quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE É CONTEMPLADA COM 500 KITS DE HIGIENE BUCAL

A Odontóloga Taíse Pamplona, com um dos seus "clientes"
O trabalho de informação nas escolas...
“Um dos principais problemas de saúde bucal em nosso país é a cárie dental, a qual, se não for tratada, acaba resultando em inúmeros problemas de saúde bucal. Esse nível elevado de cárie se deve a uma higiene bucal inadequado e o consumo excessivo de açúcares na dieta da população em geral. E, em Rurópolis, a situação não é diferente: a população apresenta uma enorme quantidade de dentes acometidos pela cárie, dos quais muitos não têm condições de serem recuperados. Entretanto, realizar apenas o tratamento curativo (restauração, tratamento de canal) da cárie não levará à solução desse problema, pois é necessário que as pessoas também melhorem os seus hábitos de higiene bucal para que uma saúde bucal adequada seja alcançada. Portanto, percebe-se a necessidade de implementar ações de educação em saúde bucal e já na infância para que a mudança de hábitos seja mais efetiva. 
...Na área rural...

Os bons hábitos são desenvolvidos no dia-a-dia, criando-se uma rotina que, aos poucos vai modificando o padrão de comportamento e permanecerá no futuro. E o lugar ideal para realizar essa transformação é o ambiente escolar. E, por isso, foi desenvolvido um Projeto de Educação em Saúde Bucal nas Escolas do município de Rurópolis justamente para trabalhar a prevenção. O objetivo do projeto é realizar ações de educação preventiva em saúde bucal nas escolas, com o intuito de conscientizar as crianças, os professores e os familiares da importância e da necessidade de se manter a boca e os dentes saudáveis, para que haja melhorias não só para a saúde bucal, mas também para a qualidade de vida e bem-estar geral de todos os envolvidos. O projeto envolve atividades como palestras educativas, teatro de fantoches, orientação técnica sobre escovação e uso de fio dental e aplicação tópica de flúor para as crianças. Além disso, também busca dar palestras aos pais e aos professores para atuarem como colaboradores nesse processo de aquisição de bons hábitos de higiene bucal. E para que o projeto pudesse ser Desenvolvido, buscaram-se parcerias para a compra das escovas e cremes dentais. 
...Na área urbana...

E o Poder Judiciário de Rurópolis abraçou a causa e o projeto pode iniciar suas atividades. Já foram feitas palestras com os professores da Creche O Cantinho da Criança e com os professores da Escola O Mundo da Criança. “E as palestras educativas e orientação técnica sobre escovação e uso de fio dental foram iniciadas com os alunos da educação infantil da Escola O Mundo da Criança.” O texto acima, é parte extraída de uma Matéria feita com a Doutora Taíse Pamplona, no inicio dos trabalhos. (veja a matéria completa acessando o link a seguir:  com a palavra a odontóloga taíse sousa pamplona da silva...
“Quando iniciamos a jornada da gestão pública a convite do Prefeito Joselino Padilha Joselino Padilha, preocupamo-nos em montar uma equipe que acredite no SUS que pode dar certo, que acredite que possamos melhorar a assistência e cobertura das ações de saúde!!! 
Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Fernanda Cardoso
Nesse sentido, queremos agradecer o comprometimento, responsabilidade e iniciativa da Doutora Taise Pamplona em mudar o perfil da nossa saúde bucal! Sim, o profissional Dentista está saindo dos consultórios e indo às escolas, às comunidades e até realizando visita domiciliar, algo inédito na história da Saúde Bucal de Rurópolis! Agora, nossa equipe foi reforçada com a contratação da Doutora Paloma Belo, que já iniciou seus trabalhos realizando atividades educativas com os idosos do grupo de HIPERDIA.” Essas são parte dos agradecimentos da Secretaria Municipal de Saúde Enfermeira Fernanda Cardoso, postada no dia 21 de julho de 2017, página da SEMSA .
Após o desenvolvimento do Projeto de Educação em Saúde Bucal nas Escolas do município de Rurópolis, o sucesso foi total, graças ao desempenho, eficiência e trabalho da Doutora Taise Pamplona e sua equipe, sob a coordenação da Secretária de Saúde, através da Enfermeira Fernanda Cardoso, e apoio total da Prefeitura, através do gestor municipal Joselino TAKÁ Padilha. Muito bem... Graças a esse excelente trabalho realizado, o nosso município de Rurópolis que pertence a 9ª Regional, foi contemplado com 500 KITS DE HIGIENE BUCAL (escova, fio dental e creme dental), um macro modelo e 01 macro escova, para auxiliarem nas ações desenvolvidas no município. A doação deu- se por terem atingido a meta Estadual da ação coletiva de escovação dental no ano de 2017. Na Região do Tapajós, apenas Novo Progresso e RURÓPOLIS, foram beneficiados. PREFEITURA MUNICIPAL DE RURÓPOLIS, GOVERNO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário