terça-feira, 1 de dezembro de 2015

AGRICULTORES REIVINDICAM MELHORIAS PARA AS ESTRADAS VICINAIS

Ontem todos nervosos...
Hoje logo cedo, tudo calmo...
Desde ontem, segunda-feira (30/11/2015), liderados pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR e SINTRAF, moradores da Vicinal da Cachoeira, Vicinal dos Baianos, Vicinal dos Maranhenses, Vicinal Monteiro Lobato e Vicinal do Cachimbão, reivindicam em frente à Prefeitura Municipal. Devido a dificuldade para escoar seus produtos, haja vista, as péssimas condições de trafegabilidade das estradas vicinais, os agricultores se reuniram e vieram solicitar providencias ao Prefeito Pablo Genuíno, afim de que o mesmo possa providenciar, e realizar os trabalhos necessários àquelas vicinais, conforme a pauta elaborada pelos mesmo, juntos com seus órgãos representativos que são os sindicatos. As principais reivindicações são as seguintes:
Major Alexandre - Comandante da 17ª CIPM
- VICINAL DA CACHOEIRA – Recuperação de 45 km e empiçarramento da Vicinal, iniciando no balneário, indo até o colégio São Vicente, construção de seis pontes e implantação de dois bueiros.
- VICINAL DOS BAIANOS – Recuperação e empiçarramento de 27 km de vicinal, iniciando na cidade, indo até o “Pereira”, implantação de cinco bueiros, construção de duas pontes, e recuperação de duas pontes. Dentro do PA CAMPO VERDE: Recuperação e empiçarramento de 25 km, implantação de sete bueiros, e construção de quatro pontes.
- VICINAL DOS MARANHENSES – Recuperação e empiçarramento de 19 km de vicinal, implantação de cinco bueiros e construção de duas pontes.
- VICINAL MONTEIRO LOBATO – Recuperação e empiçarramento de 27 km de vicinal, que inclui o acesso do “Pereira” até o “Zal”, construção de uma ponte e implantação de dois bueiros.
Senhora Rosilene Barras - Presidente do SINTRAF
- VICINAL DO CACHIMBÃO – Recuperação e empiçarramento de 6 km da estrada que liga a Vicinal Monteiro Lobato ao Cachimbão, partindo do “Zal”; construção de uma ponte; implantação de onze pontilhões. 7 km de recuperação da estrada que foi feita pelo INCRA; recuperação e empiçarramento de 10 km de estrada, partindo do lote do senhor Adilson na Vicinal Monteiro Lobato, até o lote do senhor Paulo Loebleim na Vicinal do Cachimbão; construção de duas pontes e implantação de cinco bueiros.
Em resumo, os trabalhos reivindicados ao prefeito, totalizam 166 km de estradas para recuperação e empiçarramento, instalação de 26 bueiros, construção de 11 pontilhões, construção de 18 pontes e recuperação de duas pontes. VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO.
Texto H. Marinho com fotos suas, e enviadas via facebook







A comissão organizadora da manifestação, após a realização de várias reuniões, com o prefeito e/ou seus representantes, e não tendo respostas concretas, decidiram que caso não houvesse nenhuma atenção do poder executivo, no dia 27 de novembro, iria fazer a manifestação que hora está acontecendo, haja vista, o descaso do poder público, com as necessidades existentes, principalmente porque está chegando o inverno, e se hoje já tem problemas, o que dizer quando começar as chuvas constantes na região. Hoje, durante a caminhada, vimos que os agricultores continuavam acampados em frente à prefeitura e resolvi ir lá e falar com algumas pessoas, para saber o que realmente aconteceu no dia de ontem e o porquê da continuidade da manifestação. 
Primeiro falei com o Major Alexandre, Comandante da 17ª Companhia Independente de Policia Militar, e perguntei ao mesmo, como estava os trabalhos e o porquê do problema que gerou o ferimento de alguns agricultores, com disparos com bala de borracha efetuados pela policia, ativação de spray de pimenta e bomba de efeito moral. De acordo com o Comandante, a Policia Militar está fazendo a guarda do prédio da Prefeitura e ontem, os manifestantes que reivindicam melhorias em suas vicinais, tentaram invadir o patrimônio público, no momento da saída dos funcionários, os quais estavam mantidos no prédio, sem poder sair. Quando do término do expediente, na saída dos funcionários, os manifestantes tentaram invadir o prédio, e foi daí que se desencadeou o conflito que foi gerado. 
De acordo ainda com o Major Alexandre, hoje está tudo calmo, e a Policia Militar continua fazendo a segurança do prédio, aguardando uma posição do gestor municipal. Após falarmos com o Comandante da Policia Militar, ouvimos o outro lado também, e conversamos com a senhora Rosilene Barras, presidente do SINTRAF. A Presidente falou que o SINTRAFF e o STTR, estão dando apoio logístico aos agricultores, o que faz parte de uma das obrigações dos sindicatos, ou seja, apoiar e dar todas as condições nas reivindicações de seus associados. Com referencia a manifestação, falou que tudo isso está ocorrendo por motivo do abandono em que se encontram as vicinais, dificultando o escoamento dos produtos, já agora em pleno verão e que quando chegar o inverno (que já está próximo), e as chuvas constantes, os agricultores ficarão ilhados, sem condições nem mesmo de vir à cidade. 
Disse ainda que se sente decepcionada, não só ela, mas todos os agricultores, pois vieram conversar pacificamente, reivindicar um direito constitucional, e até o presente momento ainda não tiveram a atenção do gestor municipal. Disse ainda que vão ficar ali esperando, sem nenhuma alteração, de modo pacifico, e procurando sempre o diálogo, que o Prefeito Pablo Genuíno tenha a consideração de atendê-los e conversar, dando sua posição e condições para atender suas reivindicações. Sobre o ocorrido de ontem, ela falou o seguinte: O pessoal ontem, já estava estressado e nervoso pela a falta de atenção e um pequeno problema se tornou uma bola de neve, devido o nervosismo e a falta de paciência e do diálogo de ambas as partes. 
A presidente do SINTRAF, Rosilene Barras, disse ainda, que se sentia perplexa com a ação dos policiais, que deveriam ter mais sangue frio em um momento como aquele, e que as providencias estão sendo tomadas para que a justiça tome as decisões necessárias, referente às agressões que deixaram seis agricultores feridos. De acordo ainda com as palavras da senhora Rosilene, a manifestação continua, e se não houver atenção do gestor municipal até o dia de amanhã, eles irão acampar na Praça Cívica, para chamar a atenção das pessoas que irão participar do evento cultural.
Comentário nosso: O que percebi, é que os sindicatos estão fazendo a sua obrigação em apoiar os seus associados; que os agricultores, estão cobertos de razões em suas reivindicações; que a Policia Militar está fazendo apenas o seu trabalho e que as pessoas devem respeitar, pois de acordo com vários vídeos colocados 
na internet, na hora do ocorrido, o qual a policia, no meu modo de pensar não agiu correto, mas devido as ameaças de invasão, xingamentos, desafios chamando os policias para fora para brigar etc., aconteceu o que não devia acontecer. Os agricultores têm toda a razão, mais agindo assim, querendo “forçar a barra”, perdem os seus direitos. Que as lideranças continuem com o pensamento de uma reivindicação pacífica e ordeira, que seja feita consciente e com o diálogo. Têm muita gente “metendo corda”, principalmente os “futuros salvadores da pátria” que estão “preocupados” com a situação do nosso município. Agricultores... Sejam Vocês, lutem por vocês, vocês realmente são merecedores de uma melhor política no campo (falei política, não politicagem), façam valer seus direitos, mais com sabedoria, consciência e diálogo.


















5 comentários:

  1. que barbaridade e essa um prefeito que se diz amigo do povo aprontar uma dessa.

    ResponderExcluir
  2. que barbaridade e essa um prefeito que se diz amigo do povo esta aprontando uma dessa e uma vergonha.....

    ResponderExcluir
  3. Só acho que se ele fosse uma boua pessoa e fizesse o trabalho que prometeu ,e o pra qual ele foi eleito nao estaria acontecendo isso
    RIDICULU O DESCASO COM O DINHEIRO PUBLICO

    ResponderExcluir
  4. O DESCASO, DESINTERESSE E FALTA DE COMPROMISSO C/ A POPOLUCAO RUROPOLENSE JA ATINGIU PATAMARES INSUPORTAVEIS. JA CHEGA !!! O QUE HOUVE C/ AS PROMESSAS FEITAS PELO ATUAL PREFEITO E PELOS VEREADORES ??? ONDE VOCES ESTÃO ??? O QUE HOUVE ??? SERA QUE SO VÃO APARECER NAS ELEIÇÕES DE 2016 ???
    POUCO VERGONHA E FALTA DE PUDOR.

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA DE SABER SOBRE O QUE HOUVE SOBRE O RESTANTE DE MINHA MANIFESTAÇÃO ???. MAIS DE 50% DO TEXTO FOI CORTADO. REALMENTE SO DÓI ONDE HÁ FERIMENTO ...... OUTRA OBSERVAÇÃO, DE ONDE SURGIU ESSA DATA ????????? 12-03-15 ???????????? SE A MANIFESTAÇÃO FOI EM 12-2015 ???????????? SEI QUE ESSA MENSAGEM TEM GRANDE PROBABILIDADE DE NÃO SER PUBLICADA, POIS CONFORME A MENSAGEM - SO SERÁ PUBLICADO DEPOIS DE APROVADO, OU SEJA, E EVIDENTE QUE PALAVRAS E MANIFESTAÇÕES SOBRE O ERRO NÃO SERÃO PUBLICADAS. MAS OBRIGADO, VALEU MESMO. ESSA CANAL TEM SIDO MUITO INFORMATIVO E ESCLARECEDOR SOBRE FATOS DE INTERESSE PUBLICO E AFINS. OBRIGADO NOVAMENTE.

    ResponderExcluir