sexta-feira, 8 de setembro de 2017

195 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - RURÓPOLIS - PARÁ

As crianças da creche foram os primeiros a desfilar
Prefeito Joselino TAKÀ Padilha, primeira dama Maria Padilha, Vereadores
e assessores, prestigiando o desfile
Hoje, como homenagem ao feito de Dom Pedro I, que no dia 07 de setembro de 1822, as margens do Rio Ipiranga, proclamou a Independência do Brasil, foi realizado o desfile das escolas em comemoração ao centésimo, nonagésimo quinto aniversário. O desfile iniciou com os alunos da Creche Municipal o “Cantinho da Criança” e logo em seguida, o pelotão dos Aventureiros, fanfarra dos Pioneiros da Selva, pelotão Quebrando o Silencio, Escola Adventista, Escola o Munda da Criança, Escola Flora da Selva, Fanfarra da Escola Eurico Valle Médio, Escola Novo Milênio, Pelotão Projeto Virando o Jogo, Pelotão da Terceira Idade, Escola Maria Montessori, 
Centenas de pessoas compareceram para prestigiar
Fanfarra dos Pioneiros do Advento, Escola Vila Nova, Escola Teotônio Vilela, Fanfarra da Escola Bela Vista, Escola Bela Vista, Escola Eurico Valle Fundamental, Fanfarra da Escola Almir Gabriel, Escola Almir Gabriel, Fanfarra escola Eurico Valle e fechando o desfile, a Escola Eurico Valle Médio. Todas as escolas, como também o grupo dos Aventureiros e Pioneiros do Advento, se apresentaram muito bem, para a satisfação do Prefeito Joselino TAKÁ Padilha e várias autoridades que o acompanharam no palanque oficial, como também ao povo que lotou as ruas por onde passou o desfile. 
Muitas foram às apresentações e homenagens, mais vamos destacar a evolução das fanfarras que mais uma vez deram um show à parte. Parabéns a todas, pelo esforço, dedicação e persistência. Todas as escolas se apresentaram de maneira simples mais objetiva, levando seus temas que fizeram o colorido da avenida, e informações valiosas aos que ali se fizeram presentes. Como encerramento do desfile, houve a apresentação das fanfarras que como todos os anos, deram um grande show. As fanfarras se apresentaram na seguinte ordem: Pioneiros da Selva, Pioneiros do Advento, Escola bela Vista, Escola Almir Gabriel, Escola Divinópolis (km 70), escola Eurico Valle Médio e escola Darcy Ribeiro (km 85). VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO, assim você poderá ver fotos dos alunos, e as informações de cada escola.






PARA VER EM TAMANHO GRANDE, CLIQUE EM CIMA DAS FOTOS.
VEJA ABAIXO DAS FOTOS, INFORMAÇÕES DAS ESCOLAS.
















































































































































































































































































































































































































































































































































































RESUMO HISTÓRICO
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Em 09 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das Cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal.
Estando às margens do riacho Ipiranga, após tomar conhecimento do conteúdo da carta Dom Pedro proclamou a Independência com a seguinte fala: “Independência ou Morte!”. Um momento crucial para o país, que a partir daquele histórico dia deixava, definitivamente, de ser uma colônia de Portugal.
1.CRECHE MUNICIPAL “O CANTINHO DA CRIANÇA’’
 A CRECHE MUNICIPAL “O CANTINHO DA CRIANÇA”, está localizada na Avenida Tancredo Neves, s/nº, Bairro Alvorada. Foi fundada em 25 de outubro de 2001, e atendia um total de 125 alunos, com faixa etárias de 03 a 05 anos de idade, distribuídos em dois turnos. Hoje a Creche tem como Diretora Andréia Maria de Santana, vice-diretora Maria do Socorro Pereira Damaceno, coordenadora Pedagógica Lidiany Santos Galúcio da Silva e Secretária Maria Nilcélia Pereira da Silva. Atualmente atende uma demanda de 420 alunos entre 02 a 05 anos de idade, funcionando em dois turnos. A mesma conta com um quadro de 55 funcionários.

2. BANDA DE PERCUSSÃO COM INSTRUMENTOS MELÓDICOS SIMPLES CLUBE DE DESBRAVADORES PIONEIROS DA SELVA
O Clube de Desbravadores Pioneiros da Selva foi fundado no ano de 1985, sobe a liderança de Wesley Costa Araújo, hoje com trinta e dois anos busca cumprir com seu papel social na formação de cidadãos responsáveis e conhecedores de seus direitos e deveres. O mesmo faz parte da igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Rurópolis, e tem como diretores a professora Lizandra silva, a enfermeira Angela Maria e Wiliam Araújo e o instrutor de fanfarra Sidnei Morais.
O Clube de Desbravadores é um Departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa, de crianças e adolescentes situadas nas faixas etárias entre 10 e 15 anos.

3. PIONEIROS DO ADVENTO:
O Clube Pioneiros do Advento é um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e está localizado na própria Igreja, no Bairro Vila Nova, tendo como diretora a senhora Nelly Macêdo Oliveira. O clube está com 44 desbravadores matriculados. Foi Fundado no dia 01/12/2001.
4. ESCOLA ADVENTISTA DE RURÓPOLIS
A Escola Adventista de Rurópolis está localizada na Avenida Edson Arantes do Nascimento s/n, Centro. Têm no seu corpo administrativo e docente 21 funcionários e 220 alunos matriculados. Fundada no dia 1º de março de 1983. Há 34 vem cumprindo a missão de oferecer uma Educação Integral e de qualidade no Município de Rurópolis. Formando seres pensantes, futuros cidadãos de destaque, úteis à sociedade à pátria e a Deus.
Sua visão está fundamentada em princípios éticos cristãos, na busca de ações pedagógicas e práticas inovadoras de educação para a formação do caráter, visando o comprometimento da equipe educacional, o reconhecimento da sociedade por excelência e a preparação dos educandos para esta vida e para a eternidade. Educação Adventista: Há 121 anos – educando gerações.
5. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL “O MUNDO DA CRIANÇA”.
 Localizada na Avenida J. K. com a Rua José Rodrigues da Costa, nº. 230, Centro, Zona urbana do município de Rurópolis, Estado do Pará, foi fundada em 1997, com atendimento apenas a educação infantil e no ano de 1999 iniciou o ensino fundamental.
Hoje está sob a Direção da professora Elizangela Lopes do Nascimento Nogueira, na Orientação Pedagógica do ensino fundamental a professora Maria Gardenia Queiroz Santos, na orientação pedagógica da educação infantil Claudia Appio Dallabrida Siqueira e como secretária Eloina Guimarães Silva Amorim, E conta com um quadro funcional constituído por 50 funcionários e uma clientela de 526 alunos matriculados.
6 . ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FLOR DA SELVA
Localizada à Rodovia Transamazônica, km 160, foi fundada em 1989, com apenas uma turma multisseriada. Atualmente funciona em dois turnos, com 6 turmas, sendo atendidos 90 alunos da educação infantil ao 9º ano. Tem como coordenadora  a professora Lisiani Teresinha Kafer, graduada em pedagogia. A escola possui 13 funcionários, sendo 8 professores, 3 serventes e 2 vigias.
7. ESCOLA NOVO MILÊNIO
Municipalizada em janeiro de 2001, conta com turmas desde o jardim ao 5º ano, terceira e quarta etapa. Tendo na coordenação a Professora Francisca Lopes de Sales, quatro professores, três serventes, dois vigilantes e a clientela de 68 alunos. A escola conta com três salas de aula, um laboratório de informática, uma secretaria, cozinha e banheiro. Está localizada no km 7 da Vicinal da cachoeira.
8. SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL
A Prefeitura Municipal de Rurópolis através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social do Município de Rurópolis é um órgão que executa as políticas publicas de assistência social em todo território de abrangência do município. Visando a valorização da participação popular, a humanização do atendimento, respeito ao controle social são a marca importante da Administração Municipal. E juntamente com o Centro de referencia e assistência social (CRAS) desenvolve em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso aos direitos sócios, desenvolvendo capacidade e potencialidade dos usuários dos serviços e fortalecendo os vinculo para o enfrentamento da vulnerabilidade social e contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Hoje a SEMTRAS, tem como titular a senhora Solange Beatriz.
9. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL MARIA MONTESSORI
Esta escola modificou o nome de E. M. E. F. Profª Elcione Barbalho para E. M. E. F. MARIA MONTESSORI, conforme Decreto Municipal nº 045/2015, publicado em 13/11/2015, localizada na Rua Isabel Medeiros, nº 298 – Centro, inaugurada no dia 19 de março de 1990. Atualmente a escola tem como Diretora a professora Leila Maria Silva Araújo, como Vice-Diretor o professor João batista Costa do Nascimento, como Coordenadora Pedagógica Maria Gorete Araújo Moreira, como Secretária Hadassa Vieira Freitas, também conta com 43 funcionários. A escola funciona com 367 alunos de Jardim II ao 5º ano. Tem como objetivo geral propor uma ação escolar coletiva tendo em vista a organização e efetivação da gestão escolar, almejando a melhoria da qualidade de ensino e a formação de cidadãos críticos capazes de transformar a sociedade.
10. ESCOLA VILA NOVA
HISTÓRICO DA ESCOLA
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Nova está localizada na Rua Paulo Freire, nº. 232, inaugurada no dia 14 de Agosto de 1990. Oferta o ensino de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental no período diurno, 1ª e 3ª Etapas no turno noturno.
            A escola é composta por um quadro de 53 funcionários e 496 alunos e atualmente está sob direção das professoras Nária Alves de Sousa, vice-diretora Raimunda Fernandes de Araújo e coordenadora pedagógica Rubiana Siqueira de Matos.
                                                     MISSÃO DA ESCOLA
Oferecer aos nossos educandos o desenvolvimento de suas potencialidades, através de um ensino de qualidade que motive a sua permanência na escola, valorizando sua formação integral, para agir como cidadão crítico na transformação da sociedade.

VISÃO DA ESCOLA

Pretendemos realizar um trabalho de excelência educacional, contando com a união, compromisso e a criatividade da comunidade escolar em favor da formação integral dos nossos alunos

ORDEM DOS PELOTÕES

   Alunas: Marciana Saturno e Sara Vitória, vestindo as cores da escola, anunciando a entrada da mesma, com a frase: Vem aí !
1-           Faixa – Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Nova ( uma família trazendo a faixa como nome da escola).

2-    Porta-Bandeiras;
-Bandeira do Brasil – alunas: Graziely e Vanusa
- Bandeira do Pará – alunas: Mayara e Lays
- Bandeira de Rurópolis – alunas: Letícia e Tamiris
- Bandeira da Escola – alunas: Évely e Edriely
3 - Faixa: “Escola e família: Construindo Cidadania”. (Uma família trazendo a faixa). Mostrando a importância da família na participação ativa na Escola.
3-    Pelotão de pais;
Pais com uma camisa patrocinada pela AF Transportes – Senhor Canela- vem apoiando e valorizando a comunidade Escolar, pois só com esses valores podemos juntos ter uma educação pautada nos valores familiares e sociais.

4-    Faixa com nome do projeto de leitura: “Todos pela Leitura” (pais e alunos do 5º ano trazendo a faixa) mostrando que só podemos ter uma educação de qualidade quando entendemos que : “Nenhum de nós é melhor que todos nós juntos”.

5-     Nome: Gincana Literária: (foi a disputa das literaturas estudadas por cada turma que teve como sub tema Gincana na Fazenda).

6-    Faixa: Mosaico com a frase: “Ainda acabo fazendo livros, onde nossas crianças possam morar”. Contendo todas as literaturas do Projeto culminado em junho do corrente ano no Sporting Club de Rurópolis:

7-    Pelotão dos personagens literários caracterizados, com banner identificando as histórias lidas no primeiro semestre.

- 1º ano - João e Maria
- 2º ano A e B - A Bela Adormecida
- 3º ano A - A pesca Maravilhosa
- 3º ano B – Jonas e a Baleia
- 3º ano C – A Bela e a Fera
-4º ano A e B - O Mistério do Anel de Pérola
-5º ano A e B - O Gato de Botas
- 6º ano A e B – O príncipe e o mendigo
-7º ano - A volta ao Mundo em 80 dias.
-8º ano -  Senhora.
-9º ano - O Alienista.
-1ª/2ª Etapa - A Carta do Pistoleiro Mainha

8-    Faixa : Sala de Leitura “ Monteiro Lobato”.
- Inaugurada em junho desse ano. Que tem como objetivo valorizar, incentivar e aperfeiçoar o hábito pela leitura.

9-    Faixa: “O futuro está em nossas mãos”.
É nesse futuro promissor que a Escola Vila Nova juntamente com a comunidade escolar acreditam.

- Emília representando os personagens de Monteiro Lobato
10- Casinha literária: Representando a sala de Leitura “Monteiro Lobato”. Possuindo várias obras literárias dentre elas: contos, fábulas, gibis, histórias infantis, literatura de cordel, histórias em quadrinhos, lendas, romances, crônicas, etc.

11- Personagens literários ( Que fazem parte da histórias dos contos das fábulas encontradas na sala de leitura “Monteiro Lobato” da Escola Vila Nova).

Alguns personagens:
Emília, Chapeuzinho Vermelho, Alice no País das Maravilhas, Rapunzel, Princesa, Fadas e Príncipes, Rainha das Neves e Pequena Sereia

12- Pelotões de alunos fardados

13- Faixa da EJA- Educação de Jovens e Adultos: “A experiência é minha escola. O futuro é minha promessa. A luta é minha oportunidade de vencer”. Vamos Aplaudir esses alunos que tens de 18 a 63 anos de idade, merecem sim aplausos pela determinação, pela persistência, pela força de vontade, pelo compromisso e pela dedicação.

14- Pelotão da EJA - Educação de Jovens e Adultos

15- Faixa dos Parceiros da Escola: “Agradecemos pela confiança demonstrada em nosso trabalho e por compartilharem conosco todos os nossos sonhos”.
( parceiros estes que ao longo desses anos vem colaborando com a Escola Vila nova, incentivando e apoiando  os projetos e as ações  da qual a escola está envolvida.)

16- Pelotão representando os parceiros da escola; (alunos vestindo camisa identificando cada órgão e instituição aqui representada por esses educandos .

1-    Banco da Amazônia
2-    Armarinho E.V.A variedades
3-    AF Transportes- Canela
4-    Prefeitura de Rurópolis
5-    Secretaria de Educação
6-    Marlene Ficks
7-    Ministério Público
8-    Poder Judiciário
9-    Policia Militar
10- Secretaria de Assistência Social
11- Bezinha Modas
12- Armarinho Letícia
13- Distribuidora Matos
14- Comercial Amazonia
15- Selma Modas
16- Panificadora Nova União
17- Distribuidora Rodrigues
18- Mercantil Elias Junior
19- Supermercado Karisa
20- Mercantil Econômico
21- Refrilar Refrigeração
22- Casa das Bicicletas
23- Honda Tapajós Motors
24- Farmácia Pontual
25- Amazônia Embalagens
26- Ivete Coreto
27- Novo Lar
28- Agroeste Máquinas
29- Agropeças Amaral
30-     Distribuidora Losano
31-     Marcos Provedor internet
32-     Farmácia do Trabalhador- Alemão
Agradecimentos
Sentimo-nos muito honrados e queremos agradecer imensamente o apoio da Secretaria de Educação e Prefeitura de Rurópolis aos parceiros da escola. Agradecemos imensamente o empenho a dedicação de todos os funcionários desta Escola a cada pai/mãe/responsável e de toda comunidade escolar que não mede esforços no acompanhamento e parceria no processo ensino aprendizagem ao logo dessa jornada. Sabemos que uma educação de qualidade se faz com a união de todos. Portanto muito obrigada a todos que vem contribuindo direta ou indiretamente com a educação da Escola Vila Nova.

11. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TEOTÔNIO VILELA.
A escola Municipal de Ensino Fundamental Teotônio Vilela foi fundada em 11 de março de 1985, está localizada na Rua Miriam Borges, S/N Bairro Leitoso.
 A escola funciona em dois turnos distintos: manhã e tarde, com o apoio de 25 funcionários. Sob a gestão escolar do professor José Maria da Conceição Santos (Coordenador Administrativo), Professora Maria Aparecida Neves (coordenadora pedagógica) e Marinete da Silva Machado (secretária). O quadro docente é constituído por 12 professores, todos com formação em nível superior.
12. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BELA VISTA
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista, foi construída na gestão do ex-prefeito José Paulo Genuíno e inaugurada em 02 de Abril de 2000, com um número de 06 turmas somando um total de 132 alunos de 12 funcionários, tendo como coordenador o professor Oséias de Sousa Oliveira.
Em 2017 a escola conta com 717 alunos matriculados e um total de 24 turmas atendendo o ensino infantil, fundamental e a educação de jovens e adultos. Conta com 54 servidores. Tem com gestora a Professora Marcia Deodato da Silva; vice, professor Weliton dos Santos Santana; coordenadora pedagógica Maria dos Anjos Cordeiro, uma secretária, Rosiane Correa Sousa, 32 professores, 3 agentes administrativos, 11 auxiliares de serviços gerais e 4 vigilantes.
13. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOVERNADOR EURICO VALLE
Fundada em 16 de dezembro de 1977, como escola estadual. A Escola Governador Eurico Valle iniciou suas atividades no ano seguinte, ligada a  administração direta da SEDUC com o ensino fundamental de 1º a 5º ano, sendo que em 1982 sua oferta de ensino foi estendida para 6º a 9º ano e, em 1989 passou a ofertar o ensino médio com extensão de Itaituba, anos depois, consolidado como parte de sua oferta de ensino definitiva.
A Escola Eurico Valle Fundamental conta com uma clientela de 386 alunos, distribuídos em dois turnos, manhã e tarde. Atualmente possui 41 funcionários e tendo como diretora Mirian Albertino, vice-diretor, Genilson Gomes, e Coordenadora Pedagógica Vilma Lopes.
14. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALMIR GABRIEL
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Almir Gabriel, localizada na Rua Airton Sena, nº. 624 no Bairro da Lagoa, no Município de Rurópolis /Pará, foi fundada em 09 de junho de 1987 e atualmente atende uma clientela de 410 alunos do 5º ao 9º ano e 4ª EJA e uma lotação de 56 funcionários.
Possui 10 (dez) salas de aula, 01 (um) laboratório de informática, cozinha, diretoria, secretaria, quadra poliesportiva coberta, sala de coordenação pedagógica, sala de leitura e sala de professores.
A Escola tem na sua direção a Professora Ilza Maria genuíno Ferreira, o Vice-Diretor o Professor André da Silva Baségio, Secretária Markineli Ambrósio Gonçalves e a Coordenadora Pedagógica, as Professora Aline Edineia Kossmann,
15. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR EURICO VALLE.
Fundada em 16 de dezembro de 1977, funcionando apenas com o ensino fundamental. Somente no ano de 1989 o ensino médio foi implantado. É a única escola de ensino médio no município de Rurópolis. A escola funciona em três turnos, manhã, tarde e noite, com 26 turmas na sede do município e 06 turmas anexo I, na Comunidade Divinópolis, km 70. Atualmente conta com um total de 954 alunos matriculados na sede e 204 no anexo I, km 70. A escola possui 38 funcionários, sendo 22 docentes, e tem como atual gestora a professora Kátia Cilene Dias Aguiar, e vices o professor Edinaldo Ferreira Luz e Aldenilza Nascimento Dadalt.
16. ESCOLA DARCY RIBEIRO
A Escola Darcy Ribeiro, foi fundada a margem da BR 230, no ano de 1988, ficando desde o ano de sua fundação, até o ano de 1999, administrada pelo governo do Estado, possuía apenas duas salas de aula. A partir do ano 2000, a escola foi municipalizada e nesse mesmo período foi ampliada e recebeu mais duas salas de aula. Hoje conta com 254 alunos matriculados. A escola hoje é coordenada pela professora Luzia de Souza dos Santos, e abrange desde o ensino primário até o ensino fundamental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário