sábado, 25 de abril de 2015

DA MAGIA À SEDUÇÃO

"Ceiça" e Doutor Ary Vital ... Será??
Nem precisava ser eternizada numa crônica, ela já é uma personagem da vida real de sorriso frouxo, com modos de falar e trejeitos que nos contagiam com sua alegria. Tive um dia memorável, em pleno feriado de Tiradentes na companhia dessa figura de nome Maria Conceição Queiroz Santos, conhecida popularmente como Ceiça. Há tempos que não me dava o luxo de cuidar um pouco de mim. Não ligo muito para padrões estabelecidos de beleza pela mídia, em estar na moda, etc., mas também não os ignoro afinal tudo é muito relativo, pois, o conceito de beleza tem variado de acordo com a cultura e, principalmente, com opinião pessoal. A beleza está nos olhos de quem a vê, logo, há espaço para todo mundo.  Todavia, há pessoas que restringem o conceito de beleza a aspectos físicos que lhe sejam agradáveis aos olhos, mas, para mim vai muito além, consiste num conjunto de características também cativantes ao coração do observador, logo, o que é bonito para um, nem sempre será para o outro.  
Beleza não se restringe apenas ao físico, afinal quantos “Narcisos” não morreram afogados ao ver sua imagem refletida num rio ao tentar buscá-la?  Porém tenho que concordar com Caetano quando poeticamente disse numa canção, salvo engano, em Sampa, que “Narciso acha feio tudo que não é espelho”, pois, ao me olhar no espelho e ser interrogado pela minha imagem e ela me disse: “Vumbora dar um tapa no visual?” Então fui cortar os pêlos e tratar da caspa. Nunca tinha sofrido de caspa e até agora não sei se foi o estresse ou a poeira que de repente me encheu a cabeça daquele troço branco. E fui conversar com algumas pessoas, ouvi várias recomendações, dentre elas a orientação de que quando eu fosse andar de moto que eu usasse “boneta” para proteger do sol e da poeira. 
Pensei comigo “Tá ralado nem boné eu tenho”, mas compreendi e aceitei a sugestão daquela jovem senhora que, por sinal, estava de motocicleta com o marido o qual usava um chapéu e ela um lenço amarrado na cabeça e estavam super estilosos.   
E de repente fui tomado por “Narciso”, peguei o celular e liguei para uma pessoa de confiança, afinal não iria falar para qualquer um que estava com caspa. Aliás, são poucos que assumem seus amores, imaginem suas caspas.
- Salão Magia da Beleza, quem é?
- Sou eu, Ceiça me socorre.
- Doutor, o que houve?
- Estou quase indo no embalo de Tiradentes.
- Hum?
Senhora Ceiça proprietária do Salão Magia da Beleza
- Esquece. Preciso de seus serviços, não sei o que foi que houve, mas de repente minha cabeça encheu de caspa, depois que passei um creme de pentear, preciso que alguém lave meus cabelos.
Ela sem questionar qualquer coisa e sem por qualquer embaraço, já que era um dia descanso me falou:
- Venha. Tô te esperando.
E eu fui pela primeira vez no Salão da Ceiça. Ela me recebeu com tanta alegria e profissionalismo. O cabelo foi cuidado, os pêlos aparados, o sorriso renovado e o rosto remoçado. Naquele dia, ela me afastou do estresse, enchendo-me de alegria com seu alto astral, pois, enquanto ela cuidava da minha beleza exterior, percebi em seus atos toda sua bondade e excelência brotadas da sua beleza interior.
- Fiquei até diferente.
Feliz após mais um 0800
Disse me olhando no espelho.
- Gostou doutor?
- Claro, muito. Tens gel?
Perguntei à Ceiça.
- Tenho algo melhor. Está aqui, perfume para o cabelo.
Nunca tinha ouvido falar em perfume para o cabelo, e com aquelas mãozinhas suaves e rápidas, ela armou meu cabelo. Fiquei diferente de novo, brutalmente sedutor, e entrei naquele meu momento chamado de um instante que não pára, passando a conversar com o outro eu do espelho.
- Não te falei que um tapa no visual iria te fazer bem? Ficou bonito né.
E respondi para aquela imagem refletida que tanto me agradava.
- Tenho que fazer isso mais vezes.  Preciso aprender fazer por mim o que tenho feito muito pelos outros, também mereço.
E a imagem ouvindo aquele desabafo comentou:
- Tens razão. Vamos nos reinventando aos poucos, talvez teu amigo Betã Ferraz tinha razão, o corpo é a casa do espírito, tem que ser cuidado também, ambos tem que ser alimentado. Nas civilizações antigas, os Atenienses já diziam que para uma alma de ouro, um corpo de ferro. O equilíbrio é fundamental. Corpo sã mente sã.
Enquanto o outro do espelho filosofava, eu lhe interrompia dizendo:
- E o cabelo é a alma do rosto.
Viu que não tinha como falar sério comigo, o outro do espelho rindo me falou ironicamente:
- Faz sentido, quem disse que um corte de cabelo poderoso não faz a diferença entre ser feio e bonito? Mas, lembre-se de que os calvos também têm seus charmes e são dos carecas que elas gostam mais.
E eu terminei, dizendo a mim:
- A beleza está nos olhos de quem vê.
A manhã estava terminando, mas, ainda houve tempo para me divertir mais um pouco comigo mesmo e com a Ceiça. Sem dúvida, a beleza tem sua magia e se uns dias atrás alguém me perguntasse “Como ficar bonito?”, eu não saberia dizer, porém, depois desta experiência em que pude parar um pouco, respirar sem pressa, e olhar para mim, externa e internamente, vejo que a resposta está relacionada à somatória entre os cuidados consigo mesmo e ao cultivo de atributos pessoais, como à alegria, auto-estima, simpatia, bom humor, entusiasmo, lealdade consigo e com os outros, alto astral e à atenção com o próximo. Fique bonito não só para os outros, mas para si também, escolha os melhores acessórios para enfeitar o seu corpo e sua alma. Mas, procure dar o primeiro passo. Interrogue-se, remexa sua sucata interna e se reconstrua quantas vezes forem necessárias. Ame-se.
Enquanto isso, entre o real e o imaginário, a verdade e a fantasia, aqui contada, o que nem eu, já mais sei, um brinde a nossos cabelos e aquele beijo a todas cabeleiras. Fiquem com Deus, um abraço carinhoso e até a próxima semana.

Pela minha experiencia e conhecimento, mais um 0800.


Nenhum comentário:

Postar um comentário