sábado, 19 de novembro de 2016

18 DE NOVEMBRO... DIA DOS CONSELHEIROS TUTELARES.

Conselheiros: Rosana Lima, Edmilson Fernandes, Antônia Irisneide, Ranildo Lima e André Araújo
Rosana e Irisneide

Edmilson, André e Ranildo
No Brasil, há cerca de 30 mil profissionais trabalhando na defesa da criança e do adolescente. Os conselhos tutelares estão presentes em 99,89% dos municípios brasileiros
Os profissionais defendem os direitos das crianças e dos adolescentes, atuando em denúncias de maus-tratos, violência sexual, trabalho infantil, entre outras violações de direitos. Além disso, eles fiscalizam e aplicam as políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil.
“O conselheiro tutelar representa o olhar atento e protetivo de cada comunidade, atuando nos espaços de convivência das crianças e adolescentes por todo Brasil. São eles que, lá na ponta, defendem e protegem nossos meninos e meninas de verdade. Nossa mais profunda gratidão a cada conselheiro tutelar de todo o território nacional. Sigamos juntos!”, declarou a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudia Vidigal.
Edmilson, Ranildo e Irisneide

Rosana, Ranildo e Edmilson
O Brasil é pioneiro na consolidação de legislação sobre direitos da criança e do adolescente. Dentre os avanços que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proporcionou, um dos principais foi a criação dos Conselhos Tutelares.
Em Rurópolis, o Conselho Tutelar é formado por cinco membros: Rosana Lima, Edmilson Fernandes, Antonia Irisneide, Ranildo Lima e André Araújo.

Conversamos com a senhorita Rosana Lima e ela nos confidenciou o seguinte: “Para nós conselheiros, que amamos nosso trabalho, é glorioso saber que podemos salvar vidas de 
Rosana, Edmilson, Irisneide e Ranildo

crianças e de adolescentes. Temos essa oportunidade de fazer a abordagem, usar a rede de proteção, ao mesmo tempo saber usar o coração para lidar com as diversas situações. Comemorar o dia do Conselheiro Tutelar, configurado como sendo a data de 18 de novembro, tem um significado que transcende uma simples homenagem a uma categoria profissional, que na maioria das vezes é pouca lembrada e valorizada. Celebra-se de fato, uma devoção, uma doação para com uma das mais nobres causas da vida humana. O Conselheiro tem como uma das características mais marcantes, a disponibilidade permanente, a um sentimento paternal e maternal, a disposição para tutelar e zelar por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. Portanto, ao comemorarmos esse dia, devemos elevar nossa compreensão para a importância desse personagem, profissional, sacerdote, que dedicam parte de suas vidas à proteção de cidadãos e cidadãs do futuro”. A senhorita Rosana Lima informa ainda, que o telefone do Conselho Tutelar em Rurópolis é (
93) 99166 3313.
EM TEMPO: A matéria deveria ter sido postada ontem (18), mas, por motivo de doença tive que me ausentar do município e só hoje foi possível a postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário