quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

CONCLUIDO O TRABALHO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE RURÓPOLIS, AGORA VAI PARA A CÂMARA DE VEREADORES.

Autoridades que participaram da Audiência de revisão  do Plano Diretor do Município.
Com uma baixa participação popular, (não por falta de divulgação) aconteceu nesta terça-feira 05/12/17, nas dependências da Câmara de vereadores a última Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor Participativo de Rurópolis. 
Secretário de Administração Mansuete Siqueira, Prefeito Joselino TAKÁ
Padilha e o Assessor Jurídico Andreo Razera
Os trabalhos de Revisão do Plano Diretor Participativo de Rurópolis teve sua primeira reunião no dia 23/08/17, através do Decreto Municipal 099/2017, que convocou audiências públicas para a revisão do Plano Diretor, e o Decreto 099-A/2017, que nomeou a Comissão para o processo de revisão do Plano Diretor e outras providências. A referida revisão deveria ter sido feita em 2016, quando o mesmo completou 10 anos, mas por falta de compromisso dos gestores que estavam no poder, a revisão não aconteceu. Preocupado com o desenvolvimento do município o Prefeito Taká, mobilizou seu governo para que tomassem as providências necessárias para que fosse feita a revisão, pois dela depende o futuro do município; é por onde os governantes se baseiam para a aplicação dos recursos, é a adequação do Plano aos dias atuais, já que quando o mesmo foi elaborado (2006), Rurópolis contava com uma média de 06 mil habitantes e hoje são quase 50 mil. 
Senhora Bruna Meurer, fazendo suas colocações
Nesse período de quase quatro meses, foram realizadas Oficinas de Debates e levantamentos de propostas, nas comunidades: Divinópolis, Água azul 85, Comunidade da Vicinal dos Baianos, Comunidade Piçareira e na área urbana da cidade, além de três audiências públicas. Na audiência desta terça (05), foi feito a leitura dos trabalhos até então realizados, frutos das oficinas e audiências, envolvendo ás áreas, nos três eixos definidos:
EIXO 01 -DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIRETOS HUMANOS: Assistência Social, Educação, Habitação, Inclusão Social e Defesa dos Direitos, Segurança e Saúde;
EIXO 02 - ECONOMIA EMPREENDEDORA E QUALIDADE DE VIDA: Agricultura, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Esporte e Lazer e Meio Ambiente;
EIXO 03 - DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL: Transporte, Infraestrutura, Acessibilidade, Modalidade e Planejamento Rural e Urbano.
Eixos que foram debatidos durante a revisão
Após a execução da leitura de cada eixo foi franquiado espaço para intervenção dos presentes, quando algumas pessoas se manifestaram para contribuir com sugestões de propostas ou ementas a serem incluídas na minuta do Plano Diretor. Depois de esgotadas todos os debates, foi à minuta do PDMP, aprovado pelos presentes. O mesmo será enviado ao poder legislativo através de um Projeto de Lei do executivo municipal. Na Câmara o Projeto deve ser enviado ás comissão para analise, parecer e seguir para votação na plenária, devendo esse processo de analise a votação acontecerem ainda este ano. Presente na audiência que aprovou a minuta do Plano Diretor para os próximos 10 anos, o prefeito Joselino Padilha - Taká fez o encerramento e os agradecimentos a todos que participaram dos trabalhos de revisão do PDMP, em todas as etapas. “Os recursos do município tem que ser aplicados respeitando o que está inserido do plano Diretor, a prestação de contas dos gestores são analisadas conforme o Plano, por isso é muito importante esse trabalho que foi feito, e que dará o norte aos administradores nos próximos 10 anos, assim sendo só tenho que agradecer a todos que se empenharam nessa tarefa" concluiu Taká.
Sociedade presente
A Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Rurópolis foi coordenada pelo senhor Mansuete Siqueira (Secretário de Administração), Denival Aleixo da Silva-Chefe de Gabinete; Patrícia Cavichioli - Secretária Municipal de Finanças; Solange Beatriz de Jesus Sousa- Secretária Municipal do Trabalho e Promoção Social; Fernanda Cardoso-Secretaria Municipal de Saúde; Luiz Medeiros dos Santos - Secretario de agricultura; Marciano Lira de Almeida-Secretário Municipal de Infraestrutura; Jurandir Ferreira Vieira-Secretário Municipal de Educação, Cultura e desporto; Eder da Silva Baségio-Secretario Municipal de Meio Ambiente e Turismo; Robson Alves da Silva representante da Câmara Municipal de Rurópolis; Paulo Sérgio da Silva- Representante da Sociedade Civil Organizada-STTR; Raimunda Correa Araújo-Representante da Sociedade Civil Organizada-SINTEPP. Subcomissão Técnica: Cleunice Mendes de Oliveira Sousa - Gabinete; Ingrid Raquel Fernandes Santos-SEMMA; Juliana Hardy Barros-SEMTRAS; Elisania Pintor da Silva-SEMEC; Rudney de Jesus Sousa-SEMSA; Alderi Campiol Baségio Neto- SEMFIN; Antônio Raimundo Pereira Lima- SEMAP.
OFICINAS REALIZADAS:
09/09/17 Comunidade Divinópolis km 75,
09/09/17 Comunidade Água Azul km 80,
14/09/17 Comunidade Nova Aliança - Vicinal dos Baianos,
14/09/17 Comunidade Estrela do Norte - Piçarreira,
25/09/17 Rurópolis - cidade - I Audiência,
07/10/17 Rurópolis - cidade - II Audiência,
05/11/17 Rurópolis - cidade III Audiência.


Texto e fotografias sob a responsabilidade total de Paulino Magno ASCOM/PMR.

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