quinta-feira, 17 de novembro de 2016

EZEQUIAS SANTOS: MOTO SEM FAROL... INFRAÇÃO QUE CAUSA PROBLEMA...

Ezequias Santos em seu comércio

No hospital...
Várias pessoas estão diariamente me ligando, reclamando das pessoas que estão conduzindo motocicletas de modo irregular. Além da imprudência, muitas vezes o veículo usado não tem freios, faróis ou qualquer tipo de segurança tanto para o usuário, como para os pedestres. Nas minhas caminhadas pelas ruas na madrugada, principalmente nos finais de semana, é fácil ver jovens embriagados, três em cima de uma pop ou outra marca qualquer, com faróis apagados, sem descargas, descendo ou subindo em alta velocidade à Avenida Brasil, colocando em perigo tanto a vida deles, como das pessoas que por ali estão indo para o trabalho ou simplesmente fazendo seu exercício. Recentemente o senhor EZEQUIAS SANTOS foi vítima de um sem noção e até hoje a sua saúde está bem debilitada. 
Sem poder trabalhar... 

Por imprudência de um sem noção...
Conversamos com o senhor Ezequias e ele nos comentou o seguinte: “No dia 19 para o dia 20 (madrugada), do mês de outubro, fechei o coreto (Ele é proprietário do Coreto do Ezequias localizado na Praça Cívica) e fui deixa minha funcionária em casa (ela mora próximo o comércio do Zé Oliveira na Vicinal dos Baianos); veio um motoqueiro em uma moto Titan 125, sem farol, bêbado, na contra mão e eu ia em uma Lander 250 Yamaha. Devido a falta de farol, não vi a moto e demos de encontro, e o resultado foi que quebrei um pé, um dedo e o joelho. O objetivo desse meu depoimento, é procurar alertar as autoridades competentes, para que as mesmas possam tomar as devidas providencias, a fim de poder acabar, ou pelo menos amenizar os problemas que essas motos dirigidas por pessoas sem noção vem trazendo à população. Hoje fui eu o acidentado, outro dia pode ser qualquer pessoa...” Esse foi o desabafo do senhor Ezequias. Realmente o problema existe, e já teve vários casos de óbito e ninguém toma nenhuma providencia.
E no papel, o que diz a Lei??? Segundo o Código de trânsito Brasileiro é obrigatório o farol de luz baixa da moto estar aceso durante o dia e a noite o cumprimento da regra, farol apagado poderá levar a suspensão da CNH.
Apesar de pouco divulgado está na Lei à obrigatoriedade que o motociclista deve estar sempre com o farol aceso inclusive durante o dia.  O motivo é para ser mais visível para os outros veículos e para os pedestres.
O Artigo 40 do Código de Trânsito Brasileiro diz que: “O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:
Parágrafo único. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.”
Neste artigo está a obrigação para motos, em deixarem o farol de luz baixa aceso de dia e a noite. Portanto com o farol apagado, mesmo por algum problema no sistema elétrico gera uma infração.
No artigo Artigo 244:
Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
IV – com os faróis apagados;
Infração Gravíssima, multa de R$ 293, 47 e suspensão do direito de dirigir.
Medida Administrativa: Recolhimento do documento de habilitação

Apenas o pagamento da multa, não afasta o processo administrativo de suspensão da carteira de motorista.

2 comentários: