terça-feira, 15 de abril de 2025

SINOP/MT: MISSA DE RAMOS NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DE SIÃO

Missa de Ramos - Igreja de Nossa Senhora de Sião

Procissão de Ramos
João e Carlos

O Domingo de Ramos, também conhecido como Domingo da Paixão, marca o início da Semana Santa, e é justamente o momento da entrada de Jesus em Jerusalém, quando ele foi ovacionado pelas pessoas com mantos no chão e ramos nas mãos. Neste domingo, 13, fiéis cristãos, em especial os católicos, celebram a tradição, neste período que antecede a Páscoa, que este ano será celebrada no próximo domingo, 20.

Minha nora Carla Araújo, residente na cidade de Sinop no Estado do Mato Grosso, registrou um pouco do que aconteceu na Igreja do bairro onde ela e meus netos frequentam e são coroinhas.

Celebração da Missa

No domingo, Carlos Eduardo e João Miguel (netos), participaram da MISSA DOS RAMOS, realizada na Igreja de Nossa Senhora de Sião, da Comunidade São Cristovão, localizada na Estrada Sabrina, Bairro Boa Vista, na cidade de Sinop, no Estado do Mato Grosso. Com início às 8:00 horas, houve a procissão pelas ruas do bairro e logo em seguida foi celebrada a Santa Eucaristia, ministrada pelo Padre Thiago, auxiliado pelos coroinhas, que dentre eles, estavam Carlos Eduardo e João Miguel. A cerimônia, teve grande participação dos comunitários que levaram os seus ramos e participaram ativamente do cerimonial.

“É muito mais do que uma simples tradição de levar ramos abençoados para casa. Marca o início da Semana Santa, o tempo mais importante do ano para nós, cristãos. Neste dia, celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, a cidade onde ele entregaria a vida por amor a todos nós", diz Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), por meio de artigo divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

É uma celebração que reúne alegria e dor, vitória e sofrimento. De um lado, a multidão que acolhe Jesus com festa; de outro, já se faz presente a sombra da cruz que se aproxima.

Benção dos Ramos

“O interessante desse momento para os cristãos é que ele dá início a uma reflexão marcada pela humildade, porque ele entra nessa cidade montado em um jumento, enquanto o símbolo do poder é justamente o cavalo. Então, o fato de ele estar nesse animal muito mais simples, humilde, revela justamente que ele está se entregando para a humanidade com o grande momento da ressurreição, que será justamente na Páscoa”, explica Oscar D’Ambrosio, crítico e curador de arte.

Texto extraído da https://www.infomoney.com.br/#, com adaptação de H. Marinho e informações e fotografias de Carla Araújo – Veja mais fotos clicando no link abaixo.👇👇

domingo, 13 de abril de 2025

IGREJA CATOLICA INICIA A SEMANA SANTA, COM A TRADICIONAL MISSA DE RAMOS

Pároco Padre Jaime Maria Gato, em procissão com os fiéis, na Procissão de Ramos

Na Capela de São José Carpiteiro

A Celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. Este Domingo, com a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. As comunidades costumam levar ramos de palmeiras, que servem para fazer chá, para Celebrar a Entrada Triunfal, cantando: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exalta, ó filha de Jerusalém: Eis aí que vem o Teu Rei, justo e salvador, Ele traz a salvação, humilde e montando um jumentinho (Zacarias 9,9); Mateus 21,7-9. O jumentinho é símbolo da humildade e da simplicidade que o Rei da vida traz para a humanidade.

Na Igreja de São Francisco (igreja Matriz)

O Domingo de Ramos nos mostra que Jesus vem como Rei pacífico, Ele é o Príncipe da paz e vem para restaurar Israel e a humanidade inteira (Daniel 9,25) “Ele veio para os que eram seu e os seus não O receberam – Bendito o que vem em nome do Senhor, hosana nas alturas”.

Em nossa cidade de Rurópolis, também está sendo comemorado o “DOMINGO DE RAMOS”.

Hoje, 13 de abril de 2025, os fiéis, a partir das 7:00 horas, rumaram para a concentração que aconteceu nas dependências da Capela de São José Carpinteiro. Às 08:00 horas, foi dado inicio a celebração eucarística, e logo começou a caminhada em procissão, até a Igreja de São Francisco (Igreja Matriz), onde houve a complementação da Santa Missa, obedecendo todos os rituais. A cerimonia foi ministrada pelo Pároco Padre Jaime Maria Gato, que abençoo os ramos e a todos os presentes, cumprindo assim o primeiro dia e o começo da Semana Santa. No desenrolar da Santa Missa, a senhora Maria de Lourdes Almeida Marinho, foi chamada pelo Pároco, para dar seu tesmunho, por ter recibo um milagre e hoje estar curada. Foi um momento emocionante onde todos compartilharam da felicidade dela, o aplaudindo e parabenizando.

Senhora Maria de Lourdes (Fia), agradecendo pelas
bênçaos recebidas

O grande símbolo do Domingo de Ramos são os ramos de palmeiras e oliveiras usados na celebração. Os ramos relembram a ação da população de Jerusalém, que os usou para receber Jesus na cidade. Os ramos, na ocasião, foram uma forma de reverenciar Jesus; no caso do Domingo de Ramos, eles são usados para reforçar que os fiéis estão no caminho de Cristo.

O Domingo de Ramos sempre acontece sete dias antes da Páscoa. Sua data se baseia, então, na data da Páscoa, que, por sua vez, segue um critério próprio. A Páscoa ocorre no primeiro domingo após a Lua cheia que acontece depois do equinócio da primavera (Hemisfério Norte).

A celebração do Domingo de Ramos é marcada por um ritual fora da igreja, em que os fiéis comparecem segurando seus ramos de palmeiras para que o padre faça a benção deles por meio de uma oração e jogando-lhes água benta. Depois, a missa é iniciada dentro da igreja, onde se realiza a homília e outros rituais para relembrar a entrada triunfal de Jesus e aclamar a Paixão de Cristo.

HOMILIA:

O Domingo de Ramos é um momento importante na liturgia cristã, pois inaugura a Semana Santa, evidenciando que a Páscoa se aproxima. Além disso, como mencionado, a data é o momento para celebrar o retorno triunfal de Cristo, o cumprimento de promessas dos fiéis, o reconhecimento de que ele é filho de Deus etc.

VEJA MAIS VÍDEOS E FOTOGRAFIAS, CLICANDO NO LINK ABAIXO👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇

terça-feira, 8 de abril de 2025

MAIS UMA OTIMA APRESENTAÇÃO DOS ATLETAS DA ACADEMIA ATTACK JIU-JITSU TEAM RURÓPOLIS EM SANTARÉM.

Faixa Preta Acalbir Serra, Professor Esoclei Gaya, com a equipe medalhista
 
Safira Da Silva Cardoso - OURO
Ruan Carlos Galucio da Silva - Prata

A ACADEMIA ATTACK JIU-JITSU TEAM que é uma das pioneiras no município de Rurópolis, voltada sempre para o social, continua tentando encaminhar os jovens a viver com disciplina e no bom caminho. A academia tem como titular o Faixa Preta, Lucivaldo Conceição Guimarães, conhecido no mundo das artes marciais como “Boca Wolverine”, e conta com a ajuda do também faixa preta, Antônio Acalbir da Silva Serra.

Ricardo Emílio  - PRATA
Luiz Felipe Silva Santos - OURO

No domingo, dia 06 do corrente mês, foi realizado na cidade de Santarém, nas dependências da ARENA OESTE DO PARÁ, a COPA COMBATENTE DE JIU-JITSU ESPORTIVO. Um evento respeitável, que reúne atleta de Santarém e de toda a região circunvizinha. Boas premiações e um evento bem organizado.

Com o acompanhamento e responsabilidade do Professor ESOCLEI SILVA GAIA, um entusiasta do esporte, vários atletas da academia se deslocaram até a cidade de Santarém, para participar do evento. Com muito entusiasmo, foram lá, participaram e fizeram o bonito como sempre. Trouxeram OITO MEDALHAS.

Lucas Rafael Borgaro
 da Silva - OURO
3° lugar ABS -  Halhey Ferreira Silva

- Safira Da Silva Cardoso - Faixa brancaOURO

- Lucas Rafael Borgaro da Silva - Faixa amarela: Ouro

- Luiz Felipe Silva Santos - Faixa cinza:  Ouro (WO)

- Luiz Felipe da Cruz Silva: Prata 🥈

- Ricardo Emílio - Faixa laranja: Prata

- Ruan Carlos Galucio da Silva - Faixa branca:  Prata

- Halhey Ferreira Silva - 3° lugar ABS

- Halhey Ferreira Silva - 3° lugar nogi

3° lugar nogi Halhey Ferreira Silva

Luiz Felipe da Cruz Silva - PRATA
Parabéns aos professores e atletas da ACADEMIA ATTACK JIU-JITSU TEAM RURÓPOLIS, que sempre vem representando e levando o nome do município ao pódio nas regiões circunvizinhas.


Conforme informações do Professor Boca Wolverine, os atletas tiveram o patrocínio e apoio da Prefeitura Municipal de Rurópolis, através do Prefeito José Filho.

Informações e fotografias: ASCOM/ ACADEMIA ATTACK JIU-JITSU TEAM RURÓPOLIS - Veja mais fotos clicando no link abaixo👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇