terça-feira, 27 de junho de 2017

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE RURÓPOLIS

Sargento Riler, Assistente Social Regina Teodósio, Usuária Maria Delma, DPC Ary Vital, DPC Nelson Silva, Secretária Solange Beatriz, Vice Prefeita Marleni Ficks e Presidente da Camara Vereador Anderson Guimarães.
Vice Prefeita Marleni Ficks, representando o
Prefeito Josélino TAKÁ Padilha
Hoje, terça feira (27/06), nas dependências da Câmara Municipal, foi realizado o inicio da programação da IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE RURÓPOLIS, promovida pelo CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social de Rurópolis, com o tema: “GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS”. O evento será realizado nos dias 27 e 28 do corrente mês, e hoje a abertura oficial se deu às 18h00min através do Assistente Social Miguel Pereira Neto que também responde pela presidência da CMAS, que ficou responsável pelo cerimonial. Após as palavras de abertura, o Presidente Miguel Neto fez uma pequena explanação do objetivo da Conferencia e chamou as autoridades para a formação da mesa.
Secretária Solange Beatriz, com a Primeira Dama Maria Padilha
A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Vice Prefeita Marleni Ficks, representando o Prefeito Joselino Taká Padilha; Vereador Anderson Guimarães, Presidente da Câmara; Secretária da SEMTRAS, Solange Beatriz; Delegado de Policia Civil do Município Doutor Ariosnaldo da Silva Vital Filho; Doutor Nelson Silva, Diretor da 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém; Representante da Defesa Civil do Estado do Pará, Sargento Augusto Riler Amorim Lopes; Usuária, senhora Maria Dela Araújo e a Assistente Social e Mestra em Serviço Social senhora Regina Teodósio dos Santos Rodrigues Paixão. Posteriormente a composição da mesa, houve discursos de algumas autoridades; houve uma interpretação musical feita pelo professor Gilberto de Holanda, juntamente com um parceiro (não informado o nome); 
Miguel Pereira Neto, Presidente da CMAS
uma ótima palestra com a senhora Teodósio dos Santos Rodrigues da Paixão, que é Assistente Social, Mestre em Serviço Social, Analista de Seguro Social, com formação em serviço Social, docente na ULBRA/UNAMA e servidora pública há mais de trinta e três anos; entregas de dezenas de diplomas concedidas pelo CMAS a Título de Honra ao Mérito a várias pessoas, por relevantes serviços prestados à sociedade de Rurópolis; a professora Domingas Martins fez a declamação de um poema intitulado “Garota pobre”; houve a apresentação cultural, quando se apresentou o Grupo Folclórico Onça Preta e logo em seguida teve a apresentação do Grupo Jovem Sempre Renovado com a dança do carimbó.
Vice Prefeita Marleni Ficks e Primeira Dama Maria Padilha
Após as apresentações, o Presidente Miguel Pereira Neto deu por encerrado o primeiro dia da Conferencia e para fechar com a velha chave, mas que ainda é de ouro foi servido um delicioso coquetel a todos os presentes. Mas, se falando em Assistência Social, nas últimas décadas, o reconhecimento da Assistência Social como política pública de direito e, simultaneamente, garantidora de direitos, foi impulsionado, dentre outros aspectos, pelo próprio avanço do ordenamento jurídico brasileiro, pelo reconhecimento do papel do Estado na provisão da Proteção Social não contributiva e pela emergência de situações que exigiram da política evolução para comportar atenção às demandas da população brasileira.
Gilberto Holanda se apresentando
Esse processo foi também fortemente influenciado pelas lutas de movimentos sociais e da sociedade civil, ancorados na participação social que tem marcado a trajetória desta política, que resultaram em conquistas de direitos, a exemplo da inclusão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Constituição Federal e da atenção à população em situação de rua na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Após a aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), do I Plano Decenal de Assistência Social (2005-2015) e do Decálogo dos Direitos Sócio assistenciais, frutos do processo participativo e das conferências, inúmeros avanços e desafios se colocaram à política neste percurso, 
A palestrante Regina Teodósio
consolidando a Assistência Social como política pública garantidora de direitos e aprimorando suas ofertas de forma a torná-la mais condizente com a realidade e demandas da população brasileira. O II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026), a partir de uma análise do estágio de consolidação do SUAS, das demandas da população brasileira e das perspectivas para a próxima década, lançou importantes diretrizes para nortear as prioridades e rumos da política, as quais devem orientar e subsidiar os processos de planejamento e os instrumentos de gestão da política – Pactos de Aprimoramento do SUAS, Planos de Assistência Social e Planos Plurianuais (PPA).
Professora Domingas declamando o poema
Considerando a conquista da elaboração e aprovação II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026) e a conjuntura atual, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) elege como tema para a Conferência de Assistência Social de 2017 “GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS”. Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da Conferência traz os usuários para o centro do debate. Nesse sentido, a 11ª Conferência Nacional dá continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social. De modo a favorecer os debates no processo conferencial foram organizados 4 Eixos:
Grupo Onça Preta

Grupo Jovem Sempre Renovado
EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Várias autoridades prestigiaram o evento, como você pode ver nas fotos, CLICANDO ABAIXO. NÃO ESQUECENDO QUE AMANHÃ TEM MAIS...

EM TEMPO: Quero agradecer aos organizadores, pela consideração com a minha pessoa, já que tive o privilégio de ser agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito.

Obrigado Messias Júnior pelo apoio





Advogada Vânia Wentz

Assistentes Social Regina Teodósio e Ana Hardy, Promotora Mariana Souza e Secretária Solange Beatriz

Promotora Mariana Souza Cavaleira de Macedo Dantas

Solange Beatriz, Regina Teodósio e Primeira Dama Maria Padilha


Jonnata de Sousa, Solange Beatriz e Regina Tedósio





Primeira Dama Maria Padilha e sua filha








Apresentação cultural












Delegado Nelson juntamente com seu filho


Hora do Hino Nacional


























































































































































































































Secretária Solange Beatriz, Jonnata de Sousa Arrais (é letrado, acadêmico de Serviço Social, especialista em educação, desigualdade social e pobreza, servidor público há 12 anos), e Primeira Dama maria Padilha

























Assessor de Comunicação da PMR Paulino Magno e a repórter da Rádio Transamazônica se entrevistando


Nenhum comentário:

Postar um comentário