sexta-feira, 27 de agosto de 2021

ESTÃO JOGANDO RESTOS DE ANIMAIS NO IGARAPÉ...

Situação em que se encontra as margens do Igarapé

A impunidade, realmente faz acontecer, faz infrações em todas as áreas. As pessoas fazem, porque estão na certeza que nada irá acontecer. Há dias que venho recebendo denuncias de pessoas que passam, e que ficam admirados com a quantidade de urubus sobrevoando o local. Esse local fica à Rodovia Transamazônica, aproximadamente no km 157, área de jurisdição deste município de Rurópolis, ficando entre a entrada da Vicinal Transparaná e Águas Frias. Conforme o informante, onde tem uma ponte de concreto, que ainda não está sendo usada. As denuncias são, de que pessoas estão jogando restos de animais no Igarapé que fica naquele local. As pessoas informam ainda, que diariamente essas pessoas estão usando as águas do Igarapé, para desovar restos de animais. É obvio que essa ação, está poluindo o igarapé, que é conhecido como “IGARAPÉ DO BAL”. Vale ressaltar, que logo abaixo, há um balneário, aonde as pessoas vão para se refrescar e se divertir, e muitas vezes, nem sabem o que está acontecendo logo acima.

Em atenção às informações acima, solicitamos às autoridades competentes, principalmente a SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – SEMMA que tem como titular o Secretário Marciano Lira de Almeida, para que dentro de suas possibilidades, possa checar a veracidade das informações e que venha a ser confirmada, que as providencias, sejam tomadas. Além da Lei Municipal, tem a Lei nº 9.605/98 – Lei dos Crimes Ambientais.

Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais: Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

EM TEMPO: Nas margens da rodovia que passa atrás da sede da AAR, também, é direto encontrar restos de animais e os urubus fazendo a festa.



sexta-feira, 20 de agosto de 2021

A QUEM INTERESSAR POSSA...

A empresa J FILHO CUNHA DE OIVEIRA – ME, CNPJ: 14.005.191/0001-99 torna público que requereu à Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA a Licença Ambiental Modalidade Licença de Operação sob protocolo n° 0018/2021, para atividade de Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas. Localizada à Avenida Dos Imigrantes nº 72, Centro, município de Rurópolis – PA.



sexta-feira, 13 de agosto de 2021

AAR - ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA RURÓPOLIS LANÇA EDITAL PARA ELEIÇÃO DIA 5 DE SETEMBRO QUANDO ELEGERÁ NOVOS DIRETORES.


A Associação Atlética Rurópolis - AAR, Clube tradicional do município de Rurópolis, Oeste do Pará, está convocando seus associados para participarem de Assembleia Geral Extraordinária que elegerá uma nova direção da Associação para dois anos de mandato. A convocação é feita pela Comissão Eleitoral eleita para coordenar a eleição.




quarta-feira, 11 de agosto de 2021

RURÓPOLIS PARTICIPA DE OFICINA DO PROGRAMA TITULA BRASIL

Equipe do INCRA  - SR-30 

Jeckson Cervinski, Eder Baségio e Elias Santos

Servidores que vão compor os Núcleos Municipais de Regularização Fundiária (NMRF) de 21 cidades da região do Oeste do Pará participaram de oficina do Programa Titula Brasil, dentre eles os representantes de Rurópolis, Éder Baségio e Jeckson Cervinski, que estão coordenando a implantação do Núcleo neste município. O coordenador Éder Baségio, disse que a capacitação foi importante e necessária, para que todos se aprofundassem mais, no objetivo e metas emanadas pelo Programa. Jeckson Cervinski disse que a capacitação atingiu seu objetivo e que com certeza, todos se sentem mais seguros, após as orientações e esclarecimentos recebidos.

Bruno Afonso, Coordenador Geral do Programa

O evento aconteceu, de 3 a 5 de agosto, em Santarém (PA), organizado pela regional do INCRA no Oeste do Pará com a presença de representantes da Sede. Os servidores municipais esclareceram dúvidas sobre o programa e usaram as soluções eletrônicas utilizadas nos trabalhos de regularização de parcelas em assentamentos e de posses em áreas públicas federais. O número de participantes foi restrito a dois por município, a fim de manter o distanciamento e o isolamento necessário para evitar contaminações por covid-19.

A oficina abordou os procedimentos e as rotinas da parceria entre o INCRA e os municípios no Programa Titula Brasil. Foi realizado o repasse de orientações gerais sobre a titulação, a apresentação do plano de trabalho e o planejamento de atividades, demonstração dos sistemas utilizados e formas de acesso, e treinamento do Sistema Nacional de Supervisão Ocupacional (SNSO).

Engenheiro Agrônomo Cícero Martins Barreto 

O primeiro dia da programação foi para a exposição do Programa Titula Brasil: fluxo de procedimentos, balanço das adesões no estado, acesso aos sistemas, curso da ENAGRO, atuação dos coordenadores do NMRF e do INCRA, orientações sobre o SIGEF Titulação e os aplicativos Titula Brasil e SNSO. No segundo dia, os participantes visitaram e realizaram vistoria em duas posses em glebas públicas federais e em dois assentamentos do INCRA na região. Já o terceiro dia foi reservado para esclarecer dúvidas sobre o programa, estudo de casos e outros assuntos relacionados.

Dos 29 municípios da região Oeste do Pará, 22 já aderiram ao Programa Titula Brasil e na oficina participaram representantes de 21 deles, que são: Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Senador José Porfírio, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.

Equipe do INCRA/Santarém

Além dos representantes das prefeituras paraenses, participaram também o coordenador-Geral de Regularização Fundiária da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (SEAF/MAPA), Alex Santos Lustosa de Aragão, o diretor de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do INCRA, Giuseppe Serra Seca Vieira, a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Titula Brasil, Thaís Silva Nogueira, o coordenador do Programa Titula Brasil na Regional, Bruno Afonso Bezerra Lima, e o superintendente regional, Francisco de Sousa.

Leia mais sobre o Programa Titula Brasil.

Texto, INCRA/OESTE DO PARÁ com adaptação de H. Marinho - Fotografias ASCOM/TB/RUR - Veja mais fotos clicando no link abaixo👇👇👇👇