sexta-feira, 10 de novembro de 2017

GOVERNO DO ESTADO EM PARCERIA COM O GOVERNO MUNICIPAL VIABILIZA AÇÃO DE CIDADANIA EM RURÓPOLIS.

Centenas de pessoas se beneficiando dos trabalhos oferecidos
                CLIQUE PARA ASSISTIR O VÍDEO
Chefe de Gabinete Bal Aleixo; Coordenador do PRO PAZ, senhor Vagno
Silva; Primeira Dama Maria Padilha; Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, e
Secretário de Administração Mansuete Siqueira
O governo do Estado do Pará, através do PROPAZ CIDADANIA, Prefeitura municipal, através do Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Ação Social - SEMTRAS, Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA, Secretaria Municipal de Administração e Correios, iniciaram hoje em nossa cidade, um mutirão que começou às 08h00min e irá até as 14h00min, e amanhã, tudo volta acontecer nesse mesmo horário. Hoje, dia 10/11, nas dependências do Ginásio Poliesportivo Almir Gabriel, está sendo disponibilizados os serviços de: Certidão de Nascimento (1ª e 2ª Via); Identidade Jovem; Carteira Social; Atendimento Jurídico; Foto 3x4; Alteração, inscrição e 
Bal Aleixo, Assessor Jurido da PMR Celso Furtado, Mansuete Siqueira,
Assessor Jurídico da CMR, Raifran, Prefeito Joselino TAKÁ Padilha e Vice
Prefeita Marleni Ficks
regularização de CPF; Vacina; Testes rápidos; Aferição de Pressão; Cartão do SUS; Atualização do Cadastro Único; Carteira do Idoso. No dia de amanhã (11/11), sábado, além dos serviços acima citados, estarão também sendo disponibilizados os serviços de: Cabeleireira (Masculino e Feminino); Manicure; Design sobrancelha; e outros... Vale ressaltar que a Caravana do PROPAZ CIDADANIA que se encontra em nossa cidade, está composta por dezenove pessoas, de vários seguimentos: Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda – SEASTER, Técnicos da Policia Civil do Estado, servidores da Defensoria Publica do Estado, e da PROPAZ CIDADANIA, que nesta ação está sendo coordenada pelo senhor Vagno Silva. Ressaltamos que servidores de todas as secretarias da Prefeitura Municipal, estão colaborando e ajudando no atendimento dos trabalhos que estão sendo realizados. VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO.







Senhor Vagno Silva Coordenador do PRO PAZ
Vinculado à Casa Civil, o Pro Paz surgiu em 2004 como programa de governo. Foi estabelecido por meio do Decreto número 1.046, de 04 de junho de 2004 tendo como base a difusão da Cultura de Paz. Naquele ano, o Governo do Pará buscou alinhar e integrar as políticas para a infância e juventude, objetivando maior efetividade e otimização dos recursos públicos. Sua criação pressupunha a articulação entre o programa e entes governamentais e não governamentais com a finalidade de fortalecer ações de políticas públicas para o setor na região.
Em 2013, foi transformado em política de Estado, regulamentado pela Lei n° 7.773, sancionada em 23 de dezembro de 2013, quando o Pará reconhece, consolida e institucionaliza a “Cultura de Paz” e a “Não Violência” como ações de política pública para fortalecer as relações humanas a partir do diálogo, da tolerância e do respeito à diversidade humana e cultural. Desde então, a gestão do Pro Paz passou a ser formada por um Comitê Gestor que reúne membros do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e a Universidade Federal do Pará (UFPA). 
Coordenadora Marília Albuquerque e Técnico José Luiz da Cruz, ambos
da SEASTER
Em 2015, o Pro Paz deu um passo importante que consolidou mais de 10 anos de atuação no Estado do Pará e passa a ser Fundação, criada pela Lei nº 8.097, de 1 de janeiro de 2015, ganhando status de  entidade  da  Administração  Direta, vinculada diretamente ao Gabinete do Governador.
Tendo como valores norteadores Integração - a consciência da condição de parte do todo é essencial; Interação - a percepção do eu no outro e a Inclusão: conter o outro em si e vice-versa a Fundação Pro Paz tem como finalidade formular, coordenar, implementar, fomentar, articular, alinhar e integrar as políticas públicas para a infância, adolescência e juventude por meio de sete programas, cuja transversalidade garante atenção não somente à criança, ao adolescente e ao jovem mas também à mulher em situação de violência. Com foco na atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade, a Fundação visa contribuir para a prevenção, redução e solução dos conflitos sociais por meio da inclusão e da disseminação da “Cultura de Paz” no Estado do Pará.
Documentos sendo feitos
A Fundação Pro Paz passa a ter como funções básicas:
A unificação e integração de ações e programas sociais objetivando o aprimoramento da gestão governamental, assim como evitar a pulverização de recursos e a sobreposição de ações e programas;
A promoção de políticas integradas visando o combate da exclusão social;
O desenvolvimento de ações de turno complementar escolar por meio da arte, cultura, educação, esporte e lazer;
O fomento a ações no âmbito escolar para a promoção da Cultura de Paz; ações de prevenção da violência juvenil e ações para geração de emprego, renda e promoção da cidadania para jovens;
A realização de ações conjuntas com as Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs), da Secretaria de Segurança Pública e defesa Social (SEGUP);
O fortalecimento da rede de garantia de direitos por meio da articulação e capacitação dos seus atores, instituindo instrumentos protocolares;
Muita gente atrás de documentos
O apoio a iniciativas da sociedade civil organizada, compatíveis com o objetivo do Programa;
A coordenação dos serviços integrados de atendimento à criança, ao adolescente e à mulher vítima de violência e ações itinerantes de cidadania visando o atendimento integrado nas áreas da proteção, promoção e defesa social.
Os eixos em que a Fundação atua são:
Atenção: projetos Pro Paz Integrado, Pro Paz Mulher e Pro Paz Cidadania;
Prevenção: projetos Pro Paz Integrado, Pro Paz Mulher, Pro Paz nos Bairros, Pro Paz Escola, Pro Paz Juventude e MOVER;
Defesa e Responsabilização: projetos Pro Paz Integrado, Pro Paz Mulher e Unidade Integrada Pro Paz (UIPP);
Estudos e Pesquisas: projetos Pro Paz Integrado, Pro Paz Mulher e Pro Paz nos Bairros;
Promoção: projetos Pro Paz Integrado, Pro Paz Mulher e Pro Paz Juventude;
Reconhecimento internacional
Tendo sido citado como exemplo de boa prática pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Doha, no Qatar, durante o 13º Congresso de Prevenção contra o Crime, realizado em abril do mesmo ano, o Pro Paz ganha reconhecimento internacional. No evento, que reuniu chefes de Estado de todo o mundo, foi aprovado o relatório do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção de Delito (COPLAD), do Instituto Latino Americano das Nações Unidas (Ilanud) e que apresenta, em uma de suas seções, 13 páginas que citam o Pro Paz como uma das experiências positivas de prevenção à criminalidade no mundo.
De acordo com o documento, o Pro Paz "Oferece uma perspectiva de prevenção de espectro amplo, indo além de uma visão repressiva, propondo ações que dão maior ênfase em aspectos como a abertura de oportunidades para a população e acesso a serviços de saúde, educação em espaços mais adequados para o desenvolvimento de um tecido social mais apropriado para a prevenção da violência, ao mesmo tempo em que se reforçam ações dirigidas para o fomento de uma cultura de paz, medida que se ganha cada vez mais espaço no conjunto das estratégias preventivas".

O documento ainda registra que "O Pro Paz é uma novidade relevante e pertinente que traz respostas para as necessidades das populações que sofrem de sérios problemas de exclusão social, através de processos que buscam a integração social e insere os trabalhos na comunidade envolvida diretamente". 










Secretária de Assistência Social Solange Beatriz e a Primeira Dama Maria Padilha



Servidores dos Correios





Coordenador do PRO PAZ senhor Vagno Silva




























Assistente Social Ana Hardy e Secretária Solange Beatriz ambas da SEMTRAS






















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário