sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

EXCLUSIVO! ENTREVISTA COM O GERENTE DO BANCO DA AMAZÔNIA

Agência de Rurópolis
Ronaldo Sousa - Gerente


Devido o ocorrido na última quarta-feira (11/02/2015), por volta das nove horas, quando o Banco da Amazônia S/A, agência local, foi assaltado por vários bandidos fortemente armados, o repórter Manuel Cleudes, deixou a “poeira baixar”, e hoje procurou o senhor Ronaldo Sousa dos Reis, gerente daquela casa de crédito e conseguiu a seguinte entrevista:

Repórter Manuel Cleudes: O banco já tinha sido alertado por alguém que poderia haver um assalto em breve?

Senhor Ronaldo Sousa Reis: O alerta já é contínuo, principalmente na época de pagamento.

RMC: Qual foi sua reação quando os bandidos anunciaram o assalto?

Gerente: Procurei manter a calma, desde o momento em que os bandidos quebraram o vidro de acesso aos caixas.  Os funcionários já estavam instruídos para manter a calma.

RMC: É verdade que um dos tiros passou a menos de meio metro do seu corpo e destruiu um computador?

Gerente: O tiro que passou perto foi próximo dos caixas eletrônicos e foi acidental.

RMC: O senhor já tinha passado por uma situação igual a essa?

Gerente: Não, foi à primeira vez.

RMC: Passou pela sua cabeça, que o senhor poderia morrer, principalmente quando foi levado como refém?

Gerente: Não! Mantive a calma, sempre conversando com eles e perguntando o que eu deveria fazer.

RMC: O senhor foi o último refém a ser solto? O que o senhor sentiu?

Gerente: Fui um dos últimos. Eu e mais três colegas: Gomes, Aroldo e Celso, todos os funcionários do banco.

RMC: Ainda tem algum funcionário doente e/ou em estado de choque proveniente do assalto?

Gerente: Não, todos estão sendo acompanhados por uma psicóloga e depois a profissional irá definir quem vai precisar de acompanhamento mais rigoroso.

RMC: Depois de ter tomado as medidas legais, registrado o BO, ter chamado a perícia; qual o procedimento que está ocorrendo agora no banco?

Gerente: Estamos consertando os prejuízos tecnológicos, porque os dois servidores responsáveis pelo funcionamento da agencia, foram destruídos pelos bandidos e outros danos estruturais, como a porta giratória, paredes, etc.

RMC: O senhor já tem um número oficial de quanto foi levado?

Gerente: Ainda não, porque foram roubados dinheiro dos caixas eletrônicos, dos caixas internos e dinheiro do cofre. Como foram destruídos os servidores, somente com a recuperação dos mesmos é poderemos saber o valor exato, até porque houve saques e depósitos no dia.

RMC: Corre boatos que havia muito dinheiro, haja vista que a agencia deveria efetuar o pagamento de várias empresas, é verdade?

Gerente: Sim, inclusive da prefeitura, pois já estava previsto o pagamento dos funcionários da educação.

RMC: Os valores referentes pagamentos de funcionários, como fica? Tem data para voltar a funcionar os caixas eletrônicos?

Gerente: A folha desse mês para o pagamento da educação, já esta na conta corrente dos funcionários, no próximo mês é que vamos sentar com o prefeito e ver a possibilidade de parcelar em mais um mês ou dias. Vamos tentar fazer o seguinte: Pegar uma parcela (exemplo) e pagar com o dinheiro que circula na cidade, através de depósitos recebidos, evitando-se assim a vinda de dinheiro de fora.  Sobre os caixas eletrônicos, ainda não temos data exata para começar os pagamentos. Vale ressaltar, que o pagamento deste mês, já está em conta corrente, só que não poderá ser sacado na agência local, mas pode ser retirada através de transferência ou sacada em outra localidade.

RMC: Quando o banco volta a funcionar normalmente? Tem alguma previsão?

Gerente: Quando chegarem dois novos servidores, que virão de Belém para substituir os que foram danificados. Estão chegando dois servidores de Itaituba para serem instalados, e veremos se é possível funcionar a agência de maneira provisória, até chegar os novos. Os servidores de Itaituba estão previsto para chegar neste final de semana e se der tudo certo, poderemos funcionar dia 23, mais dependendo de como se portar, pode ser até antes.

RMC: Quando o banco é assaltado, o prejuízo é do seguro, do Banco da Amazônia ou do Banco Central?

Gerente: É do seguro do Banco da Amazônia.

Fotografia: Manuel Cleudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário