quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

CAMPANHA “JANEIRO BRANCO”... O QUE QUER DIZER? QUAL O OBJETIVO?

Secretaria Fernanda Cardoso, usando da palavra
  
Enfermeira Shayanne Matos, falando aos presentes
A Campanha “JANEIRO BRANCO” trata-se de um movimento criado por psicólogos em 2014, tendo como objetivo, promover a reflexão sobre a saúde mental e emocional. Mas por que janeiro? Muitos acreditam que janeiro é o mês de mudanças e novos começos, sendo uma boa oportunidade para buscar a saúde mental; já o branco, simboliza um papel em branco, no qual podemos escrever e pintar uma nova história da saúde mental, sem tabus e preconceitos. O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I aderiu esta campanha, trabalhando no mês de janeiro com oficinas, orientações e palestras, promovendo toda QUARTA e SEXTA-FEIRA do referido mês OFICINAS INFORMATIVAS 
Técnico Rudney Sousa, orientando os presentes
da Campanha JANEIRO BRANCO, sempre com início às 08h00min, culminando neste dia 25 de janeiro, nas dependências da Câmara Municipal, com uma palestra completa sobre o tema: SAÚDE MENTAL, ministrada pela psicóloga Doutora Antônia Diana Aguiar. Vários profissionais da área, como também leigos, fizeram uso da palavra, e orientaram os presentes, como se precaver dessa doença que está muito próxima de todos. A Enfermeira Fernanda Cardoso, Secretária Municipal de Saúde, juntamente com sua equipe, agradecem a todos que participaram e/ou contribuíram de uma forma ou de outra, para a realização do evento. QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA!
VEJA A MATÉRIA COMPLETA, VÍDEOS E MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.

Fotografias e vídeos sob a responsabilidade de Inês Sales







Campanha Janeiro Branco, seus objetivos e a sua importância

Em outubro de 2013, inspirado pela Campanha Outubro Rosa daquele ano, psicólogos e psicólogas de Uberlândia (MG) tiveram uma ideia: “virada de ano é um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas e, Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês terapêutico por natureza – vamos, então, aproveitá-lo e instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes”. A ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) 
para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo. Assim nasceu a Campanha Janeiro Branco – uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, uma campanha concebida por psicólogos(as) e realizada por psicólogos(as) e estudantes em parceria com todos os demais profissionais do universo da Saúde.
E o que foi realizado?
Nas três primeiras edições da campanha (Janeiro de 2014, Janeiro de 2015 e Janeiro de 2016), psicólogos (as) e estudantes de Uberlândia e, posteriormente, psicólogos (as) e estudantes de várias cidades do Brasil que tomaram conhecimento da campanha pela internet, realizaram centenas de minis palestras, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e intervenções urbanas em nome da Saúde Mental em espaços públicos e privados das cidades em que o Janeiro Branco foi realizado. 
Foram realizadas palestras-relâmpago em salas de espera de hospitais, salas de espera de escolas, restaurantes populares, pontos de ônibus, terminais de ônibus, organizações empresariais, anfiteatros, universidades públicas e privadas, shopping centers, igrejas, centros espíritas, praças públicas, rodoviárias, filas de casas lotéricas e filas de bancos, por exemplo. Além disso, centenas de postagens na internet e dezenas de entrevistas a televisões, rádios e jornais impressos foram efetivadas ao longo das edições da Campanha – tudo em nome da promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas e da VALORIZAÇÃO dessa temática no cotidiano das sociedades.
A importância do Janeiro Branco
Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países do planeta e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Campanha Janeiro Branco justifica-se como uma importante ação preventiva em relação a essas graves questões e, fundamentalmente, como uma necessária campanha voltada à promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas e à democratização, em meio à humanidade, dos conhecimentos relacionados a esse objetivo.
E quais seriam os objetivos da Campanha Janeiro Branco?
Os 5 principais objetivos da Campanha Janeiro Branco são:
1) Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;
]2) Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;
3) Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
4) Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
5) Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.
A Campanha Janeiro Branco foi às ruas e praças para falar sobre Saúde Mental com todas as pessoas
Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?
1) Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade.
2) Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade.
3) Contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.
4) Contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais.
5) Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.
A campanha daquela que é a mãe de toda forma de saúde: a Saúde Mental. Dessa forma, a Campanha Janeiro Branco propõe-se a fazer do mês de Janeiro um mês dedicado às reflexões, às orientações e ao planejamento de ações estratégicas em prol da Saúde Mental nas vidas de todas as pessoas e em todos os ambientes em que elas estejam – e, em especial, daquelas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de entrar em contato com essas reflexões, orientações e ações.






























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário