segunda-feira, 2 de novembro de 2015

CENTENAS DE PESSOAS COMPARECEM AO CEMITÉRIO PARA REZAR POR SEUS ENTES QUERIDOS.

Muitas homenagens feitas aos entes queridos
Padre Jean Paul e Padre João, com Ministra da Eucaristia.
Hoje (02/05), como todos os anos, no “DIA DE FINADOS”, a celebração da Sagrada Eucaristia, foi realizada na capela do cemitério Municipal deste município, denominado “RECANTO DA SAUDADE”. A Santa Missa foi ministrada pelo Pároco Padre Jean Paul, auxiliado pelo Padre João, onde compareceram dezenas de fiéis, que lotaram a pequena capela, a fim de ouvir a palavra do Senhor. Nesta manhã, centenas de pessoas compareceram ao cemitério para rezar por seus entes queridos. Vale ressaltar, que hoje, às 17h00min, haverá novamente celebração da Santa Missa no cemitério “Recanto da Saudade”, ministrada pelo Padre Jean Paul.
Muitos fiéis compareceram
Fieis presentes na celebração
 Parabéns à administração municipal, através do Prefeito Pablo Genuíno, que realizou a limpeza no local (que não deixa de ser uma obrigação, mais que muitos não fazem e o ano passado e esse ano foi feita), dando maior comodidade aos visitantes. Vale relembrar um pouco da história do “Dia dos Finados”: No dia 02 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados
Hora da comunhão
O comércio na frente do cemitério
Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles, haja vista que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no Purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. 
Muitas homenagens
Oração ao "pé" do Cruzeiro
Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro). Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram freqüentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma.
Muita gente visitando o cemitério
O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny. Odilo (962-1049) tornou-se abade de Cluny, em Borgonha, na França, uma das principais abadias construídas no mundo medieval e responsável por importantes reformas no clero no período da Baixa Idade Média. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical. Apesar do processo de secularização e laicização que o mundo ocidental tem passado desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para se meditar e rezar pelos mortos. Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos etc.

(Texto sobre a história: Por Me. Cláudio Fernandes)


















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário