terça-feira, 14 de maio de 2019

APÓS 28 ANOS DE ESPERA, BAIRRO DO LEITOSO GANHA SUA UNIDADE DE SAÚDE.

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA MARIA DE LOURDES DOS SANTOS 
Família da homenageada
A construção da Unidade de Saúde do Bairro do Leitoso foi uma reivindicação da comunidade há 28 anos, sendo documentada e encaminhada para Câmara de Vereadores de Rurópolis no início da década de 90, porém, somente em 2013 foi submetido e enviado o projeto para o Ministério da Saúde para sua construção. Em 2013 o recurso foi liberado via Programa de Aceleração do Crescimento, a obra foi iniciada em fevereiro de 2014 e deveria ser concluída em 180 dias, porém foi concluída somente no dia 10 de maio de 2019, e no dia 12 foi inaugurada e entregue a população do Bairro do Leitoso, como presente do “Dia das Mães”. O NOME MARIA DE LOURDES DOS SANTOS foi proposto pela comunidade, aprovado pelo Conselho de Saúde e na Câmara Municipal, como requerimento do vereador Robson Alves. 
Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira
Fernanda Cardoso com as crianças parentes
da homenageada
Prefeito Joselino TAKÁ Padilha

Dona Nonata, como era conhecida popularmente, chegou ao Bairro do Leitoso em 1975  sendo uma das pioneiras da comunidade e sempre envolvida nos movimentos sociais em busca das melhorias para população ruropolense (veja sua Biografia clicando abaixo). A Unidade funcionará com território de abrangência sendo o Bairro do Leitoso e toda zona rural do município habitante da Transamazônica (e suas vicinais) no sentido Rurópolis-Placas. A UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA MARIA DE LOURDES DOS SANTOS conta com ampla Recepção, Consultórios Odontológico, Médico e de Enfermagem, Sala de Vacina, Sala de Emergência, Observação, Sala de Acolhimento, Brinquedoteca, Arquivo, Farmácia, Sala de Reunião, 
Placa de 03 de fevereiro de 2014
Sala da Administração, Sala de Esterilização, Expurgo, Depósito de Material e copa.  A Unidade está totalmente equipada e atenderá de segunda a sexta feira, com consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, vacinas, atendimentos de emergência, além dos atendimentos da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família- NASF que conta com Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Educador Físico, entre outros. A Prefeitura Municipal agradece a todas as equipes envolvidas para conclusão deste sonho, inclusive agradece a família da Dona Nonata por toda atuação e luta que a mesma teve em prol do Bairro e da população de Rurópolis. VEJA A BIOGRAFIA COM FOTOS DA SENHORA MARIA DE LOURDES, VÁRIOS VÍDEOS E MUITAS FOTOS, CLICANDO ABAIXO.
Informações: Enfermeira Fernanda Cardoso – Secretária Municipal de Saúde – Fotografias e Vídeos: Paulino Magno e Aroldo Miranda.






MARIA DE LOURDES DOS SANTOS
*    31/ 08  / 1951
                                                  +   26/10  /2011                                                    
BIOGRAFIA
Maria de Lourdes dos Santos (conhecida por Nonata) nasceu em 31 de agosto de 1951 no município Uruçuí Estado do Piauí, filha de Maria Senhorinha da Conceição e Justino Martins dos Santos. Vivia sob a guarda apenas de sua mãe até os 9 anos de idade com mais dois irmãos, mas ficou com esta idade, órfã de mãe. Seu pai Justino, sabendo da notícia do falecimento da mãe de seus filhos, passou a cuidar dos mesmos. Quando criança, não teve oportunidade de frequentar escola, por conta de não haver escola e muitas dificuldades que impediam de estudar. Porém, seu pai contratou uma professora para alfabetizá-la, e Maria de Lourdes aprendeu a ler com a tradicional cartilha. Ela lia muito bem, compreendia o que lia, porém apresentava dificuldades na escrita. 
           Em 1967, casou-se com José Benones Brito na Igreja de Santo Antônio na cidade de Pequizeiro, estado de Goiás. Deste matrimônio nasceram sete filhos: Nereide Brito dos Santos, Marineide Brito dos Santos, Luzineide Brito dos Santos, Francisco de Assis Brito dos Santos, Fanceildo Rainério Brito dos Santos, Luzilvandra Brito dos Santos e Danielle Santos Brito.
            Maria de Lourdes foi uma mãe e esposa muito dedicada. Por alguns anos residiu na Vila Alacilândia, no Município de Conceição do Araguaia Sul do Estado do Pará. Seu esposo trabalhava em uma firma. Depois de alguns anos ficou desempregado. O casal, preocupado com o bem-estar e o futuro de sua família, perceberam que a única solução era buscar outro lugar que pudessem residir e criar seus filhos.
1975- Viajaram com destino a Transamazônica, foram acolhidos pelo casal, Valdomiro e Domingas que moravam em uma vicinal. Após alguns meses, mudaram para um barracão na beira do Rio Leitoso com mais cinco famílias sendo que, neste local já havia oito famílias habitando. Dois anos se passaram, a população aumentou e o Leitoso com o tempo tornou-se o primeiro bairro da cidade de Rurópolis, cidade que foi inaugurada apenas com um conjunto habitacional do INCRA.
Em 1979, Maria de Lourdes sem muito conhecimento formal, mas com muito conhecimento de mundo, apoiou o esposo que assumiu a pasta de Delegado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e permaneceu durante nove anos.
No ano de 1980, foi criado o Movimento de Mulheres Sindicalistas. Maria de Lourdes foi à coordenadora do movimento de mulheres com representação de três municípios, Placas Itaituba e Santarém- PA. Ainda neste ano, fundou-se a comunidade Religiosa no Bairro Leitoso e os primeiros celebrantes foram os catequistas: Miguel Furtado, José Galdino, Dona Rita e Dona Rosa. A partir daí ficou como representante Maria de Lourdes, com ajuda de uma equipe composta por quatro membros: Professora Eunice, Professora Antônia, Raimundo Belo e Gonçalinha. Em 17 de fevereiro de 1981 foi celebrada a primeira missa na comunidade pelo frei Roberto Shiming.
Maria de Lourdes por ser agricultora levava uma vida humilde. As dificuldades eram constantes, cuidava dos filhos em casa, mas também trabalhava na roça com esposo e costurava para complementar a renda da família, enquanto estes iam crescendo. 
Maria de Lourdes tinha em sua essência uma mulher firme e forte, assim construiu sua história. Sonhava com dias melhores e com muita sabedoria administrava seu tempo em favor do bem social e da família. Com a equipe religiosa estruturada passaram a fazer reuniões para reivindicar pessoalmente e através de documentos as melhorias para o Bairro Leitoso, bem como: Escola, água, energia, linhas telefônicas e o tão sonhado Posto de Saúde. Maria de Lourdes participava de reuniões das pastorais, com participação ativa na catequese. Atuou como Presidente do Partido dos Trabalhadores e o seu primeiro compromisso foi com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rurópolis- Pará, onde foi de vice – presidente, dando apoio ao Presidente Celito Dalabrida.
Do ano de 1992 a 1995, Maria de Lourdes assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por dois mandatos foi eleita através de votação dos sindicalistas.
Em 1994, fundou-se o Conselho de Saúde e Maria de Lourdes participou como representante do Sindicato.
 Após o mandato de presidente do STR, surgiu uma secretaria da Previdência social dos Trabalhadores Rurais de Rurópolis e Maria de Lourdes passou a ser funcionária dessa secretaria. Era muito querida pelos idosos pelo carinho, atenção e informações prestadas a eles, viabilizando as aposentadorias à quem tinham direito.
            Mulher de uma honestidade e sabedoria admirável demonstrava em seus discursos e nas suas decisões, no seu coração reservava tudo que um ser humano deve ter de mais valioso: lealdade, respeito, afeto e carinho por todos que o cercavam, vizinhos, compadres e amigos. Muito acolhedora, sempre teve um prato de alimento a mais para uma visita e dizia eu só posso oferecer o que tenho hoje.
Maria de Lourdes sem sombra de dúvida soube desempenhar com esmero e com compromisso o seu papel na família e na sociedade, deixando o exemplo de uma cidadã que lutava por direitos, mas também cumpria seus deveres, deixando saudades para aqueles que a conheceram e conviveram com ela.



































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário