terça-feira, 30 de junho de 2015

EM ENTREVISTA EXCLUSIVA DELEGADO ESCLARECE SOBRE OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NO ÚLTIMO SÁBADO REFERENTE AO CRIME OCORRIDO NO DISTRITO DE DIVINÓPOLIS.

Momento que o DPC Ary Vital achou o corte
Em entrevista, exclusiva ao Blog Sem Polêmica, o delegado de Polícia Civil, titular neste município, Doutor Ariosnaldo da Silva Vital Filho, nos informou quais os procedimentos policiais que foram adotados a respeito do crime ocorrido no Distrito de Divinópolis, onde foi vítima o munícipe Raimundo Santos da Costa. De acordo com o delegado de polícia civil, no primeiro momento, foi feita pelo senhor Nacisio Crispin da Silva, uma comunicação de óbito, onde se relatava que na manhã de 26/06/2015, o seu sogro Raimundo Santos da Costa, brasileiro, aposentado, viúvo, natural de Olho Dágua das Cunhas/MA, nascido em 14/09/1942, foi encontrado morto em sua residência, onde não havia sinais de arrombamento, presumindo-se morte natural, em razão da idade. Porém, a polícia civil passou analisar os relatos do boletim de ocorrência e dois fatos lhe chamaram atenção:
Menor assassino
Menor assassino
um que se tratava se de um senhor aposentado que residia sozinho e outro que o corpo estaria sujo de sangue e que a porta da residência do falecido estaria aberta, ainda que não houvesse sinais de danos. Fato que chamou atenção e fez com que, posteriormente, a autoridade policial se descolasse até o necrotério do hospital, onde se encontrava o corpo e ao examiná-lo, juntamente, com o genro acabou encontrando uma perfuração na altura do pescoço do ancião, logo, presumindo-se que estava diante de um crime de homicídio. O fato foi repassado ao Major Alexandre Oliveira para conhecimento e que juntamente com policiais militares se iniciasse uma investigação, chegando-se, naquela mesma noite, a autoria do crime.
José de Abreu - Receptador
Foram apreendidos por policiais militares de Divinópolis, dois adolescentes de 17 anos, sendo que um deles era sobrinho da vítima. Ainda naquela noite foi preso em flagrante o nacional Josué Augusto de Abreu por ter comprado dos mesmos adolescentes uma arma de fogo, revolver, calibre 38. Na delegacia de polícia civil, durante o interrogatório e oitiva dos adolescentes infratores, descobriu-se que na madrugada, após ingerirem bebida alcoólica, os adolescentes foram até a casa da vítima, a qual abriu a porta sem qualquer resistência, uma vez que reconheceu um deles como seu sobrinho e dentro da casa anunciaram um assalto para roubar o dinheiro da pensão e acabaram matando o aposentado com um golpe de faca desferido na altura do pescoço. Os adolescentes além do dinheiro também roubaram um revólver municiado que estava escondido na casa. Posteriormente, o revólver foi oferecido a JOSUÉ AUGUSTO DE ABREU, que negociou que daria por tal arma um celular, este também apreendido. Em depoimento, JOSUÉ negou que sabia que os adolescentes teriam matado o idoso para lhe roubar a arma, negando qualquer participação no crime. Os objetos dos crimes foram apreendidos e encaminhados para ser periciado no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e também foi requisitada ao hospital municipal de Rurópolis a realização de Exame Cadavérico no corpo de Raimundo Santos da Costa, onde se constatou a existência de lesões corporais provocada por objeto perfurante. 
Arma do crime
Policiais militares encontraram a faca utilizada no crime, contudo, a mesma teria sido lavada pelos adolescentes a fim de se livrar dos vestígios do crime. Ainda assim, será encaminhada para a perícia local a fim de que seja detectada substância hematoide, aparentemente, notada, em algumas partes pela autoridade policial. As peças do procedimento policial foram comunicadas ao Poder Judiciário e ao Ministério Publico local, bem como, nos termos Lei. 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) se representou em desfavor dos adolescentes infratores pela internação provisória na Fundação de Atendimento Sócio educativo do Pará, localizada no município de Santarém, em razão da gravidade do crime, necessidade da manutenção da ordem social e pela falta de instituição adequada para guarnecê-los neste município. 
Objetos do crime
E mediante decisão judicial, os referidos adolescentes foram encaminhados e apresentados pelo Conselho Tutelar e Polícia Militar local, na manhã de domingo (28/06/2015) à FASEPA, na cidade de Santarém, onde permanecerão internados até decisão ulterior. O delegado esclareceu que foram lavrados dois tipos de procedimentos. Os adolescentes responderão pelo crime de Latrocínio (Roubo seguido de Morte) e Josué Augusto de Abreu foi enquadrado pelo crime de porte de arma de fogo e receptação de objeto de crime, sendo decretada a prisão preventiva a seu desfavor. O trabalho procedimental foi longo e exaustivo, contudo, a equipe de policiais civis, militares da 17ª CIPM e representantes do Conselho Tutelar de Rurópolis não mediram esforços para dar uma resposta rápida e satisfatória para a sociedade.

“Desde já, deixo registrados meus agradecimentos a todos a estes profissionais que fazem a segurança pública no município. Na pessoa do Major Alexandre Oliveira, parabenizo todo o trabalho da polícia militar; na pessoa da Coordenadora do Conselho Tutelar Adelinda Oliveira agradeço todo o esforço, zelo e dedicação e aos policiais civis Hércules dos Santos Araújo e Ronivaldo da Silva Colares pela maestria e tirocínio na condução dos trabalhos de Polícia Judiciária. Além do Poder Judiciário e do Ministério Público pela confiança em nosso trabalho policial”. Finalizou o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário