Assessoria 17ª CIPM.




quarta-feira, 26 de novembro de 2014

“BARBUDO” E IVONE RECEPCIONAM EM GRANDE ESTILO PRIMO VIAJANTE

"Barbudo" e família
Hora do 0800
O viajante e Doutor Ary


Genecir Martins da Rosa, o popular “Barbudo” e família, recepcionaram na data de hoje, 26/11/2014, em grande estilo, o seu primo Roque Alieve, 62 anos, natural de IRAÍ/RS, residente na cidade de IRUÑA/PARAGUAI, há trinta anos, que esteve em visita em nosso município, para rever parentes e amigos. O viajante foi recebido com um delicioso almoço na área externa do CTG, Bairro da Lagoa, onde foram servidas várias iguarias e comidas tradicionais como galinha caipira com “pequi”, galinhada, peixes, churrasco e saladas. 
Senhor Roque
Barbudo e filho
Dentre eles também se fez presente Doutor Ary Vital Filho. “Para mim, é um prazer único conhecer pessoas e suas histórias” Disse o delegado. Risonho, Roque contou à mesa parte de sua vida, dizendo que saiu da cidade de Irai, quase na mesma época em que seu primo Barbudo e Ivone deixaram o Estado do Rio Grande do Sul e vieram para o município de Rurópolis. Ainda residiu em Santa Catarina e somente depois deixou o Brasil para morar no Paraguai, onde trabalhou em várias funções e constituiu família. O viajante segue caminho, pois ainda visitará amigos e familiares em outras cidades. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Texto e fotografias: Assessoria do Centro Tradicional Gaúcho



JOVENS SEMPRE RENOVADOS VIAJAM A PASSEIO RUMO AS PRAIAS DE ALTER DO CHÃO


Grupo Jovens Sempre Renovados rumo as praias de Alter do Chão
Senhora Glauciene à frente do Grupo

Com iniciativa da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, as atividades do Grupo Jovem Sempre Renovado, está fechando o ano de 2014 com chave de ouro. O grupo de pessoas da terceira idade viajou hoje para Alter do Chão em dois ônibus. O grupo foi festejar o final das atividades do corrente ano, com muito banho nas belas praias, atividades variadas e muita música com o cantor prata de Rurópolis, Prego dos Teclados. A programação tem o apoio da SEMTRAS e do prefeito Pablo Genuíno. Essa programação faz parte do planejamento da Secretária Katyussy Bonami que se encontra de licença maternidade, mas, sob a direção da secretária interina, senhora Vanusa da Conceição Carvalho, foram tomadas todas as providencias necessárias, para que o evento seja um sucesso. O Grupo foi chefiado pela matriarca, senhora Glauciene Genuíno e acompanhada de um bom número de voluntários, para dar total apoio e segurança aos integrantes, entre elas, a senhora Everalda, coordenadora do CRÀS, senhora Preta, coordenadora do SEMAR, o chefe de cozinha Jeciel Oliveira e uma equipe de enfermeiros para tratar da saúde dos “jovens sempre renovados”. O Prefeito Pablo Genuíno, deverá marcar presença junto à equipe e o grupo tem retorno marcado para a próxima sexta-feira à tarde. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO. Texto: Manuel Cleudes – Fotografias: Anderson Fraga (Téo Gordinho) 




terça-feira, 25 de novembro de 2014

PLACAS - POLICIA MILITAR APREENDE ARMAS DE FOGO EM CASA DE AGRICULTOR.

Armas apreendidas
Grupo Tático
Nesta terça-feira (25/11/2014), por volta das 07h30min, a Guarnição de Serviço do Grupo Tático da 17ª Companhia Independente de Policia Militar, sob o comando do Sargento Dias, que se encontra em diligencia na cidade de Placas no serviço Repressivo a assaltos a bancos, fez um deslocamento até o Travessão denominado São Paulo, que fica aproximadamente a vinte quilômetros da sede daquele município, para averiguar a denúncia feita pelo senhor Gildemar, que relatou à equipe que o senhor Beno Tadek, efetuou vários disparos de arma de fogo contra sua residência. Quando a equipe fez o levantamento no local, encontrou e apreenderam um revólver calibre 32, com quatro cartuchos deflagrados, e duas espingardas. O acusado foi levado e apresentado na Delegacia de Policia, para ser lavrado o auto flagrancial. Vale ressaltar, que a 17ª CIPM tem um pelotão lotado na cidade de Placas, já que a área faz parte de sua jurisdição, e o referido pelotão está sob o comando do Subtenente Vidal. VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO
Informações e fotografias: 17ª CIPM.




domingo, 23 de novembro de 2014

DOM FREI VILMAR SANTIN, REALIZA O SACRAMENTO DO CRISMA NA IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA.

Dom Frei Vilmar Santin, Padre Jean Paul e os Crismandos

Dom Frei Vilmar Santin e Padre Jean Paul

Neste domingo (23/11/2014), a Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Comunidade São Raimundo Nonato, se reuniram na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, e juntas participaram da Santa Missa que foi celebrada pelo o Bispo da Prelazia de Itaituba, Dom Frei Vilmar Santin, juntamente com o Padre Jean Paul. Durante a Santa Missa, foi realizado o ritual do Sacramento da Confirmação, ou seja, dez adolescentes, pertencentes à Comunidade Nossa Senhora Aparecida e São Raimundo Nonato, foram crismados, através da benção de Dom Frei Vilmar Santin. Os crismandos, juntamente com o Bispo, fizeram a renovação das promessas do batismo e receberam a Unção do Crisma. 
Igreja de Nossa Senhora Aparecida
Mas, O que é a Crisma?  A Crisma, ou Confirmação, é o Sacramento pelo qual o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo e propague e defenda a fé. A Crisma é para nós o que Pentecostes foi para os Apóstolos (cf. At 2,1-12). Nós recebemos o Espírito Santo no Batismo, mas a plenitude dos seus dons recebeu na Crisma. Aí é que estes dons se manifestam com toda a força. - É como a flor que desabrocha e exala seu perfume. A matéria da confirmação é a unção do Crisma na testa, junto com a imposição das mãos. 
Crismandos fazendo a renovação das promessas do Batismo
A forma é: “recebe por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus”. O ministro da Crisma é normalmente o Bispo, mas em casos extraordinários ele pode delegar algum padre para crismar. O sujeito é todo batizado que ainda não tenha sido crismado, pois o Sacramento da Crisma, por imprimir caráter, é irrepetível.
São três os efeitos deste Sacramento:
• o aumento da graça santificante;
• a graça sacramental específica, cujo efeito próprio são os 7 dons;
• o aprofundamento do caráter (marca) na alma, que identifica o soldado de Cristo no combate contra o mal.
Para que o Confirmando com uso da razão possa receber licitamente este sacramento, deve estar adequadamente instruído e em estado de graça e deve ser capaz de renovar as promessas do batismo. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Texto: com ajuda do google







ESCOLA BELA VISTA PROMOVE FESTA DE FORMATURA

Formandos no ABC
Professoras da Escola Bela Vista
Na noite de ontem (22/11/2014), aconteceu mais uma formatura de alunado do Jardim III, FORMANDOS EM ABC, na Escola Bela Vista. A cerimônia contou com a presença da Vereadora Paula Genuíno, madrinha da turma; Secretário de Educação, Adilson Silva; Diretor de Ensino Gilmar Araújo; Coordenadora de Educação Infantil Clenilde Rufino e Vanusa Carvalho, Secretária de Ação Social (Interina), representando o prefeito municipal, além das famílias dos formandos. Após ser cantado o Hino Nacional e Municipal, deu-se inicio à Cerimônia. Fizeram uso da palavra os componentes da mesa, sendo o primeiro a falar, o diretor da escola Professor Oséias de Oliveira. Após os agradecimentos e juramentos, os alunos entoaram a música vamos construir de Xitãozinho e Sandy. Posteriormente houve uma homenagem às professoras, cantando a música nunca deixe de sonhar. Após as homenagens e cantos, foi realizada a entrega dos certificados e para o encerramento, foi servido um delicioso coquetel. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Informações e fotografias: Assessoria da Escola Bela Vista 

sábado, 22 de novembro de 2014

PROJOVEM ADOLESCENTE FECHA O ANO COM CHAVE DE OURO

Secretária Interina Vanusa Carvalho, com os jovens concluintes

Turma do PROJOVEM

Com uma grande confraternização e entrega de Certificados do curso de informática básica aos alunos: Moisés da Conceição Silva, Cledson dos Prazeres da Silva, Claudinei Lima, Weslei dos Anjos Costa, Luan Costa Pereira, Jhonatam Lima, Paulo Ricrdo Medeiros de Moura, Vanessa Nunes dos Santos, Maquinogleides da Silva, Marilene Santana da Cruz, Eduarda da Silva Costa, Everlando da Silva Paiva, Marcelo Anicácio da Silva, Tiago Anicácio da Silva, Paulo Vicente Ribeiro Neto, Wanderson Araújo Arcoverde e Douglas Silva, foi realizado nesta manhã de sábado, um dia de muita alegria e descontração para o grupo de adolescente do PROJOVEM, fazendo assim o encerramento de mais um ano letivo. Estiveram presentes no evento, o Prefeito Pablo Genuíno, o Secretário de Finanças Igor Touta, Secretária de Ação Social (interina) senhora Vanusa da Conceição Carvalho Felix, senhora Glauciene Genuíno e toda a equipe que compôs o PROJOVEM. Vale ressaltar, que o curso acima citado, foi ministrado pela facilitadora Rosana Ferreira Lima. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Texto: Assessoria da Secretaria de Ação Social - Fotografias: Anderson Fraga (o Téo Gordinho)



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

JUVENTUDE, EQUIPE CAMPEÃ DOS JOGOS ESCOLARES DA ESCOLA EURICO VALLE

Equipe Juventude e seus troféus

Professora Kátia e Diretor Celivan
Na pontuação geral, a equipe campeã, dos jogos escolares da Escola Estadual de Ensino Médio Governador Eurico Valle, dos turnos matutinos e vespertinos foi o JUVENTUDE, haja vista, ter conseguido mais pontos de que as equipes adversárias. Na data de hoje, nas dependências do ginásio poliesportivo Almir Gabriel, foram realizadas as finais, ficando assim os resultados: Handebol Masculino: Campeão Juventude, Vice Paratudo; Handebol Feminino: Campeã, Jauera e Vice, Sonserina; FUTSAL masculino: Campeão, Juventude e Vice, Dortmund. Futsal feminino: Campeão, Jauera e Vice, Juventude. Futebol Society Masculino: Campeão, Juventude e Vice, Diamonds; Futebol Society Feminino: Campeão, Juventude e Vice, Jauera. VOLEIBOL MASCULINO: Campeão, The Simpsons e Vice, Juventude. VOLEIBOL FEMININO: Campeão, Juventude e Vice, Jauera. 
Parte da equipe de trabalho
 O melhor goleiro foi escolhido o atleta Samuel da equipe do Juventude e a melhor goleira, foi escolhida a atleta Alessandra da equipe do Jauera.  O artilheiro no futsal foi Neto Zanetti da equipe do Juventude com nove gols e a artilheira, foi Carolaine, da equipe do Jauera, com oito gols. Além dos jogos, durante toda a semana houve disputas de várias modalidades, incluindo atletismo e a gincana que foi muito disputada devida os pontos que seriam somados e fariam a diferença na final. Para disciplinar e dar melhor seriedade aos jogos foi trazido quatro árbitros da cidade de Santarém, que fizeram jus a confiança neles depositadas e realizaram um ótimo trabalho. Laurimar Baia Diniz, chefe da Comissão de arbitragem, Erlisson de Andrade Costa, Rafaela Rente Medeiros e Vitor Pimentel, foram os profissionais que vieram e deram conta do recado. 
Andrade, Rafaela e Baía - Árbitros de Santarém
No intervalo dos jogos, ainda foi realizado uma surpresa a jovem Letícia Borgaro, que está aniversariando na data de hoje, com direito a bolo e o “parabéns a você” de todos os presentes. A Escola Eurico Valle, tem como diretor e uma pessoa muito atuante o professor Celivan Liberal, e a frente dos trabalhos e organização desses jogos, esteve à professora Kátia Cilene Aguiar e sua equipe, que diz que os Jogos Escolares é uma metodologia aplicada pelo Projeto FOCAE – Formando Cidadãos Através do Esporte – desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Governador Eurico Valle desde o ano de 2012. 
Leticia Borgaro (centro) aniversariante do dia
O Projeto FOCAE, tem como objetivo promover intercambio entre todos os alunos matriculados na referida escola, como também estimular a prática esportiva em diversas modalidades, trabalhando a disciplina, a coletividade, incentivando a permanência na escola, diminuindo assim, o índice de evasão escolar. A escola conta com a parceria do Projeto PROEMI/PJF – Projeto Jovem de Futuro, que ajuda a manter as atividades desenvolvidas no ambiente escolar. No ano de 2014, os jogos escolares contam com a participação de vinte e uma equipes, que disputaram durante uma semana as modalidades: Hand, Vôlei, Futebol Society, Futsal e Atletismo. O sucesso do evento é obtido através da participação em massa dos alunos, dos professores, da direção, do corpo técnico e auxiliares de serviços gerais, que não mediram esforços para que tudo pudesse transcorrer da melhor maneira possível, atingindo dessa forma todos os objetivos propostos pelo referido projeto. Portanto, o grande segredo para que o sucesso seja sempre alcançado ao longo desses três anos de realização do Projeto FOCAE, é a participação efetiva e significativa dos alunos e a colaboração de todos os envolvidos, direta ou indiretamente no mesmo, impulsionando a escola a oferecer cada vez mais, metodologias que inove, eduque e transforme.VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO
Informações: Assessoria da Escola





POLÍCIA CIVIL INVESTIGA OBJETO JOGADO NO QUINTAL DE MORADOR

IPC Hercules com o material encontrado


No início da manhã de hoje, dia 21/11/2014, policiais civis empreenderam diligências para investigar o aparecimento de um material com características de veneno que foi jogado no quintal de um munícipe, residente no Bairro do Leitoso, fato este que levou a pânico a família do mesmo, pois, naquela residência moram crianças que costumam brincar, manuseando objetos no quintal e até inocentemente colocar na boca tais objetos. Os investigadores estiveram no local e constataram o fato. De acordo com o IPC Hércules dos Santos Araújo, ao analisar o objeto, suas características e o forte odor que a substância estranha exalava, não havia mais dúvida que se tratava de veneno, porém, ainda não se sabe para que fins a substância, geralmente, é utilizada. 
Material encontrado
Tal objeto foi jogado propositadamente no quintal da vítima com intuito de causar um mal ao proprietário e a seus familiares. De acordo com o delegado, o material foi coletado e apreendido para que o mesmo seja submetido a exame pericial. A polícia esta trabalhando para desvendar a autoria do crime, porém, já há uma linha e investigação, caso, fique comprovada a suspeita, os autores serão responsabilizados por crime de tentativa de homicídio.
Informação e fotografia: Policia Civil

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL TEM NOVA SECRETÁRIA

Secretária interina da SEMTRAS senhora Vanusa e Técnica do Estado  Susane Lages

Servidores da Secretaria presentes

Através do Decreto nº 060/2014, o Prefeito Pablo Genuíno, nomeou a servidora Vanusa de Carvalho, para ocupar o cargo de Secretária Interina da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SEMTRAS, em virtude de a secretária titular senhora Katyussy Bonami, se encontrar de licença maternidade. A nova secretária já começou seu trabalho, recebendo a Técnica da Secretaria de Assistência Social do Estado, senhora Susane Marinho Lages, que veio à Rurópolis fazer uma inspeção de rotina e também trazer novas orientações aos técnicos locais. O encontro foi no espaço físico dos Jovens Sempre, e na oportunidade a nova secretária falou aos funcionários dos seus objetivos junto a secretaria e também pediu o apoio de todos para que possa fazer um bom trabalho. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Texto e fotografias: Manuel Cleudes




ESTA CHEGANDO O NATAL!



O mês de dezembro é esperado com muita expectativa, principalmente pelas crianças que ainda acreditam em Papai Noel e ficam esperando o seu presente. Para o comércio, é o mês de melhorar as vendas; para muitos trabalhadores é o mês de ganhar um dinheiro a mais, devido o décimo terceiro salário. Resumindo, o mês de dezembro é um mês de vários contrastes; é quando a cidade ganha nova paisagem com as ornamentações; é os encantos das iluminações coloridas e os enfeites cada um mais bonito que o outro.

 Dezembro é o mês das confraternizações; são celebradas muitas festas, principalmente nas repartições públicas. Na verdade, dezembro é para se comemorar o nascimento do Filho de Deus, que é o Nosso Senhor Jesus Cristo, mas a maioria da humanidade esquece-se do aniversariante e se preocupa apenas com a parte profana, realizando festas cada vez mais luxuosas. Quando falamos que é o mês de vários contrastes, é porque enquanto muitos fazem festas, extravagância e estragam alimentos, milhões estão passando fome sem ter o que comer e crianças não sabem o que é ganhar um presente. 

Todo esse comentário é para dizer que começou a ornamentação dos órgãos, repartições públicas, praças e logradouros de nossa cidade, ao comando da mãe guerreira, senhora Glauciene Genuíno, genitora do prefeito. Senhora Glauciene com sua equipe de trabalho, começou a ornamentação na Prefeitura e irá se estender por várias repartições e nas praças. As ornamentações trazem um novo visual para a cidade como já podemos ver na sede da Prefeitura. O prefeito Pablo Genuíno, juntamente com sua equipe de governo, já está providenciando a organização para a grande festa de final do ano na Praça Cívica. Como já é tradição, para o Réveillon, já está sendo contratadas as bandas que irão animar a festa, como também sendo providenciados os fogos de artifícios para colorir os céus saudando o ano de 2015. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Texto: Manuel Cleudes