sexta-feira, 25 de março de 2016

MUITOS FIÉS SE FIZERAM PRESENTE NAS SOLENIDADES ALUSIVAS A SEXTA FEIRA SANTA

Procissão da Via Sacra
Os fiés compareceram. Faltaram muitos, mas muitos estiveram presentes
Na Sexta-feira Santa, é apresentado pelos Cristãos, o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado. A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas.
É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia. 
Adoração da Cruz
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos. No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo fato de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica. 
Pároco Padre Jean Paul
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha (google). Aqui em nossa cidade, a Igreja católica Matriz deu continuidade nos trabalhos da Semana Santa, com a Procissão da Via Sacra, leitura da Paixão de Cristo que foi realizada pelo Padre Jean Paul, senhora Divina, senhora Cleusa e o grupo de animação; adoração da Cruz e a Comunhão. A Procissão saiu da Praça Raimundo Brito, no Centro, com o início às 13h30min, passou pelas ruas da cidade e se dirigiu até a Igreja Matriz, onde foi realizada a solenidade, ministrada pelo Padre Jean Paul. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário