sábado, 30 de julho de 2022

DANIELA SCALABRIN É A VENCEDORA DO CONCURSO RAINHA DO CACAU 2022.


Secretário Municipal de Agricultura Carlos Nascimento Meurer, Elizandra Scalabrin e as 
concorrentes ao titulo de RAINHA DO CACAU

Primeira Dama, senhora Maria Padilha, com as três primeiras colocadas

Secretário Regional do Governo, Alexandre Maduro,
com a Secretária municipal de Finanças Patrícia Cavichioli

Ontem, dia 29 de julho de 2022, sexta feira, teve inicio a programação do III FESTIVAL DO CACAU DO MUNICÍPIO DE RURÓPOLIS.  O evento, com a programação para dois dias (29/30), iniciou com uma vasta programação, que iniciou às 09:00 horas, com a abertura feita pelo Secretário Municipal de Cultura, Carlos Nascimento Meurer, e posteriormente o Promoter Anderson Amorim, chamou as autoridades para a formação da mesa. Após a consideração de algumas autoridades, foi iniciado a programação, obedecendo o roteiro já pré-estabelecido.

O Técnico da EMATER, Maxweel Furtado, fez uma explanação com o tema Calagem e adubação da cultura do cacau; posteriormente o Gerente do SICREDI, Tiago Napolitano, usou do tema SICREDI junto ao Produtor; em seguida, a palestra ficou por conta do Professor Adenomar Carvalho, representando a UFOPA, com o tema, manejo integrado de pragas em lavoura de cacau. Após a palavra do professor, os presentes foram liberados para um intervalo para o almoço.

Lucionila Pimentel, Diretora da Área Vegetal da ADEPARÁ

Na parte da tarde, o início se deu com a palestra do representante da ADEPARÁ, falando sobre a prevenção e monitoramento da monilíase do cacau; em seguida o Gerente do Banco da Amazônia, Júlio Cézar, que fez a sua orientação sobre o crédito; O TÉCNICO José Fábio dos Santos, do BANPARÁ, falou também sobre os produtos de crédito; O Técnico Álvaro Jean Sanches, da             CEPLAC, orientou em sua palestra, sobre a clonagem em cacaueiros.

Com o encerramento das palestras no primeiro dia, todos os presentes se dirigiram para a sede do Sporting Clube, onde foi realizado a visitação às barracas de vendas de produtos de cacau. Como foi acordado que a realização da disputa da quebra do cacau, ficasse para hoje, dia 30, todos foram descansar, para à noite participarem das apresentações cultural.

Danielly Wagner, coordenadora do curso de agronomia da
UFOPA, núcleo Rurópolis

Já à noite, a programação começou com a apresentação do Grupo Folclórico Beija-Flor Verde e Branco, oriundo de Fordlandia, levando o tema “Lenda do Cacau”.

Posteriormente, chegou a vez do CONCURSO RAINHA DO CACAU muito esperado pelas oito correntes e pelas torcidas e familiares das mesmas. As ansiosas candidatas foram: Nome: AMANDA SANTOS DURÃES, Idade: 13 anos, que teve como representatividade, o Chocolate, e foi patrocinada por Marciane Rodrigues – JOIAS DE LUXO; DANIELA DOS SANTOS SCALABRIN, Idade: 18 anos, Representatividade: Licor do Cacau, Patrocinadores: Unhas Studios S Vanessa Sanches, Rosana Sousa Designer de Sobrancelhas e micropigmentador;

Álvaro Jean Sanches, técnico da CEPLAC

JAQUELINE LOPES MOREIRA, Idade: 18 anos, Representatividade: Chocolate em pó, Patrocinadores: Loja Marbella, Professora Débora, Néis Assessoria Agropecuária; KALINE MARQUES DA SILVA, Idade: 19 anos ,Representatividade: Cacau; MARIANA SANTOS ROCHA, Idade: 16 anos, Representatividade: Amêndoa do cacau, Patrocinadores: Teles Pires Agropecuária, Alice Matias Designer; NAYANE RAISA LIMA DA SILVA, Idade: 16 anos, Representatividade: Geleia de Cacau, Patrocinadores: Studio Nilce Gomes; SABRINA KEMMELY ALVES OLIVEIRA, Idade: 15 anos, Representatividade: Bombom de Chocolate, Patrocinadores: Débora “unhas de Dé esmalteria”, SANDY LETÍCIA SANTOS LIMA, Idade: 15 anos, Representatividade: Manteiga de Cacau, Patrocinadores: Espaço Wanda Cardoso.

A Rainha do Cacau 2022, com seus familiares

Após muita dificuldade por parte dos jurados em fazer a escolha, devido a beleza das jovens candidatas, finalmente foi dado o resultado: A RAINHA DO III FESTIVAL DO CACAU EM RURÓPOLIS, É... DANIELA DOS SANTOS SCALABRIN, fincando como 1ª PRINCESA, SABRINA KEMELLY ALVES OLIVEIRA e 2ª PRINCESA, KALINE MARQUES DA SILVA.

Após o concurso, para fechar o dia com “chave de ouro”, foi realizada a festa dançante comandada pela banda “FORRÓ TURBINADO – O XOTE SWINGADO DO BRASIL”, que levou o entretimento aos presentes, até altas horas da noite.

"Estou muito feliz em poder realizar ese Festival, através da Secretaria de Agricultura, que tem como nosso Secretário, Carlos Meurer. Isso vem fomentar nosso município, trazendo divisas. Parabéns a todos os que estavam na direção e aos participantes. " Palavras do Prefeito Joselino TAKÁ Padilha.

Hoje (30), a Programação continua....

Texto de H. Marinho, informações Anderson Amorim e Elizandra Scalabrin, e fotos e vídeos, do repórter fotográfico mais bem pago da região, AROLDO ARAGÃO. Veja mais vídeos e muitas fotos, clicando no link abaixo.

DESTAQUE VIP DA SEMANA – AQUI VOCÊ É A HISTÓRIA – 5ª

Os VIPS DA SEMANA

Desde o dia 02 de julho de 2022, o blog Sem Polêmica, vem apresentando a matéria DESTAQUE VIP DA SEMANA – AQUI VOCÊ É A HISTÓRIA!

Essa matéria é uma iniciativa do repórter fotográfico Aroldo Aragão, e tem como objetivo homenagear as pessoas que se destacam ou tem uma história a contar. Todos os sábados, destacaremos cinco pessoas, onde contaremos um pouco da sua história e que serão os destaques do dia. As informações contarão também com participação da maquiadora e designe Marcia França, que dará sua colaboração. Essa é a quinta matéria, e hoje contamos com mais cinco VIPS: Renato Ferreira de Barros Neto – Advogado – Procurador Geral do Município; Kátia Cilene Dias Aguiar – Professora – Diretora da Escola Eurico Valle Ensino Médio; Abel Tavares Pacheco - Empresário; Andréia Maria de Santana – Professora – Diretora na Creche Municipal O Cantinho da Criança; e Plinio Tsuji Barros – Advogado – Defensor Público, atuando em Rurópolis e Santarém.

RENATO FERREIRA DE BARROS NETO

Natural de Santarém/PA (1976), filho de Renato Ferreira de Barros Filho e Ana Hardy Barros.

Mudou-se para Rurópolis ainda na infância com seus pais nos anos 70, cursou os primeiros anos da educação infantil na escola Abelhinha em Santarém, concluindo o ensino fundamental na escola Governador Eurico Vale, cursou o ensino médio na Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim/PE (1º ano) e na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal/PA, hoje IFPA (2º e 3º ano), onde concluiu o curso de Técnico em Agropecuária.

Possui dois filhos, Gabriel Silva de Barros (13 anos) e Maria Lúcia Silva de Barros (10 anos). Casado há 05 anos com Lenne Pereira, sendo seus enteados Ianathy Douglas - Ian (13 anos) e Heloisa Machado Isa (07 anos).

Trabalhou na Prefeitura Municipal de Rurópolis (Técnico em Agropecuária – 1994-1996), Prefeitura Municipal de Altamira (Auxiliar de Tesouraria – 1998-2001), ADEPARÁ (Fiscal Agropecuário - 2002-2003 – Santarém/PA), CREA (Fiscal Agropecuário – 2003-2004-Santarém/PA), Banco do Brasil (Gerente Geral – 2004-2014-Medicilândia/PA, Rio Maria/PA, Itupiranga/PA, Juruti/PA, Serra dos Carajás/PA, Parauapebas/PA e Juazeiro do Norte/CE), BANPARÁ (Técnico Bancário) 2015 – Santarém/PA,

Desde 2017, a convite do Prefeito TAKÁ, está na Prefeitura de Rurópolis na função de Procurador Geral do Município, acumulando ainda a função (sem remuneração) de Diretor Jurídico da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (AMAE/RURÓPOLIS).

Sendo o responsável pelas principais atualizações legislativas do município de Rurópolis, dentre eles o novo CÓDIGO TRIBUTÁRIO, o CÓDIGO DE OBRAS, o CÓDIGO DE POSTURAS o CÓDIGO AMBIENTAL e o novo CÓDIGO SANITÁRIO (ainda em análise na Câmara Municipal), além de outras importantes atualizações legislativas.

Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas do Tapajós – FIT, hoje Universidade de Amazônia - UNAMA. Pós Graduado em Direito Tributário e Direito Administrativo. Atualmente é Pós-Graduando em Prática em Direito Administrativo Avançada pela Faculdade IBMEC São Paulo e Instituto Damásio de Direito. Profissional Certificado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA – CPA-10.

Ainda em 2017 inaugurou em Rurópolis o Escritório Wentz e Barros Advocacia (2017/2021) e desde janeiro de 2022 inaugurou no mesmo endereço o Escritório Renato Barros Advocacia.

KÁTIA CILENE DIAS AGUIAR

Nascida em 30/03/1977 na cidade de Rurópolis, Estado do Pará, filha de Oton Rodrigues de Aguiar, agricultor e Maria José Moraes Dias, professora, foi moradora da Vicinal Transparaná durante seus primeiros 7 anos de vida, onde sua família possuía um lote rural e sua mãe trabalhava como professora de multisseriado. A partir dos 8 anos, passou a estudar na Escola Estadual de ensino Fundamental Governador Eurico Valle, ali fechou seu ciclo do ensino fundamental e médio, cursando o Magistério; aos 18 anos teve seu primeiro contrato temporário pela Secretaria de Estado de Educação, onde atuou por 12 anos, parte deles no GPADC – Grupo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, como também um contrato temporário pela rede municipal como professora de Matemática. Em 2001, tornou-se mãe de ERIC WÂNZELLER AGUIAR RODRIGUES, neste mesmo ano, conseguiu passar para cursar LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, pela UFPA em Santarém, onde em 2006 recebeu sua certificação; foi aprovada no Concurso Municipal e no Concurso Estadual, onde exerce a função de professora. Desde o ano de 2015 responde como GESTORA da Escola Eurico Valle Ensino Médio, desenvolvendo um trabalho, que tem como prioridade uma Educação de reflexão, em que os indivíduos envolvidos possam refletir sobre sua importância na sociedade.

ABEL TAVARES PACHECO

filho de agricultores imigrantes maranhenses (Senhor Misael e Dona Irany) que vieram na abertura da Transamazônica, na década de 70, nasci em 1974 na Vicinal da Mirasselva, à 55 km de Rurópolis, me criei trabalhando com meus irmãos na roça até aos 10/11 anos , quando mudamos pra cidade, e para ganhar um dinheirinho, vendia banana na rua, ou limpava quintais com o irmão; aos 14 anos comecei a trabalhar em farmácia, e com 19 anos fui morar em Itaituba, trabalhar com vendas externas, como representante comercial, área que me identifiquei e atuei por vinte anos, atuando em toda região Oeste do PA e no Amapá, e devido a ter adquirido hérnia na coluna, e ter passado por cirurgias, fui orientado a ficar parado por dois anos. Então em 2013, retornei a Rurópolis, e decidido então a aprofundar minhas raízes aqui.  Assumir ao negócio da Família, que é Farmácia, e em homenagem ao meu pai, coloquei o nome Mizael Farma, com a  missão de fornecer medicamentos e ajudar  a proporcionar qualidade de vida à população, com a visão de ser a Farmácia referência em atendimento, e sortimento na cidade, e sempre prezando pelos nossos valores que são ética, honestidade e empenhos pelos nossos clientes, parceiros e colaboradores ... Me sinto à vontade de dizer q tenho orgulho de ser desta "terra" Rurópolis, que amo tanto! Afinal, aqui adquiri minha família, e pretendo fazer minha parte para que seja sempre um bom lugar para se viver!

ANDRÉIA MARIA DE SANTANA

 Nasceu no Município de Rurópolis, Estado do Pará, em 17 de dezembro de 1979. Filha de Antônio Barbosa de Santana e Josefa Maria de Santana. Convive em União Estável com Ranildo Lima de Souza. Ela é mãe de dois filhos: Luígi Gabriel Santana Ribeiro (13 anos) e Ada Sofia de Santana de Souza(9 anos). 

É graduada em pedagogia e pós graduada em LIBRAS e Coordenação e Gestão Escolar. Já trabalhou de doméstica, trabalhou também  em lojas e  atua na área da Educação desde 2000; foi agente administrativo na escola Eurico Valle, Secretária Escolar na Escola Vila Nova, Agente Administrativo na Escola O Mundo da Criança e Diretora no Departamento de Cultura, Professora de Educação Infantil  na Escola O Mundo da Criança, em 2017 assumiu a função  de Diretora na CRECHE Municipal O Cantinho da Criança e exerce a função até os dias atuais.

Ela gosta de coisas simples, procura oferecer sempre o seu melhor.

Andréia Maria de Santana é católica com orgulho e costuma dizer que: "Quem trabalha com humildade e gentileza, deixa sempre saudades, e não alívio".

PLÍNIO TSUJI BARROS

Nascido em 30 de Agosto de 1978, prestes a fazer 42 anos, natural de Santarém, mas passei toda minha infância em Rurópolis. Sou casado com Simone Gomes Tsuji, com a qual tenho dois filhos, Lucas Takashi Gomes Tsuji e Yudi Gomes Tsuji Barros. Sou filho de Antônio Gilberto Ferreira de Barros, ele pernambucano, trabalha no INCRA e a minha mãe, a Catarina Tsuji, trabalhava na EMATER, ela já é falecida. Minha formação acadêmica começou na Escola Estadual de Primeiro e Segundo grau, Governador Eurico Vale, em Rurópolis, no período de 1983/1992. Já meu ensino médio, cursei na Escola Agro técnica Federal de Castanhal, no período de 1993/1995 me formando como técnico em agropecuária. E logo após a minha formação, tentei a faculdade. Inicialmente passei na UFPA em Belém, fiz o curso de serviço social, só que eu cursei dois semestres, foi do período de 1997/1998. Aí eu tranquei, e vim fazer o vestibular aqui na Faculdades Integradas do Tapajós que era a época, hoje é a UNAMA. Na época eu fiz o vestibular e passei e segundo lugar, e comecei a cursar o curso de direito. Foi do período de 1999/2003. Logo após a minha formação na faculdade, eu fui para Belém fazer o curso preparatório para a carreira jurídica. Nesse curso, ainda fiquei um ano e seis meses. Nesse curso nesse período que eu fiz o curso, eu fiz a OAB e passei para exercer a profissão de advogado. Nesse período, fiquei fazendo alguns serviços esporádicos como advogado, mas com o intuito sempre de passar num concurso. E comecei a estudar. Logrei êxito, e passei inicialmente em um concurso do INCRA, na função de analista, lotado na Superintendência de Santarém. Devido ter feito vários concursos, logo fui chamado para o INSS, posteriormente fui como advogado do ITERPA, mas não exerci, pois eu estava querendo a defensoria pública. Nesse período que eu estava trabalhando no INCRA houve a suspensão do concurso, mas aí o concurso retornou, aí eu fiz as prova e acabei passando, fiquei só aguardando chamarem. Quando chamaram eu pedi minha exoneração, e em julho de 1997, eu comecei a trabalhar na Defensoria Pública do Estado do Pará. Inicialmente eu iniciei em Prainha, mas fiquei vinculado ao pólo, que era Santarém. Como eu não me adaptei em Prainha, eu solicitei ao polo em Santarém que me deslocasse para o município de Rurópolis, e até hoje eu faço esse trabalho em Rurópolis e Santarém. Já estou há quinze anos na defensoria. Durante esse período, eu fiz uma pós graduação na ULBRA, mas não socializei, então tenho só uma pós-graduação em direito constitucional, mas ela é incompleta. Na carreira da defensoria a gente começa inicialmente na primeira instância, depois a gente vai para segunda instância e depois para terceira. Pelo meu tempo já de defensoria, né? Como eu tenho quinze anos de defensoria eu já poderia estar em Belém, mas como eu sempre tive um vínculo retribuição pela minha criação no município de Rurópolis, eu sempre pedi para ficar dando esse apoio. Hoje eu sou lotado em Santarém, eu sou o defensor mais antigo, e já estou na terceira instância, né? Hoje já mudou, é classe inicial, intermediária e final. Eu estou na classe final lotado aqui em Santarém na primeira defensoria cível, mas acumulando com a comarca de Rurópolis porque eu sempre tive esse compromisso aí, de dar um apoio para o município de Rurópolis e aí então eu a acumulação. Eu trabalho quinze dias em Santarém e quinze dias em Rurópolis. Atualmente meus filhos estão numa fase já de crescimento, então futuramente, eu não sei precisar ainda o tempo, mas que logo logo eu terei que vir em definitivo né? Para o município de Santarém. Isso daí é um grande pesar, porque eu não gostaria de abandonar a comarca de Rurópolis, mas isso já é um projeto já vem sendo pensado e sendo estudado e eu acredito que aí num curto ou num médio período eu deva estar fazendo essa transição e vindo em definitivo para o município de Santarém. Um grande pesar, pois eu tenho as raízes fincadas no município de Rurópolis, passei toda a minha infância, juventude, vida profissional, família, meus amigos, meus pais, todos moram no município de Rurópolis, e outrossim, tenho um vínculo muito grande com o município de Rurópolis. Tenho um verdadeiro amor pela cidade. Como eu estava falando, né? Minha esposa eu conheci no município de Rurópolis, meus filhos nasceram aqui no município de Santarém, mas vivem e estudam, fazem todas as atividades diárias, e o dia a dia deles, é no município de Rurópolis. Então, eles também, tem um muito grande pelo município. Quando eles vêm passar algum período aqui comigo em Santarém eles ficam logo querendo voltar aí para o município, onde podem brincar livres, aqui as crianças ficam mais presas, então elas preferem ficar aí no município de Rurópolis Falando mais um pouco aí da minha formação, né? Eu iniciei na Faculdades Integradas do Tapajós e logo no final, né? Até encerrando o meu curso, eu consegui fazer um estágio remunerado, na Procuradoria da República, no Ministério Público Federal, e foi aí que comecei a ter o sonho de passar em um concurso público. Porque eu comecei a receber, ser remunerado, ver que quem é concursado tem uma segurança jurídica, então eu comecei a me dedicar mais a passar em um concurso. Tinha aptidão para advogar, sempre foi meu anseio ser advogado, eu sempre quis ter uma segurança jurídica de num concurso e assim foi. E assim que eu me formei, eu fui para Belém, atrás de passar em um concurso, e graças a Deus eu logrei êxito com muito esforço, dedicação e tinha uma jornada de estudo muito forte, mas consegui passar, e tenho isso como uma vitória, pois vindo de um município carente, se hoje ainda temos dificuldades, imagine, né? Há quinze anos atrás, como não era as condições assim, venho de uma família de classe média baixa, né? Meu pai é funcionário público, minha mãe também era pública, então as dificuldades eram grandes, mas com força e dedicação consegui passar num curso. A defensoria inicialmente não tinha atrativo, os salários não eram bons e quando eu fiz o concurso ficou um período grande, sem fazer. A maioria dos defensores públicos eles eram contratados, eram outras modalidades. Então quando teve esse concurso, houve uma mudança muito grande, mas os salários ainda eram muito baixo. Com a política remuneratória, que nós fomos melhorando, e hoje a defensoria pública está num patamar melhor, mas ainda muito aquém, né, do Ministério Público e dos juízes, mas assim já houve um grande avanço, principalmente agora na gestão do governador Helder Barbalho, a defensoria está tendo uma revitalização, está tendo um upgrade muito grande graças ao governador Helder Barbalho.

O defensor público, eu costumo dizer, ele é um clínico geral, em todas as áreas praticamente ele é solicitado. O defensor ele atua, né? Como assim assistente na assistência judiciária gratuita, né? As pessoas que não tem condições de pagar um advogado, elas procuram um defensor público e o defensor ele atua no cível, no criminal, no consumidor, procura um defensor público. Aí fazemos também defesa administrativa, participamos de PAD, acompanhamento nas delegacias, etecetera, né? E a demanda ela é crescente, a defensoria pública hoje no município de Rurópolis, pela demanda populacional, deveria ter dois defensores; e como só tem eu, e ainda acumulando, fica um déficit muito grande assim para população. Aí quando eu vou para o atendimento, é lotado. Tem a limitação né? São dez atendimentos por dia, e mesmo assim fica um passivo muito grande de gente.

Vou deixar aqui, uma mensagem aos jovens, aos que estão iniciando na sua formação, que tenham sempre em mente os valores da família, que procurem desenvolver atividades sadias como o esporte, seria muito interessante se tivéssemos o apoio dos gestores, da sociedade, pois acredito que o esporte pode melhorar o cidadão. Se você tem um apoio e como encaminhar, só irá contribuir com a formação. O jovem no município, é o crescimento, se o município quer ter um desenvolvimento, quer crescer economicamente, politicamente, socialmente, ele tem que apostar nessa nova geração. Tem que haver atividades direcionadas, hoje também tenho uma outra visão, quando você estuda muito, passa a ficar muito cético, passa visualizar mais a ciência, esquecendo totalmente da religião e hoje eu tenho outra visão. Tenho certeza que a religião ajuda muito, principalmente no conforto espiritual, o que é muito importante em nossa vida. Essa mensagem que eu gostaria de deixar aos jovens. O conforto espiritual é muito importante em nossas vidas. Não deixem de frequentar as igrejas. E também que os jovens lutem sempre pela a educação ocupacional, pois a educação é a base de tudo. Se você quer crescer e ser alguém na vida, você tem que buscar na educação, pois só virá a colher frutos.

Nossos agradecimentos aos VIPS da semana, que atenderam nossos pedidos.


 

quinta-feira, 28 de julho de 2022

SEM POLÊMICA APRESENTA AS CANDIDATAS AO TITULO DE RAÍNHA DO III FESTIVAL DO CACAU NO MUNICÍPIO DE RURÓPOLIS

Candidatas ao título
 
Jhonatan e Elizandra, dois apoiadores e organizadores universitários da UFOPA, com as candidatas

Amanha, sexta-feira, dia 29 de julho de 2022, terá inicio o III TERCEIRO FESTIVAL DO CACAU, NO MUNICÍPIO DE RURÓPOLIS. De acordo com a programação, a abertura das festividades está programada para iniciar às 09:00 horas, nas dependências da Câmara Municipal com a presença de várias autoridades locais, regionais e estaduais. Durante todo o dia, haverá palestras, visitação às barracas de produtos oriundos do cacau, disputa da quebra do cacau, apresentação de grupos folclóricos, e o tão esperado e já tradicional momento, que é o CONCURSO DA RAINHA DO CACAU, quando várias jovens desfilam e se apresentam com roupas personalizadas e ficam ansiosas para saber, qual delas será a escolhida, para ostentar o titulo de RAINHA DO CACAU 2022. Após o concurso, o dia tem o encerramento, com uma grande festa dançante, com apresentação de artista consagrados na região. No dia 30, tudo recomeça. Palestras, abertura das barracas para a venda de produtos à base do cacau; concurso do melhor chocolate caseiro e licor de cacau, apresentações culturais e o encerramento novamente com a festa dançante.

Neste ano de 2022, oito lindas jovens, estarão disputando o cobiçado titulo de RAINHA DO CACAU 2022, e a seguir, faremos as apresentações das belas concorrentes:


Nome: AMANDA SANTOS DURÃES

Idade: 13 anos

Altura: 1,70 m.

Nome do Pai: Alirio Nunes Durães

Nome da Mãe: Silvanir Santos

Frase: “SÓ VAI DAR CERTO SE VOCÊ TENTAR”

Representatividade: Chocolate

Patrocinadores: Marciane Rodrigues – JOIAS DE LUXO


Nome: DANIELA DOS SANTOS SCALABRIN

Idade: 18 anos

Altura: 1,66 m.

Nome do Pai: Sérgio Luis Scalabrin

Nome da Mãe: Natalina dos Santos Scalabrin

Frase: “A HUMILDADE NÃO TE FAZ MELHOR QUE NINGUÉM, MAS TE FAZ DIFERENTE DE MUITOS”

Representatividade: Licor do Cacau

Patrocinadores: Unhas Studios S Vanessa Sanches, Rosana Sousa Designer de Sobrancelhas e micropigmentadora


Nome: JAQUELINE LOPES MOREIRA

Idade: 18 anos

Altura: 1,64 m.

Nome do Pai: Antônio Airton Moreira

Nome da Mãe: Jussara Lopes Moreira

Frase: “O SUCESSO NASCE DO QUERER, DA DETERMINAÇÃO E PERSISTENCIA EM CHEGAR A UM OBJETIVO”

Representatividade: Chocolate em pó

Patrocinadores: Loja Marbella, Professora Débora, Néis Assessoria Agropecuária


Nome: KALINE MARQUES DA SILVA

Idade: 19 anos

Altura: 1,60 m.

Nome do Pai: Paulo Soares de Souza

Nome da Mãe: Edicleia da Silva Marques

Frase: “A vida é um constante recomeço, não se dê por derrotado e siga adiante, as pedras que hoje atrapalham sua caminhada, amanhã enfeitarão a sua estrada”

Representatividade: Cacau

Patrocinadores:


Nome: MARIANA SANTOS ROCHA

Idade: 16 anos

Altura: 1,53 m.

Nome do Pai: Marcio Greik Ribeiro da Rocha

Nome da Mãe: Mercia Rosangela da Silva Santos

Frase: “VOCÊ PODE TER RESULTADOS OU DESCULPAS. NÃO OS DOIS”

Representatividade: Amêndoa do cacau

Patrocinadores: Teles Pires Agropecuária, Alice Matias Designer


Nome: NAYANE RAISA LIMA DA SILVA

Idade: 16 anos

Altura: 1,56 m.

Nome do Pai: Almir Nacimento da Silva

Nome da Mãe: Alcilene Silva Lima

Frase: “Não é a força ou a sorte, mas o empenho e a persistência que determinam o sucesso”

Representatividade: Geleia de Cacau

Patrocinadores: Studio Nilce Gomes


Nome: SABRINA KEMMELY ALVES OLIVEIRA

Idade: 15 anos

Altura: 1,60 m.

Nome do Pai: Valdeberto Miranda de Oliveira

Nome da Mãe: Tatiane Alves

Frase: “Não existe melhor motivação para realizar um bom trabalho, do que sentir paixão pelo que se faz”

Representatividade: Bombom de Chocolate

Patrocinadores: Débora “unhas de Dé esmalteria”


Nome: SANDY LETÍCIA SANTOS LIMA

Idade: 15 anos

Altura: 1,72 m.

Nome do Pai: Edvam Pereira Lima

Nome da Mãe: Alandia de Souza Santos

Frase: “A humildade eleva a sabedoria, e a simplicidade aumenta a beleza”

Representatividade: Manteiga de Cacau

Patrocinadores: Espaço Wanda Cardoso


FELICIDADES E UM ÓTIMO DESFILE A TODAS....

sábado, 23 de julho de 2022

FÁBIO LUCAS É O GRANDE CAMPEÃO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO NO ANO DE 2022 EM RURÓPOLIS

Prefeito Joselino Padilha, fazendo a entrega do troféu à equipe do FÁBIO LUCAS  a grande
 campeão do futebol ruropolense

Equipe do FÁBIO LUCAS - A GRANDE CAMPEÃ

Após vencer a equipe do Resenha, que todos diziam ser o favorito, a equipe do FÁBIO LUCAS FUTEBOL CLUBE torna-se o grande CAMPEÃO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO DE RURÓPOLIS NO ANO DE 2022.

Para chegar ao título de campeão, a equipe do Fábio Lucas Futebol Clube, passou por sete adversários. Venceu, perdeu, empatou, mas mesmo assim chegou a grande final, e apesar de ter sido derrotado por duas vezes em confrontos passados, pela equipe do Resenha, venceu a grande final, em um jogo duríssimo, que no tempo normal terminou empatado, mas conseguiu a vitória através das penalidades máximas. 

Equipe do Resenha - Vice Campeã

O CAMPEONATO RUROPOLENSE DE FUTEBOL 2022 teve o início nos dias 14 e 15 de maio, com a participação de 16 equipes, sendo 08 na zona Urbana e 08 da zona Rural. A premiação definida previamente, foi a seguinte: A premiação no geral foi de R$ 30.000,00, sendo R$ 10.000,00 para os campeões, e R$ 5.000,00 para os vices da Taça Cidade e Interior. E para a final do campeonato foram destinados R$ 20.000,00, sendo R$ 12.000,00 para o CAMPEÃO; R$ 6.000.00, para o Vice Campeão, e R$ 2.000,00, para o terceiro colocado.

O Campeonato, contou com a participação de 342 atletas, todos do município, já que a competição SÓ permitia atletas que residem no município há mais de 04 meses, ter o título eleitoral há mais de um ano do município, ou ser natural de Rurópolis. 168 atletas atuaram pelas equipes do Interior e 174 atuaram pelas as equipes da cidade.

Prefeito Joselino TAKÁ Padilha e Primeira Dama Maria Padilha
entregando o Troféu e o prêmio aos representantes da equipe do
Resenha

As partidas tiveram uma boa média de gols. Na cidade a média foi de 5,0 gols por jogo, total de 107. E no interior foi de 3,8 gols por partida, no total de 89 gols, sendo no geral 196 gols, não contando com a partida final.

Foram aplicados um total de 178 cartões amarelos, desses, 68 foram no interior, e na cidade, foram aplicados 115 cartões.

Já os cartões vermelhos foram 26, sendo aplicado 16 na Cidade e apenas no interior.

RESUMO DO JOGO DE HOJE – A GRANDE FINAL

O jogo foi bastante movimentado, as equipes se respeitaram bastante no primeiro tempo, mas tiveram algumas chances de gols, mas esbarravam nas boas defesas do goleiro do Resenha Jhonnata e Matheus do Fábio Lucas.

Patricia Cavichioli, entregando a plaqueta ao goleiro destaque

No segundo tempo as equipes voltaram mais ligadas e não demorou muito para o Fábio Lucas FC abrir o placar. Foi em uma cobrança de escanteio, o goleiro fez uma grande defesa, mas no rebote o Fábio Lucas abriu o marcador aos 15 minutos do segundo tempo. Para o Resenha, só restava ir ao ataque em busca do gol do empate. Tentou 1,2,3,4,5 até que Iverson, que acabara de entrar, deixou o placar igual, e assim finalizou a grande final, que foi definido na penalidade máxima.

Nas penalidades a equipe do Fábio Lucas foi mais feliz e saiu vencedora pelo placar de 3 a 2.

O Melhor goleiro do campeonato foi MATHEUS do Fábio Lucas

GEYBSON foi artilheiro com 12 gols, e Craque do Campeonato Ruropolense 2022.

Prefeito, Secretários e Vereador, entregando o Troféu e Prêmio
aos representantes do Palmeiras

A partida contou com a grande atuação dos árbitros santarenos, sendo eles: Árbitro Central Erlisson Andrade; Árbitro Assistente 1, Nadilson Pereira; Árbitro Assistente 2, Geovan Parentins. O quarto árbitro, foi o ruropolense, Jailton Bonfim.

O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO DE RURÓPOLIS 2022, foi uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – SEMECD, sob a organização e responsabilidade da Diretoria de Esporte, que tem como titular o senhor Ozimar Ferreira, o “Grande” e sua equipe de trabalho, como também da LER – Liga Esportiva de Rurópolis, que tem como Presidente, William Araújo, com o apoio total da Prefeitura, através do gestor municipal Joselino TAKÁ Padilha.

Vale ressaltar, que o jogo foi transmitido ao vivo para o Brasil e para o mundo, através da Rádio FM Transamazônica e pelo site A Princesinha.

Equipes perfiladas para entoar o Hino Nacional

Informações de Ozimar Ferreira, texto, fotografias e vídeos H. Marinho - VEJA MAIS FOTOS E VÍDEOS, CLICANDO NO LINK ABAIXO 👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇

DESTAQUE VIP DA SEMANA – AQUI VOCÊ É A HISTÓRIA – 4ª

Desde o dia 02 de julho de 2022, o blog Sem Polêmica, vem apresentando a matéria DESTAQUE VIP DA SEMANA – AQUI VOCÊ É A HISTÓRIA!

Essa matéria é uma iniciativa do repórter fotográfico Aroldo Aragão, e tem como objetivo homenagear as pessoas que se destacam ou tem uma história a contar. Todos os sábados, destacaremos cinco pessoas, onde contaremos um pouco da sua história e que serão os destaques do dia. As informações contarão também com participação da maquiadora e designe Marcia França, que dará sua colaboração. Essa é a quarta matéria, e hoje contamos com mais cinco VIPS: Peris e Júlia Moura – Empresários; Iris Gerhardt – Secretária Adjunta da SEMSA; Samara Contente Silva - Engenheira; e Carolaine Silva Luz – empresária.

PERIS & JULIA MOURA

PERIVALDO MOURA FERREIRA, conhecido no meio empresarial como “PERIS MOURA”, residente em Rurópolis desde janeiro de 1996, ou seja, a 26 anos, veio como funcionário, gerente de uma loja de confecções, conheceu a então vendedora JÚLIA, moradora desde sua infância neste município; trabalharam juntos por quase dois anos, se envolveram, se apaixonaram, e hoje casados, decidiram seguir unidos, não só na vida conjugal, como também na vida empresarial.  Empresários no seguimento de confecções, pais de um lindo casal, Lorran Moura, 24 anos, formado em agronomia e Klicia Moura, com 20 anos, cursando faculdade de odontologia, Peris e Julia seguem trabalhando e ajudando no desenvolvimento dos municípios de Rurópolis e Placas, fortalecendo o comércio e gerando empregos, demonstrando, mas que nunca, que a união faz a força. Juntos abriram sua primeira loja aqui no município, em seguida, sua segunda loja no município vizinho (Placas). Hoje com 3 lojas de confecções, se declaram apaixonados por Rurópolis, principalmente em seus igarapés e suas variadas fontes de águas, tornando o município, um dos mais ricos da Transamazônica, no fornecimento de lazeres, em banho naturais, acolhendo visitantes de toda região. Nossos agradecimentos ao povo de Rurópolis e Placas, pelo acolhimento e carinho que vem demonstrando ao grupo e família VESTYBEM.

ÍRIS GERHARDT

- Origem:

     Nascida aos anos de 1969, natural de Alecrim - Rio Grande do Sul, filha de Hugo e Ela Gerhardt. Migrou para o estado do Pará aos 12 anos de idade, junto a sua família, mais precisamente no ano de 1981, morando na Comunidade Flor da Selva e exerceu atividade rural até o ano de 1994.

- Família:

     Casada com o senhor Dionísio dos Santos, mãe de Fernando e Fabrício, avó de Thaylla e Sophie.

- Formação:

     Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Govovernador Eurico Valle deste município e, atualmente, cursa Gestão Pública na UNOPAR.

- Profissão:

     Em virtude de aprovação em concurso público em 2005 assumiu o cargo de Agente de Combate às Endemias. De 2017 até o momento desempenha a função de Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Rurópolis - SEMSA.

SAMARA CONTENTE SILVA

Nascida em Belém do Pará, em março de 1988, filha de Maria Arlete Braga Contente Silva e Marcelino dos Santos Silva.

Trabalhei em muitos lugares. Desde cedo sempre ajudei meus pais com vendas. Trabalhava junto com eles em vários empreendimentos, desde lojas a armarinhos. Porém, eu nunca deixei de estudar. Sempre fui uma menina muito sonhadora e amante de livros! Sonhava em trabalhar e me formar um dia. Estudei parte do meu ensino fundamental em escola pública e todo meu ensino médio em escola pública. Terminei meu 3º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Avertano Rocha, no Distrito de Icoaraci, Cidade de Belém, Estado do Pará. Distrito ao qual passei grande parte da minha infância, adolescência e parte da minha vida adulta.

Fui aluna bolsista no Cursinho Universo e com muita luta passei em 2008 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no Curso que sempre sonhei em me formar, em Engenharia Sanitária e Ambiental. Me formei em Engenharia Sanitária e Ambiental em Dez/2012 na Universidade da Amazônia (UNAMA). E em depois decidi estudar engenharia civil e me formei em agosto/2017 na mesma Universidade. E, atualmente, sou pós-graduada em Engenharia de Saneamento Básico e Meio Ambiente pelo INBEC.

Em 2017, casei e vim morar em Rurópolis. Em 2019 me tornei mãe de um menino chamado Nicolas Silva Sousa, e aqui em Rurópolis ele nasceu, e esse foi o dia mais feliz da minha vida.

Fui católica por muitos anos até que em 2015 tive a oportunidade de conhecer a palavra de Deus por meio de irmãos da igreja adventista do 7º dia e me batizei, igreja esta que congrego até os dias de hoje.  

Além de ter sido aluna bolsista no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Núcleo de Pesquisa em meio ambiente (CNPQ) também tive a oportunidade de trabalhar em vários locais durante o período em que cursei faculdade de engenharia Sanitária e ambiental/engenharia civil e após me formar nestes cursos: na SUDAM, no Laboratório da UFPA/GPHS, no Escritório de Consultoria e Projetos de Engenharia, na MB Capital, na Construção do Hospital Porto Quality e na SECAD Consultoria. Já em 2021, no segundo mandato do Prefeito Joselino Padilha, Taká, por conta da minha formação acadêmica e expertise na área do saneamento, fui convidada por ele para assumir a Presidência da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (AMAE/RURÓPOLIS).

CAROLAINE SILVA LUZ

Proprietária da LOJA URBANA CHIC

Filha de Rosimar santos Sousa e Genival Rodrigues da Silva

Nascida e criada em Rurópolis

Concluiu o ensino médio na escola estadual Eurico Valle no ano de 2015, aos 17 anos

 Formada em Gestão Pública pelo SEBRAE/RURÓPOLIS

Começou empreender aos 16 anos vendendo roupas e acessórios femininos

Em 2019 abriu sua loja física

E Mamãe da LAÍS

Nossos agradecimentos aos VIPS da semana, que atenderam nossos pedidos.