segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ESCOLA ALMIR GABRIEL REALIZA O PROJETO FLORESTABILIDADE - RECURSOS NÃO MADEIREIROS

Autoridades e palestrantes que participaram do encontro

Castanha - um dos produtos apresentados

A Escola Almir Gabriel, realizou hoje dia 30 de setembro a Culminância do projeto, Florestabilidade, recursos da floresta, o qual teve como objetivo conhecer e mostrar a importância do manejo florestal não madeireiro, conservação de várias espécies nativas da região amazônica, como também geração de renda e diferentes formas de usos desses produtos. A diretora Celiene deu as boas vindas e em seguida passou a palavra a Professora Neuzandes, coordenadora do Projeto, a qual deu seguimento às atividades convidando a compor a mesa, a tenente Erika, engenheira florestal do 8° Bec, O senhor Jair Cunha, secretário de Meio Ambiente e o senhor Jean Sanches, coordenador da Ceplac. Após compor a mesa apresentou-se a música Saga da Amazônia em slides, a letra da música sendo interpretada por imagens. O segundo momento foi à palestra de duas alunas do ensino médio, falando sobre os riscos que a fauna corre ao longo da BR163, por conta do fluxo de veículos, muitas vezes em alta velocidade causando atropelamento. O que foi reforçado na fala da tenente Erika, a qual deu continuidade ao evento apontando sobre os cuidados que temos que ter com a fauna e o papel do DNIT (órgão responsável pôr essa questão). A tenente elogiou o projeto, falou de várias espécies além das que estavam sendo apresentadas, tipo a andiroba e colocou a importância de conscientizar as crianças sobre as questões ambientais. Veja a matéria completa e mais fotos, clicando abaixo.
Texto e fotografias: Professora Neuzandes


 
Babaçu - outro produto apresentado
Também contribui com o projeto o senhor Ezequiel , morador do Bairro do Leitoso , falando da importância do manejo do açaí e as dificuldades que  existem em relação aos projetos ambientais. O senhor  Jean Sanches  interagiu com as crianças e no momento que discutia sobre as questões ambientais desmatamento ,devastação etc , sorteou três filhotes de pirarucu, fazendo as crianças se empolgar e participar com mais entusiasmo. Após a fala dos membros da mesa, a professora Neuzandes organizou o momento  da apresentação das equipes , as quais estavam composta por  seis produtos , açaí, borracha, copaíba, cipó-ticica, babaçu, castanha e algumas ervas medicinais.
O Açaí
 Cada equipe apresentou um produto  e seus derivados, óleos, sementes, frutos, polpa e produtos industrializados a partir destes , como é o caso dos cosméticos feitos com açaí e castanha. Também mostrou  tipos de comida  no qual usa-se alguns produtos. A equipe do cipó-titica  apresentou cestos, vassouras confeccionados a partir desses produtos. Na plateia, fazia-se presente comunidade escolar, pais e turmas do ensino médio, secretário de educação professor Adilson e sua equipe professor Gilmar juntamente com as professoras Amelinha, Audenice e Clena prestigiando e assistindo tudo. 

Segundo a Professora organizadora, foi um trabalho árduo mais o resultado foi satisfatório porque a mesma acredita, que a partir de agora as crianças vão olhar pra florestas com outros olhos, ou seja, mais consciente sobre as espécies nativas e a importância de preservação da mesma. Gostaríamos também de deixar aqui nossos elogios à professora Neuzandes, sempre preocupada com as questões sociais e ambientais, como ela mesma diz “sociedade e meio ambiente andam juntos”. Que esse projeto sirva de exemplo e que outros seguimentos sociais possam copiar o exemplo e coloca-lo em pratica . É de gente assim que nossa sociedade precisa, só discurso não resolve é preciso mostrar os problemas com atitudes e tentar diminui-los, só assim teremos um mundo m melhor.

Professora Neuzandes - Coordenadora do Projeto
O fruto açaí e bijouteria que podem ser feitos com o fruto

Nenhum comentário:

Postar um comentário