quinta-feira, 8 de outubro de 2015

NOITE CULTURAL NA CRECHE “O CANTINHO DA CRIANÇA’’ - UMA MISTURA DE CULTURAS

Clara, Mateus e Manuelle concorreram ao Garoto (a) Folclórico 2015
Manuelle - Garota Folclórica 2015 recebendo o premio
da diretora da Creche
Na noite de ontem (07/10) aconteceu na Creche Municipal “O CANTINHO DA CRIANÇA” uma noite cultural. Noite essa, agradável, onde várias pessoas ali presentes puderam assistir várias danças como: Dança Ciranda Infantil, Dança do Carimbó, Dança do Frevo. Houve  também um belíssimo desfile de duas mocinhas e um rapaz disputando o(a) Garoto(a) folclórico 2015.

DANÇAS:.
Pará (Carimbó), Amazonas (Ciranda), Pernambucanas (Frevo)

No Brasil as danças se originaram de vários lugares, uma mistura de ritmos, sons e culturas que da sua união vão formando a identidade brasileira. O País possui uma diversidade de cultura muito grande e significativa que possibilita diversas oportunidades de aprendizagem através da prática da dança, da música, e do uso dos instrumentos, entre outros.  A dança pode propiciar o autoconhecimento, estimular vivência no contexto social e na escola, pois proporciona aos educando relacionamentos artísticos e estéticos com as outras pessoas e com o mundo, incentivar a expressividade das crianças, possibilitarem a comunicação não verbal e os diálogos corporais na escola, 
Equipe da Dança da Ciranda
promovendo relações mais equilibradas e harmoniosas diante do mundo. A DANÇA CIRANDA foi apresentada pelo JARDIM I / AMAZONAS (Dança da Ciranda) → A ciranda foi incorporada a cultura Amazonense na cidade de Tefé. A ciranda é uma manifestação folclórica expressada por meio de um conjunto de cantigas de roda, originárias da Espanha e Portugal. Trazida pelos Portugueses, a ciranda chegou ao Brasil no século passado e propagou-se pelos Estados do Norte e Nordeste, adquirindo diferentes características conforme os lugares por onde passou, sem perder o elo com suas raízes. Hoje o festival de cirandas é uma festividade cultural do município de Manacapuru no Amazonas. Considerado a segunda maior festividade folclórica do interior do Amazonas.
Dança do Carimbó
A DANÇA DO CARIMBÓ foi apresentada pelo JARDIM IIPARÁ (Carimbó) → Carimbó é uma dança de roda do litoral do Pará, no Brasil. O nome também se aplica ao tambor utilizado nesse estilo de dança. A dança se espalhou também pela Região Nordeste do Brasil. O Carimbó é considerado um gênero de dança de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, mixigenou-se, recebendo outras influências, principalmente a negra.
A DANÇA DO FREVO foi apresentada pelo JARDIM IIINORDESTE (Frevo) → Em Pernambuco, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: O frevo.
A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo. A dança do Frevo pode ser de duas formas quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis de forma acrobática durante o percurso. O Frevo possui mais de 120 passos catalogados.
Dança do Frevo
Houve também a participação especial do Grupo Jovem Sempre renovado com a apresentação da dança do ‘Bomba’.

O desfile aconteceu com a disputa pelo titulo de Garota ou Garoto Folclórico pelos alunos:
Clara de Carvalho Nere ( 04 anos ) filha de Felipe Nere e de Thaís de Carvalho.
Mateus Neves Silva ( 05 anos ) filho de Raiane e Sérgio.
Manuelle de Oliveira Pereira ( 05 anos ) filha de Rene Augusto e Ana Paula.

O desfile foi analisado pela mesa de jurados. E como também ouve venda de rifas através dos pais dos candidatos aconteceu o sorteio das mesmas. Os pais também tiveram a oportunidade de ofertar três lances para somar um total e obter o resultado de quem seria o(a) Garoto(a) Folclórico(a) do corrente ano.
O resultado final foi:
"Garotas" do Grupo Jovens Sempre Renovados"
1º lugar→ Manuelle de Oliveira Pereira
2º lugar→ Clara de Carvalho Nere
3º lugar→ Mateus Neves Silva
           
Foi vendida na cantina da creche comidas típica. No mais, a direção da Creche “O Cantinho da Criança” agradeceu a presença do público em geral, de algumas autoridades ali presentes e de todos os funcionários que contribuíram direta ou indiretamente para que o evento viesse acontecer da melhor maneira possível.



Informações e fotografias: Assessoria de Comunicação da PMR (Hadassa Freitas, Rodieks de Jesus e Gilberto Kiss).
































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário