quinta-feira, 10 de setembro de 2015

DESFILE NA COMUNIDADE ÁGUA AZUL / KM 85

Prefeito Pablo Genuíno presente no desfile
No dia 02 de Setembro de 2015 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Nicias Ribeiro realizou seu desfile alusivo ao dia 07 de Setembro “Dia da Independência do Brasil”.
O 7 de setembro e sua importância

O Dia 7 de setembro de 1822 foi muito importante na História do Brasil, pois foi nesta data que o príncipe regente Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com relação a Portugal.
Dom Pedro vinha sofrendo forte pressão das cortes portuguesas para retornar para Portugal. A metrópole percebia que estava perdendo, aos poucos, o controle político do Brasil. As cortes portuguesas demonstravam forte interesse em recolonizar o Brasil, eliminando focos de resistência. A presença de Dom Pedro no Brasil atrapalhava estes interesses portugueses, porém o príncipe regente também sofria pressões da elite brasileira que estava ávida pela independência do país.
Na tarde do dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, após retornar de uma viagem a Santos. Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um mensageiro. Nesta carta, as corte portuguesas exigiam obediência às ordens portuguesas e seu retornou imediato a Portugal.  
Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, como famoso grito: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como “O Grito do Ipiranga”. 
- A viagem que Dom Pedro estava fazendo, no começo de setembro de 1822, a São Paulo tinha como objetivo resolver disputas políticas na província.
- Dom Pedro I foi aclamado imperador do Brasil, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1822. 
- Somente em agosto de 1825, com intermediação da Grã-Bretanha, Portugal reconheceu a independência do Brasil.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Nicias Ribeiro.
Tema: A EDUCAÇÃO É A BASE PARA O SUCESSO
A Escola Nicias Ribeiro foi fundada as margens de BR230 no ano de 1988, com o intuito de atender não só os moradores da Comunidade Água Azul como também os moradores das regiões circo vizinhas, ficando desde o ano de sua fundação até o ano de 1999 administrada pelo Governo do Estado, possuía no total duas salas de aula. A partir do ano 2000 a escola passou a ser administrada pelo município, neste mesmo período foi ampliada e recebeu mais duas salas de aula.
Teve como primeiro professor o Sr. Eupídio e atualmente tem à frente da escola a Sra. Luzia de Sousa dos Santos.
A Escola Nicias Ribeiro tem como objetivo: desenvolver o raciocínio lógico dos educandos, preparando-os para o futuro. A escola hoje abrange desde o ensino primário até o ensino fundamental maior, tendo um total de 290 alunos matriculados.

Convém destacar que a Escola Nicias Ribeiro possui 31 funcionários, e que a mesma hoje oferece Ensino Médio conveniado com a Escola Estadual Governador Eurico Valle.
O desfile ocorreu no dia 2 de Setembro na Comunidade Água Azul. Acompanhou a Escola Nicias Ribeiro Km85 as escolas→A Mão Cooperadora Km85, Princesa Isabel Km85 Vicinal Sul e Raquel de Queiroz Km 90. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.




Informações e fotografias: Assessoria de Comunicação da PMR (Hadassa Freitas, Rodieks de Jesus e Gilberto Kiss).




Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.







































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário