sexta-feira, 7 de abril de 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISCUTE A REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA

Membros do Conselho Municipal

Fernanda Cardoso - Secretária Municipal de Saúde
Hoje, dia 07 de abril, DIA MUNDIAL DA SAÚDE, houve reunião do Conselho Municipal de Saúde para discutir entre outras pautas, a reestruturação da Rede de Assistência Básica em Saúde. Nessa proposta, a zona urbana será dividida em microterritórios em saúde que serão referenciados para as Unidades Básicas de Saúde, que são a USF Alvorada, a USF Genuíno e a terceira USF (ainda sem nome), essas unidades atenderão bairros distintos, a saber: a Unidade Alvorada atenderá os bairros Alvorada, Bela Vista, Bom Jardim, Vila Nova e Planalto (total de 1558 famílias); 
Demonstrativo contendo os bairros e famílias atendidas
a Unidade Genuíno atenderá a população dos Bairros do Arroz, Centro e Zanotto (1257 famílias) e a Terceira Unidade atenderá os bairros Leitoso, Lagoa, Serraria e Aeroporto (1272 famílias). Essa mudança no modelo de distribuição e atenção à saúde melhorará o acesso e organização do serviço para atender a população. Essa medida é emergencial e está prevista para o mês de maio, justamente para o bom funcionamento dos programas de saúde e também para que então possamos trabalhar com agendamentos.
Mapa da cidade
Com essa medida, as populações da zona rural onde não há cobertura de Unidades de Saúde da Família ficam referenciadas para o ambulatório do Hospital Municipal, melhorando também o seu acesso aos atendimentos. Essa estratégia contará com o papel essencial do Agente Comunitário de Saúde, pois a partir desse novo modelo de divisão territorial, o mesmo participará ativamente no agendamento das consultas nesses postos. A expectativa é que, com a conclusão futura da obra da USF São Raimundo Nonato (Bairro do Leitoso), haja uma nova redivisão territorial e assim também melhore a cobertura das ações em Saúde no município. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.








Nenhum comentário:

Postar um comentário