quarta-feira, 28 de março de 2018

SECRETARIA DE AGRICULTURA, CEPLAC, EMATER E PARCEIROS, REALIZA O Iº SEMINÁRIO SOBRE URUCUM.

Lideranças que participaram do I SEMINÁRIO SOBRE URUCUM EM RURÓPOLIS
Senhor Luis Medeiros - Secretário Municipal de Cultura

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (23), na câmara municipal de vereadores, o 1º SEMINARIO SOBRE O PLANTIO E PREDUÇÃO DO URUCUM NO MUNCICÍPIO DE RURÓPOLIS. Seminário promovido pela Secretaria de Agricultura, em Parceria com a CEPLAC de Rurópolis, Placas e Uruará, EMATER, ADEPARÁ e COOMAVUR – Cooperativa Mista do Vale de Uruará-Pa. O Seminário teve como principal objetivo difundir a cultivo do urucum no município, e diversificar a agricultura na região que tem a criação de gado e o cacau como principais produtos. 
Senhor Cirilo ensina como plantar a semente do urucum,  usando a cabaça
do cacau
Mostrar a importância de se ter outras fontes de produção e a facilidade de manejo do o urucum que se adapta bem em qualquer tipo de solo, e tem como aliado o clima quente e úmido da região.  O Seminário teve inicio as 09h00min e contaram com a presença de representantes de órgãos do Governo Federal (CEPLAC), Estadual (EMATER), e Municipal (Secretária de Agricultura), além de representantes do Banco da Amazônia, SICREDI e agricultores, representantes de associações de trabalhadores rurais. O senhor Cirilo Nicolode, pioneiro na Transamazônica e no manejo do Urucum, presidente da COOMAVUR, fez uma palestra falando de suas experiências e mostrando na prática os avanços no plantio e produção do Urucum. 
Jean Sanches, Manoel Vieira, e Luiz Medeiros, recebendo o projeto
para industrializar o Urucum das mãos do senhor Cirilo Nicolode
Outro palestrante foi o engenheiro agrônomo Jailson Carvalho da Secretaria de Agricultura de Uruará. Ele mostrou as técnicas no plantio, combate as pragas, bem como a importância do urucum que hoje e usado para diversas atividades, inclusive para o mercado de cosméticos que movimenta milhões e é exportado no para o mundo todo. Após as palestras foi aberto um debate com a participação dos produtores onde as maiores preocupações foram à garantia para a produção e o financiamento dos bancos. Segundo o chefe local da CEPLAC, o Seminário foi Bastante proveitoso e alcançou seu objetivo que foi o despertar dos produtores de 
Senhor Geraldo, agricultor, fala da sua experiencia com o urucum
Rurópolis para essa importante fonte de produção e renda que já existe, mas ainda em pequena escala, com aproximadamente 5 mil quilos por ano, a meta com o seminário é triplicar a produção. Informou também que o PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar contempla qualquer cultura, desde que a mesma apresente viabilidade econômica, o que é o caso do Urucum que se paga de forma bem antecipada por ser uma cultura que produz muito rápido. Outro debate que ficou encaminhado foi à criação de uma fábrica de beneficiamento da produção de todo o Urucum na região dos três municípios; Rurópolis, Placas e Uruará, visando valorizar a produção através de negociações diretas com os grandes compradores. Outros encontros devem acontecer nos próximos meses para que o debate sobre a criação da indústria e a troca de experiência tanto na questão do Urucum como de outras culturas continuem. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.


Texto e fotografias sob a responsabilidade total de Paulino Magno ASCOM/PMR.








No Hotel Presidente Médici, foi realizado o planejamento e encaminhamento das próximas atividades

 Senhora Marci Nogueira, Técnica do BASA falando sobre as vantagens do Urucum

Senhor Cirilo, o palestrante do dia

Senhora Brunilda Meurer

Senhor Antonio Vieira do SINTTRAF também usou da palavra


Nenhum comentário:

Postar um comentário