domingo, 23 de setembro de 2018

NEGÃO... VÁ COM A BENÇÃO E A PROTEÇÃO DO SENHOR NOSSO DEUS. QUE ONDE ESTIVERES QUE ELE ESTEJA SEMPRE CONTIGO...

Padre Jean Paul em sua Homilia
Ontem, dia 22 de setembro, participamos da última celebração (pelo menos por enquanto) realizada pelo Padre Jean Paul. Padre Jean Paul, chegou a nosso município no ano de 2011, e amanhã, dia 24, estará fazendo sete anos em nossa região. Nos últimos anos estava exercendo a função de Pároco do município e vinha realizando um ótimo trabalho, e é muito benquisto por todos aqueles que tiveram o privilégio de realmente conhece-lo. Infelizmente, pelas normas e regulamentos de sua irmandade, terá que partir, e prestar serviço em outro lugar, haja vista, o rodízio, o qual é necessário o revezamento alternativo. Padre Jean, espero que sejas muito feliz em sua nova casa, e abaixo, deixamos uma mensagem, que devido a nossa ignorância, tivemos que colar do Google e adaptá-la para a ocasião:
Padre Joãozinho e Padre Jean Paul
Caríssimo Padre Jean Paul,
Muitas vezes somos surpreendidos por fatos que acontecem em nossas vidas independentes de nossa vontade ou desejo. Porém quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceita-los, pois faz parte dos desígnios de DEUS.
As vésperas de completar sete anos, tivemos a graça da sua presença em nosso meio. E lhe somos profundamente agradecidos por isso.  O senhor nos liderou e participou conosco em várias realizações da nossa paróquia.
Realizamos inúmeras festas comemorativas dos padroeiros das comunidades da nossa paróquia, que além de serem momentos de congraçamento, estreitaram e reforçaram os laços entre as várias comunidades e todos os componentes da paróquia. 
Recebendo presente da senhora Divina
Além disso, estes momentos inesquecíveis nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristãs.
Todas essas realizações, já seriam suficientes para gravar eternamente o seu nome na história desta Paróquia. Porém estas não foram suas maiores conquistas.

E o senhor Padre Jean Paul, foi durante vários anos nosso pároco, e de uma forma bem especial recordou-nos como é difícil ser um cristão autêntico, nos dias atuais, e exortou-nos a conhecer, praticar e preservar os rituais e mandamentos da Igreja, em nossa vida cotidiana, e nos encorajou para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho.
No 0800
Dotado de um grande carisma espiritual, aproximou-nos mais de Deus na Sagrada Eucaristia. Ensinou-nos a participar de cada missa como se fosse a nossa primeira e última missa. E pelo seu exemplo, dedicação, paciência, persistência, tal como Bom Pastor, buscou e resgatou várias ovelhas que andavam dispersas e longe da Igreja.
Sua maneira de ser e agir aproxima as pessoas e nos faz sentirmos iguais e irmãos. Padre Jean, Deus coloca pessoas em nossas vidas, que agem como anjos, mostrando o caminho que devemos percorrer. Saiba que para muitos desta paróquia que passaram por momentos difíceis (principalmente eu com a minha esposa), a sua presença foi como um anjo que trouxe paz, luz conforto e esperança, para corações e espíritos feridos, abatidos, fracos e sem esperança.
Uma homenagem feita pelo garoto
Padre Jean Paul, esta foi a sua mais importante realização. Promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer-lhes a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de DEUS são a maior missão que um sacerdote pode concretizar. Tenha a certeza da missão cumprida.
Padre Jean Paul, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses sete anos, um valioso tesouro: o senhor e sua amizade. E podemos afirmar com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve um grande pároco.
Não diremos adeus, mas até breve, Padre Jean Paul. Deus o abençoe nesta nova missão. E sempre estaremos rezando e torcendo pelo seu sucesso.
CLIQUE NO LINK ABAIXO, E VEJA VÍDEOS E MUITAS FOTOS, COMO TAMBÉM AS PALAVRAS DO PADRE.




ABAIXO, AS PALAVRAS DO PADRE JEAN PAUL AOS FIÉIS:
SETEMBRO 2011 – SETEMBRO 2018, A Missão é também partir.
“Se alguém me quer Seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” Marcos 8,34.
Não dá para seguir Jesus e querer ficar somente com o que agrada. Seguir Jesus significa enfrentar e superar os conflitos, e os sofrimentos inerentes de quem entrega a sua vida. Por isso a primeira condição para o seguimento de Cristo é a renuncia de si mesmo, Negar a si mesmo, correr o risco de ter de perder a própria vida. Quem vive com terror de morte já está morto, pois não é ele que vive e sim o seu medo. Assumir a própria cruz é ser fiel ao Mestre, promovendo a vida, sobretudo dos mais fragilizados, renunciando a tudo o que não condiz com seu projeto. Jesus nosso Mestre é muito coerente.
Cheguei à cidade de Rurópolis, no Estado do Pará, no dia 24 de Setembro de 2011. Como Missionário do Verbo Divino, recebi o mandato para acompanhar as comunidades Cristãs da paróquia Santíssima Trindade de Rurópolis. Hoje me parece mais como um sonho. Muitos desafios enfrentei. Tomei decisões. Alguns momentos me marcaram e esses momentos serão inesquecíveis na minha vida. Sete anos de missão nesse pedacinho da Amazônia, terra cobiçada e terra abençoada por Deus. Nas dificuldades da missão sempre têm as mãos amigas me esperando. Sem citar nomes, quero lembrar os empenhos das lideranças das comunidades para viver uma fé diferente. Peço a Benção de Deus para as pessoas de Boa Vontade que colaboraram para a missão avançar.
Peço sinceramente perdão pelas vezes que machuquei alguém com minhas palavras ou atitudes. Sei que ninguém pode viver e dizer que nunca ofendeu alguém. Sem o perdão das pessoas, dificilmente posso receber a misericórdia de Deus. O Apostolo Tiago já nos mostrou o que pode causar problemas nas comunidades dizendo “Caríssimos, onde há inveja e rivalidade, aí estão às desordens e toda espécie de obras más. Por outra parte, a sabedoria que vem de alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tiago 3,16-18).  Os frutos da verdadeira sabedoria, paz e bondade mostram-se superiores à inveja e à ambição. 
Sábio é aquele que diante das dificuldades, consegue manter uma boa conduta e busca construir relações fraternas. A ambição e a inveja são como um câncer que corrói as relações comunitárias. Eu cheguei para juntos anunciar o Evangelho, a Boa Nova para a vida transformar, preciso plantar amizade e a paz. Rurópolis foi à primeira missão que recebi.
Os anos passaram ligeiro e já se foram 7 anos. Por que 7 anos e não mais ou menos. Eu não sei dizer. Nunca imaginei passar tanto tempo nesta Cidade da Transamazônica. Agora tenho uma missão de Fronteira que é mais um desafio grande. Mas é o Senhor que Sustenta nossa vida. Peço a cada pessoa de boa vontade fazer sempre tudo para poder ajudar sua comunidade e, sobretudo amá-la. São Paulo já nos alertou “Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine” 1 Cor 13,1 e São Paulo terminou dizendo “Atualmente permanecem estas três coisas, Fé Esperança e Caridade. Mas a maior delas é a Caridade” 1Cor 13,13.
A missão é sempre partir. Chegou a hora de dizer para o Povo de Deus e as pessoas de Boa vontade “um Até Logo”.
MUITÍSSIMO OBRIGADO PARA O POVO DE DEUS AQUI NA SANTÍSSIMA TRINDADE DE RURÓPOLIS.
OBRIGADO...
AKPE.....
THANKS....
MERCI...
“A sua vida Senhor, é a nossa Vida, sua missão é a nossa Missão”.

Padre JEAN PAUL KOMI SIKPE, SVD


































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário