domingo, 26 de maio de 2024

NO DIA ALUSIVO À SANTISSIMA TRINDADE, 17 BATIZANDOS RECEBERAM O PRIMEIRO SACRAMENTO


Padre Adriano FanHars Kei

Hoje, 26 de maio de 2024, dando continuidade às festividades religiosas, logo às 6:00 horas, foi realizada a Alvorada, com o barulho da fanfarra, dos fogos de artificio e do sino, para anunciar o novo dia, o dia que se comemora e homenageia o Padroeiro de nossa Paróquia, SANTÍSSIMA TRINDADE.

Após a Alvorada, quando vários fiéis desfilaram pelas ruas da cidade alertando as pessoas para o novo dia, às 09:00 horas, foi realizado o Batismo de  dezesseis crianças, crianças estas que receberam o primeiro Sacramento, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um Cristão.

A cerimônia foi realizada pelo Padre Adriano FanHars Kei, que em sua Homilia, falou sobre o que é o batismo, qual o seu significado e como ele é válido (vídeos abaixo na íntegra). O Catequista Cleo Farias, responsável pelo curso, em nome de sua equipe, fez seus agradecimentos em nome de sua equipe de trabalho, e levou sua mensagem de incentivo aos pais e padrinhos, alertando sempre para o comprometimento hora firmado.

Catequista Cléo Farias

O batizandos tiveram a orientação dos catequistas Cléo Faria e Fatima Soares e, e os 16 novos Cristãos, são: Luis Rodolfo Almeida Duarte, Murilo Sousa Barros, Ágata Maitê Gerahardt Oliveira, Théo Lorenzo Gerahardt Sousa, Hagata Luma Rech,  Gean Lucas Sande Sousa, Eloá Rabêlo Scalabrim,  Arthur Soares Ferraz, Gabriel Valle Lopes, Kevin de Bruyne da Silva Lúcio, Emilly Mendes Silva, Levi Silva Nascimento, Matteo Scalabrim Alencar, Anna Catarina Silva Martins, Aurora Dallabrida, Kauê Gonçalves Bezerra

O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um cristão. É através do Batismo que somos purificados do Pecado original e nos tornamos parte da Igreja e do corpo de Cristo.

Inicio da Cerimônia

O Batismo é o primeiro sacramento que recebemos. Ele é a porta de entrada para a Igreja e para toda a vida sacramental. A palavra batismo vem do grego baptisma e significa imersão, banho, mergulho. Batizar é lavar, purificar, mergulhar na água. O Batismo cristão tem sua origem no próprio Jesus Cristo que enviou seus discípulos para evangelizar os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Evangelho
HOMILIA:


Trata-se de uma purificação feita com água que lava o pecado original, dando ao batizado uma nova condição de existência. Confere uma vida nova. O Batismo é um ato que confirma a conversão e insere o ser humano, criatura nova, em Cristo Jesus. 

A matéria do sacramento é a água, e a forma são as palavras: “Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”  Fórmula que vem do mandato de Jesus aos seus discípulos: “Batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. (Mt 28,19). 

RITO DO BATISMO


O costume de batizar as crianças vem do Cristianismo da idade antiga, quando os adultos, abraçando a fé, queriam que também seus filhos participassem da comunidade e aprendessem, desde cedo, a conhecer e a amar Jesus Cristo. Mais tarde, a prática de batizar crianças se tornou geral. A criança não recebe o Batismo sem fé, porque ela é batizada na fé da Igreja, encarregada de educá-la no Cristianismo por meio de seus pais e padrinhos. 

UNÇÃO:


O Batismo de crianças não é um atentado à liberdade, porque a liberdade humana está sempre condicionada, e a criança, como nos demais níveis de vida, depende de seus pais a respeito da fé e do Batismo. O Batismo de crianças, enfim, exemplifica melhor a gratuidade da salvação e o amor de Deus para com todos. Ao crescer, a mesma criança terá o momento oportuno para fazer a confirmação da fé por ocasião da Crisma.

Juramento

No Batismo de crianças se reconhece que, desde cedo, a pessoa já faz parte da família de Deus e, pelo Batismo, é acolhida na comunidade dos seguidores de Jesus Cristo. Nessa comunidade, ela vai aprender a amar e a conhecer Jesus. Os pais e padrinhos, junto com a comunidade, estão comprometidos com a missão de alimentar e sustentar a fé da criança.

Acender das velas

EM TEMPO: HOJE À PARTIR DAS 18:00 HORAS, HAVERÁ PROCISSÃO E MISSA CAMPAL, NA IGREJA  MATRIZ, ENCERRANDO ASSIM A FESTIVIDADE RELIGIOSA.

VEJA MAIS VÍDEOS E MUITAS FOTOS, CLICANDO NO LINK ABAIXO👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇

sexta-feira, 24 de maio de 2024

II FEIRA DO CONHECIMENTO

Trabalho apresentando o processo de Colonização e ocupação da nossa região

Escola é um espaço onde podemos conhecer melhor o mundo dentro de uma perspectiva educadora, formando opiniões, sem nos desprendermos dos saberes passados, agregando valores aos existentes.

...Os seus trabalhos
Alunos apresentando ...

Por sua vez, o conhecimento escolar corresponde ao tipo de conhecimento produzido pelo sistema escolar e pelo contexto social e econômico mais amplo, produção essa que se dá em meio a relações de poder estabelecidas no aparelho escolar e entre esse aparelho e a sociedade.

A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.

... Expondo suas obras

Autores expondo...

Nesta quinta-feira, 23/05/2024, foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio, Governador Eurico Vale, a segunda feira do conhecimento, evento este que os alunos puderam apresentar diferentes trabalhos produzidos por eles com a orientação dos professores.

Os temas abordados foram:

- Ciências da natureza: experimentos; grandes invenções; saúde e bem estar.

- Ciências Humanas: colonização, urbanismo, rodovias e  história da saúde pública em Rurópolis.

- Linguagens: tecnologias da comunicação; escritores ruropolenses;alimentação saudável e IMC.

- Matemática: trigonometria; sólidos geométricos e matemática financeira.

Com grande empenho da comunidade escolar alunos e professores que no decorrer da semana se dedicaram na preparação do material e também na produção do conhecimento dos temas específicos, no final da tarde e início da noite desta quinta-feira esses alunos deram um show de domínio dos temas apresentados. Com a presença da comunicação ruropolense, que esteve em peso para prestigiar o evento que para nós professores e demais funcionários da escola, foi um sucesso superando nossas expectativas. Acreditamos no potencial de nossos alunos, sabemos da capacidade de cada um, porém se tivéssemos que escolher um dos trabalhos como o melhor, teríamos dificuldades porque todos os trabalhos apresentados estavam excelentes. Parabéns a toda comunidade escolar que se envolveu e deu o seu melhor e agradecemos à sociedade ruropolense que esteve presente.

Um passeio pela feira

Texto, vídeo e fotografias enviados pela Professora Fatima Sampaio - VEJA MAIS FOTOS CLICANDO NO LINK ABAIXO👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇

segunda-feira, 20 de maio de 2024

FESTA PAROQUIAL ALUSIVA À SANTISSIMA TRINDADE, TERÁ INÍCIO NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA

O Pároco Padre Jaime Maria Gato e Padre Adriano FanHars Kei, avisam a Comunidade Católica e simpatizantes, que as festividades Paroquial alusiva à SANTÍSSIMA TRINDADE, terá início na próxima QUINTA FEIRA (23/05)A programação religiosa, será no período de 23 à 26 de maio, e a programação social, será no dia 1º e 2 de junho.

 ABAIXO, A PROGRAMAÇÃO COMPLETA👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇




quarta-feira, 15 de maio de 2024

DELEGADO DE POLICIA CIVIL LANÇA LIVRO SOBRE CRÔNICAS EM RURÓPOLIS

O autor, com a professora Antonia Rodrigues, uma de suas personagens

Obra “AS CRÔNICAS DAS SEMANAS” foi escrita pelo delegado Ariosnaldo Vital Filho, narrando a simplicidade do cotidiano de Rurópolis.

Companheiros da Policia Civil, se fizeram presentes,
prestigiando o autor

Intitulada “AS CRÔNICAS DAS SEMANAS”, uma coletânea de textos publicadas semanalmente no blog Sem Polêmica da cidade de Rurópolis acabou virando livro. Isso porque na obra do delegado Ariosnaldo Vital Filho, a simplicidade do cotidiano de uma jovem cidade no meio da Amazônia conquistou o coração do Policial Civil que passou a relatar desde 2014 as histórias vivenciadas e contadas pelo povo, de um jeito leve e descontraído.

" O livro é uma produção de crônicas regionais, um convite ao mundo de pessoas simples da transamazônica como colonos, agricultores, pescadores, vendedores ambulantes, pequenos comerciantes, donas de casa e outros que transitam por lugares pitorescos no município de Rurópolis", declarou o delegado.

Com Raeudson Costa o criador da capa do livro

Desde o início as crônicas despertaram paixões nos seus leitores, que passaram esperar as publicações dos textos do delegado nas sextas-feiras no blog local, e com o passar do tempo o escritor passou a ter um elo afetivo e um compromisso com seu público fiel que gostava de ser visto nas histórias contadas.

“A vida no interior é retratada por narrativas encantadoras dotadas de uma linguagem acessível com conteúdo eclético, divertido, emotivo e  títulos curiosos misturando doses de fantasia a realidade” ressaltou a advogada Eliane Vieira dos Santos, quem prefaciou o livro.

Passados os anos, em pleno 2024, o regionalismo das crônicas permanece com grande aceitação popular.

Fila para receber o autógrafo do autor

“A crônica é algo que quer negar aquilo que o tempo pode corroer, e o que realmente pode vencer o tempo? É a beleza das crônicas que perpetuam no tempo” pontuou Benilton Cruz, professor do curso de Letras da Universidade Federal do Pará.

A obra foi lançada oficialmente no dia 10 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores, em Rurópolis, no dia do aniversário de emancipação política da cidade, como apoio de vários seguimentos da sociedade que valoriza e incentiva a produção literária e cultural no município.

O evento foi um marco no município, considerado acolhedor e diferente contando com pessoas de vários seguimentos da sociedade, de diversas idades, residentes na zona rural e urbana.

O professor convidou...

O curioso que estiveram presentes os personagens da vida real, as pessoas que inspiraram as histórias contadas, além de escritores e poetas locais, professores, alunos, servidores públicos, figuras públicas e políticas, policiais civis e militares, que foram presenteados com o livro. 

O povo compareceu ... (vídeo crédito ASCOM/PMR)

Alguns exemplares vão ficar disponíveis à venda em uma livraria de Belém, mas a grande maioria será distribuída em universidades e poderá ser mais uma ferramenta a ser utilizada nos debates acerca do tema.


VEJA MAIS FOTOS CLICANDO NO LINK ABAIXO 👇👇👇👇👇

terça-feira, 14 de maio de 2024

PARENTES E AMIGOS ACOMPANHARAM O EX VEREADOR E VICE PREFEITO MILTON ZANETTI À SUA ÚLTIMA MORADA.

Muita emoção na hora da despedida final

Emoção dos filhos na despedida

Hoje Rurópolis amanheceu triste, com pesar da perda de mais um pioneiro e uma pessoa ilustre e respeitada por todos e que muito contribuiu para o desenvolvimento deste município.  MILTON LUIS ZANETTI oriundo do Estado do Rio Grande do Sul, chegou ao Estado do Pará, juntamente com a sua esposa Judith, no ano de 1979. Residindo na região de Placas, ele foi agricultor e professor. Em julho de 1981 a família veio para Rurópolis. O Milton continuou como professor. Logo depois passou a ser supervisor de todas as escolas do município de Rurópolis e Placas. Exerceu ainda o cargo de Secretário Municipal de Educação, sendo o primeiro secretário de Educação do nosso município. Posteriormente entrou para a vida política, onde foi Vereador, Presidente da Câmara e Vice-Prefeito.

Infelizmente, depois de muito lutar pela vida, haja vista, estar doente desde o ano de 2001, hoje, na madrugada deste dia 14 de maio de 2024, veio a falecer.

Filhos, genros, netos e amigos emcionados no último adeus

Centenas de pessoas foram até a sua residência, levando o pesar para a família enlutada, e às 18:00 horas, saíram em cortejo até sua última morada. O dia, foi de muita tristeza e as emoções afloraram em lágrimas, tanto dos familiares, como dos amigos presentes.

Não há dor maior do que ter de dizer adeus aos que amamos. Nem há saudade tão eterna como aquela que nasce com o luto. Por isso oro a Deus para que lhes concedam confortos e forças nesta hora tão difícil. Recebam as minhas sinceras condolências.

E essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna… Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor. Não que essa pessoa será esquecida, porém a dor vai aliviando, aliviando até uma hora ela permanecer apenas nas suas lembranças, no seu pensamento, e aí essa pessoa querida vai ter apenas um nome: SAUDADE!

Tlanslado até o cemitério
VEJA MAIS VÍDEOS E MUITAS FOTOS, CLICANDO NO LINK ABAIXO👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇

NESTA MADRUGADA, MILTON ZANETTI FEZ A VIAGEM ETERNA

Milton e sua familia - momento para guardar na lembrança

Milton e sua esposa

Infelizmente, mais um amigo, e desta vez vizinho, fez a viagem sem volta. Infelizmente, começamos o dia com essa triste notícia, e avisamos aos parentes e amigos o falecimento de MILTON LUIS ZANETTI.

Milton Luiz Zanetti oriundo da cidade de Tenente Portela, no Estado do Rio Grande do Sul, chegou no Pará no ano de 1979, juntamente com seus familiares e foram residir em uma comunidade rural chamada Lagoa Grande, no município de Placas, onde por dois anos, trabalhou como Professor, naquela região. Em julho de 1981 a família veio para Rurópolis. O Milton continuou como professor. Logo depois passou a ser supervisor de todas as escolas do município de Rurópolis e Placas. Exerceu ainda o cargo de Secretário de Educação, posteriormente entrou para a vida política, onde foi Vereador, Presidente da Câmara e Vice-Prefeito.

Em 2001, começaram os problemas de saúde. Em 2006 Milton voltou a dar aulas no Ensino Médio na Escola Eurico Valle e em 2009 afastou-se e aposentou como professor nível superior.

Em 2012 voltou a agravar a sua doença, fez várias cirurgias complicadas, mais sempre ficaram as sequelas.

Infelizmente, nesta madruga do dia 14 de maio de 2024, veio a falecer, após sofrer umas complicações e apesar de ser levado imediatamente para o hospital, veio a falecer.

Milton Luiz Zanetti, deixa esposa, quatro filhos, e dois netos.

NOSSOS SINCEROS SENTIMENTOS À FAMILIA ENLUTADA. FORÇA E FÉ!

EM TEMPO: Logo mais estaremos informando o local do velório e posteriormente o horário do sepultamento.