sábado, 5 de março de 2016

SEGUNDO DIA DO RETIRO PRELATÍCIO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Hora da procissão
Bispo da Prelazia, Dom Wilmar Santin
Ontem, sexta-feira (04/03/2016), deu-se inicio nas dependências da Igreja Matriz desta cidade, Paróquia Santíssima Trindade, o TERCEIRO RETIRO PRELATÍCIO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES. A partir das 15h00min, os missionários das paróquias visitantes começaram a chegar, e foi feito o cadastramento dos mesmos no barracão de São Francisco de Assis. Após o credenciamento, foi servido o jantar a todos os presentes e posteriormente todos se dirigiram para a igreja, onde os missionários adentraram com suas bandeiras e receberam a saudação do Coordenador de Pastoral da Prelazia, Frei Romualdo, que deu boas vindas a todos e deu por iniciado o retiro.
Pároco Padre Jean Paul e Padre Romualdo, Coordenador de
Pastoral da Prelazia
A equipe de Liturgia realizou um momento de oração dando início aos trabalhos. Após a oração inicial, os representantes das paróquias e áreas pastorais, entraram com seus painéis e falaram sob os seus trabalhos nas comunidades, do andamento, das dificuldades e das vitórias alcançadas. Logo após, Dom Wilmar Santin, Bispo da Prelazia, fez sua saudação e com suas palavras e após os avisos da equipe paroquial, foi encerrado as obrigações do primeiro dia com a apresentação dos religiosos que estão presentes no evento, que são eles: Dom Wilmar Santin, Bispo da Prelazia de Itaituba; Frei Romualdo da Congregação Carmelita, Coordenador de Pastoral da Prelazia; 
Padre José Boeing
Frei Marcos (OFM) da Paróquia Santa Ana de Itaituba; Padre Edivaldo (Secular) da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio; Padre Gregório (SVD) e Padre José Boeing (SVD) da Paróquia São José Operário de Trairão; Padre Jean Paul (SVD), Padre Joãozinho (SVD) e Padre Arthur (SVD) da Paróquia Santíssima Trindade, Rurópolis; Padre Roberto (Cavanis), Paróquia Santa Luzia, de Novo Progresso; Padre Adenilson (Cavanis) da Paróquia Santo Antonio de Castelo dos Sonhos; Padre Claudiomiro, Comunidade São Francisco de Sales em Miritituba. Estudantes: Frei Pedro Neto (OFM) e Frei Patrick (OFM). Seminarista Jonas, e as irmãs: 
Padre José Boeing, Dom Wilmar e Padre Jean com as cruzes a serem
distribuídas aos presentes.
Inês da Congregação SMIC de Itaituba; Irmã Ana, Irene e Claudete, da Congregação Passionistas de Jacaré- Acanga, e Irmã Nelza e Creuza, Congregação Carmelita da Divina Providencia. No segundo dia (05/03/2016), neste sábado, os trabalhos começaram às 07h00min, com a chegada dos missionários sendo recebido pela a equipe de animação e logo foi servido o café. As 07h45min foram realizadas a oração inicial pela equipe paroquial, Após a oração, Padre José Boeing, realizou a palestra sob a conversão na vida missionária a qual teve a duração até o horário do almoço.
Frei Romualdo - Apresentação da Grande Semana Missionária
Após o almoço, voltaram a se reunir às 14h00min, começando com o tempo de meditação pessoal e se fazendo vários tipos de perguntas. Foram reunidos pequenos grupos com as seguintes perguntas: a) estamos vendo sinais de conversão em nossa comunidade, na paróquia e na sociedade onde vivemos? Quais os sinais concretos disso? B) Que passos dar para avançar mais no processo de conversão? Foi convidada uma equipe de crianças e adolescentes missionários para contar boas notícias, dificuldades e falhas. Às 15h30min houve uma pausa para o café e as 16h00min, foram realizadas a apresentação da Grande Semana Missionária, feita por Frei Romualdo, com acolhida de três cartazes com os temas: Acordar, Saborear e a Missão Continua. 18h00min, pausa para o jantar. 19h00min, vigília de oração com entrega das cruzinhas missionárias, feita pelos padres presentes às suas respectivas comunidades e a Equipe da Paróquia. Após Mantra meditativo, clima de silencio, canto de bendito da abertura, memória e recordação do dia, dramatização, momento penitencial, entrega das cruzinhas, houve a bênção final do dia e os avisos. E assim se passou mais um dia..VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Teve uma amiga que ajudou a bater as fotos, infelizmente não sei o nome, só sei que é da Comunidade Nossa Senhora Aparecida área urbana de Rurópolis (perdoe a falha!).




























































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário