terça-feira, 31 de março de 2015

CRÔNICA DO JOE: Esta foto é LINDA, mas (...) a nossa vida é muito frágil, pois vivemos de morte e morremos de vida.

Fausto e sua filha

Sábado eu fui para uma danceteria aqui em Neuestadt , bairro boêmio de Dresden. Era 4h da madrugada quando resolvi voltar para casa..eu estava bêbado e o trem demoraria mais de meia hora pra chegar..Eu resolvi caminhar..Não dá pra ficar parado no frio. No meio do caminho, fui informado que o Fausto Halmenschlager teve MORTE CEREBRAL. Eu comecei a chorar compulsivamente, pois a minha memória involuntária recuou no tempo e em menos de um segundo me lembrei da MORTE DO AYRTON SENNA que também morreu de MORTE CEREBRAL fruto daquela pancada a queima roupa no muro da morte. Chorei muito no frio...eu estava bêbado de lucidez...Quando o Straßenbahn (trem de rua) chegou, eu estava a duas quadras de casa..Entrei no trem chorando..ninguém entendeu nada...4h30 da manhã alguém entrando no trem chorando e descendo dois pontos depois...No domingo as 15h, fui almoçar com minha amiga Christine num restaurante e fui informado que o Fausto reagiu e os médicos esperariam mais reações para decidir entre operar ou não..Eu sorri e fiz sinal de positivo..A minha amiga alemã perguntou-me: Porque você vibrou? Porque meu amigo na UTI deu sinal de vida...Tristeza Gigante num buraco do tamanho de Deus se instala na minha alma, pois convivi com o Fausto da quarta -série do primário até a oitava série quando cada um seguiu sua vida (alguns indo estudar em outras cidades...como foi o meu caso que migrei para Itaituba, depois Manaus..depois....)..Me lembro do Fausto ainda criancinha de CONGA, de bermudinha vestido com a camisa do Colégio Eurico Valle...O Nelinho ia para escola de QUICHUTE..KICHUTE...O Fausto branquelão ficava nervoso e vermelho igual um pimentão quando o Nelinho brigava com ele nas peladas. Fausto ficava possesso por ferocidade pueril. O Gaguinho era o nosso professor de Educação física... era rígido...Eunice era nossa professora de matemática..Lecionou para nós da quarta até a oitava série..Fausto e todos os demais bagunçavam muito na aula do Gilvan (O Botinha) ..estudos paraenses...O Nelinho abria a boca e todos nós ríamos..nem o professor agüentava e ia na folia...É muito doloroso quando olhamos para trás e percebemos que algumas (ou várias) pessoas queridas partiram para outra dimensão da existência. Com apenas 36 anos de idade, vou contando..Fulano tombou no meio do caminho...ciclano também já tombou..beltrano já bateu as botas..(...).. Este que vos escreve no facebook diariamente, também baterá as botas e tombará no meio do caminho... Quando? Só o chip de Deus sabe... Todos nós tombaremos, pois a morte é o nosso destino, pois vivemos de morte e morremos de vida..Somos uma minoria provisória, pois há muuuuito mais mortos do que vivos..Terrível para uma mãe é ser obrigada enterrar um filho ainda jovem e cheio de energia...A vida é bondosa para uns (filhos enterrando pai e mãe na velhice fruto de morte morrida), mas a vida é muito cruel com outros ceifando a vida antes do conclusão do clico normal. Filhos enterrando a mãe dói muuuuito menos, mesmo que a mãe morra antes do tempo (num acidente, por exemplo), mas mãe enterrando filhos é um Porrada super violenta no Joelho da Alma...Uma dor incurável, uma cratera super dolorosa IRREVERSÍVEL para a memória de uma mãe...
Difícil também será para a garotinha (filhinha) que era muito apegada aos chamegos do Pai (Fausto)....A criança sente, sofre, mas fica na expectativa de que o pai retornará todos os dias...E o pai não retorna ..não retorna nunca...aí a ansiedade da criança é intensificada à inenarrável potência de aflição pueril na dimensão da inocência...Aí quando falam para as crianças que o papai ou a mamãe foram para o céu, as crianças ficam loucas para ir para o céu imediatamente...Falamos sobre o céu, paraíso, mas esbarramos na impotência, pois não conseguimos colocar as crianças em alguma nave que conduzam-as ao céu restaurador..ao céu dos encontros em meio aos desencontros...A criança sofre na expectativa exercendo a imaginação escatológica de cada dia...Adultos sofrem de imaginação...crianças também...
Aos parentes e amigos de Fausto, recebam o meu doloroso silêncio acolhedor.
Joe
Sobre a jovialidade e o legado de Fausto, deixo convosco estas lindas palavras escritas pelo saudoso escritor argentino Jorge Luis Borges.
“[...] Acredito na imortalidade: não na imortalidade pessoal, mas na cósmica. Continuaremos sendo imortais, para além da nossa morte física fica nossa memória, e para além da nossa memória ficam nossos atos; nossos feitos, nossas atitudes, toda essa maravilhosa parte da história universal, mesmo que não o saibamos, é melhor que não saibamos”.
Jorge Luis Borges. Borges oral & sete noites. Tradução: Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia Das Letras, 2008, página 35 (LITERATURA ARGENTINA)
 Joevan Caitano, vi o texto acima no seu face, gostei do modo que você escreveu, misturando a brincadeira com a seriedade. Como você é um cara extrovertido, sempre escrevendo com ironia ou não se preocupando muito com as palavras usadas, fiquei admirado ao ler e ver o quanto de seriedade estava contido naquelas linhas, que me deu o prazer de ler até o final. Parabéns Joe, tenho certeza que a família de Fausto apreciará a sua homenagem, por isso estamos postando em nosso humilde blog. Joe é ex-morador de Rurópolis, e hoje mora e estuda em Dresden na Alemanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário