quinta-feira, 2 de novembro de 2017

DIA DE FINADOS NO CEMITÉRIO MUNICIPAL “RECANTO DA SAUDADE”

Famílias reunidas em oração em prol de seus entes queridos
Pároco Padre Jean Paul
Hoje, 02 de novembro, celebra-se o “DIA DE FINADOS”.  O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre. Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos qual ninguém se lembrava.
O tradicional acender de velas junto ao Cruzeiro
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração. Hoje, como todos os anos, a celebração da Sagrada Eucaristia, foi realizada na capela do cemitério Municipal deste município, denominado “RECANTO DA SAUDADE”. A Santa Missa foi ministrada pelo Pároco Padre Jean Paul, auxiliada pelo Padre Artur Kałdowski,   onde compareceram dezenas de fiéis, que a capela, que já é pequena, ficou menor ainda pela quantidade de pessoas que estavam presentes a fim de ouvir a palavra do Senhor.
Os tradicionais vendedores de arranjos de flores
No cemitério, também se pode encontrar pessoas que há muito não vemos, que chega ao nosso município apenas para rezar pelas pessoas da família que ali se encontram; pessoas rezam e oram ao lado dos túmulos de seus entes queridos, se emocionam ao lembrar-se da separação. Hoje, parece que as pessoas estavam mais emotivas, fazia muito tempo que não via a emoção no rosto das pessoas e hoje, vi muita emoção e um sentimento de muita dor. Na verdade, não me sinto bem quando estou no cemitério, vejo muita tristeza, vejo os túmulos dos amigos, vejo as pessoas amigas ao redor, todos tristes, com lembranças que nunca poderão esquecer, e nem devem, mais que dói, e fica um vazio, que mesmo após a visita, demora a sair. Mas... Essa é a vida... Essa é a morte! O importante, após uma reflexão, você pode tirar a seguinte lição: No cemitério, não existe pobre nem rico, não há distinção de cor, nem credo, ali quando “estão deitados”, todos são iguais. Vale ressaltar, que hoje, às 17h00min, haverá novamente celebração da Santa Missa no cemitério “Recanto da Saudade”, ministrada pelo Padre Jean Paul.
 Ajuda: Texto do Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação

Fonte: http://www.arquidiocese-sp.org.br

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.




                                                      Início da Celebração Eucarística
















Padre Artur Kaldowski












































































































































Um comentário:

  1. O assassinato da leila está tão encoberto, que nem no blog da cidade quiseram postar foto do seu túmulo...foi proibido elder marinho, quero ver falhar a justiça de DEUS.

    ResponderExcluir