sábado, 28 de fevereiro de 2015

CRÔNICA DA SEMANA: CAVALEIRO DE FINA ESTAMPA

Professor Adaias Torres e Doutor Ary Vital


(((( In Box)))

- Boa tarde, tudo bem? Em breve estarei lhe visitando. Falei
- Boa tarde Doutor, pode vir. Estarei lhe esperando. Aqui no trabalho ou em casa? Ele me respondeu com uma firmeza ex-cep-cio-nal (Perdoem-me os alunos CDFs do Programa de TV Soletrando, se não acertei na separação das vogais. Vagamente me lembro que era assim. Meu tempo de Nerd já passou).
Fiquei naquele meu momento que denomino de “um instante que não para”. Pensando...pensando...pensando e falando comigo: “Égua, ele nem me perguntou o que eu iria fazer ali ou qual era o motivo da visita”.
- Aonde você preferir. Falei.
-E com a polidez de um cavaleiro de fina estampa somente vista na melhor literatura portuguesa, ele me responde: - Será uma grande honra.
Com esta atitude e educação, ele me jogou num “umbral” e ali pensei sentado numa pedra de prata refletindo:  “Quanto tempo não tenho um papo tão reto e transparente e nem o conheço direito. Taí gostei. Então voltei a este plano terreno”. - Legal. Papo reto.   Gosta de desenhos animados? Eu, estava relendo algumas monografias para correção nos termos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) me enviadas no ano passado via e-mail por antigos alunos, me deparei com um tema escolhido para a dissertação final do Curso de Administração, onde o aluno faz alusão ao desenho do Kung Fu Panda e a idéia de coordenação, disciplina, coordenação e liderança. E quando eu li, tive um insight que a crônica da semana deveria ser com você Adaías, embora nosso contato seja apenas por face.
Então saí do in box e fui para vida presencial. (Aliás, hodiernamente, a vida virtual e presencial é uma só e esta toda junta, misturada e triturada como uma potente vitamina com cereais batidos no liquidificador de alta rotação, onde o resultado final é a dialética. Putz, viajei na maionese...Será? Que nada, relaxa...diariamente quando não somos jogados involuntariamente à cova dos leões, nós mesmos nos jogamos por pura vaidade. Não é?...É verdade sim...hum hum).
Eu já tinha até me esquecido como a vida presencial é tão boa, mas como num toque de Midas, acabei tendo uma conversa de fim de tarde a-gra-da-bi-lís-si-ma  (Mais uma vez me perdoem os Nerds do Soletrando). Pude conhecer um pouco da história do professor Adaías Torres Souza. Folheei as suas páginas da vida ali mesmo, sem qualquer restrição ou pudor. Compartilhamos “causos”.  Falamos de ética, superação e curiosidades. Duas delas me chamaram atenção: 1ª – Ele foi o terceiro bebê nascido no hospital de Rurópolis, antes havia nascido duas meninas e 2ª Ele é um excelente remador. Num passado não tão distante, ele teria pegado uma canoa e por não saber remar direito, o rio braço leste/Tambor foi lhe levando até se confrontar com uma cachoeira. Teve que tirar forças internas (muscular e psicológica) para salvar a sua própria vida e o fez. Desesperadamente, remou até se abrigar nuns galhos próximos à margem. Éguaaaaa...quando me contou isso me senti num filme de Indiana Jones.
- Doutor. Todos nós temos momentos que são “divisores de águas”. Este literalmente para mim foi um, desde aí aprendi a remar.
Mas a conversa não parou por aí e vi o quanto somos parecidos no quesito “me traga um limão que eu faço uma limonada”, ou seja, diante de um problema (limão) busquemos uma solução (limonada).  É conjugar verbos como criar, reerguer, transformar, inovar como ele bem me falou que transformou uma empresa descapitalizada num negócio qualificado e competitivo.  
E vi que estava certo... Aliás...Aliás...Aliás... Meu eterno mestre e amigo Professor Jair Guimarães que estava certo, ele me fez acreditar nisso, sempre me dizia: “Gosto de você rapaz, tens feelling para as pessoas. És uns bom perfilador”. Eu nem sabia o que era isso... Somente fui saber disso após muitos anos quando passei fazer terapia e assistir na TV Criminal Minds.  Mas, voltando ao assunto, porque até agora o Kung Fu Panda não apareceu na história.  Nos meios de uns e outros ensinamentos e chamadas de alunos pude avaliar o quanto Adaías é um professor dedicado e atencioso, (eu já teria pirado), fazendo jus ao que me narrou sobre seu Centro Educacional Inovar (olha o Merchandising...abafa).
Se eu soubesse desenhar como meu primo Vital Amorim, claro que eu desenhava, mas como não sei apenas assisto. E como uma criança eu fico encantado como as animações de hoje estão cada vez mais retratando a realidade. Os desenhos animados estão personificados, o Príncipe é um Ogro e a princesa também (a beleza interna), Nemo com suas limitações físicas embarca numa enorme aventura submarina (superação), Madagascar (amizade/senso coletivo/diversidade), Como treinar seu dragão (inclusão/companheirismo/senso coletivo), Robôs (Inovação x Arcaico) e o Kung Fu Panda (Aprendizado/Superação e Liderança).  Como falei: que quando li as teses me mandaram, percebi que tinha tudo a ver com alguém que era envolvido com a construção do saber no município e primeira pessoa que me veio à cabeça foi Adaías.

Ba-ta-ta (desculpem-me os nerds, mas desta vez eu acertei). Tão quanto a mim, ele gosta de desenhos e consegue enxergar tais ensinamentos e suas mensagens. Lembro muito dos contos de Capitão Gancho e Peter Pan na Terra do Nunca. Aliás...todos nós em certo momentos temos nossa Terra do Nunca, onde tudo é possível e belo (comentário: para os que não são da minha época...eita época boa... onde se lê Terra do Nunca, leiam Nárnia. Só muda os personagens, mas a essência é a mesma).
E cadê o Kung Fu Panda?  Vamos lá. É um filme de animação em computação gráfica digital dos estúdios DreamWorks Animation que narra a história de “Po”, um panda que sonhava em ser lutador de Kung Fu que, no início desacreditado alcança a posição de mestre e respeito de todos após sua disciplina e dedicação. Mas, para isso, ele passa por uma série de desafios, de etapas até brotar dele e perceber que ali havia um líder. Mestre Shifu ficou encarregado de mostrar este caminho. Segundo o filme, são características de um líder segundo Kung Fu Panda: Coragem/ Ver o todo, mas também o individual/ Humildade/ Saber delegar funções/ Saber assumir o controle/ Dedicação/ Auto-conhecimento/ Espiritualidade/ Paciência/ Acreditar nas pessoas/ Saber motivar/ Ser um líder servidor.
Bom encontrar outros Kung Fu Pandas. Bom encontrar pessoas que lutam por seus sonhos e ideais. Bom encontrar outros cavaleiros de finas estampas.
- Adaías, para finalizar, eu te ofereço um tabuleiro de palavras, escolha as suas.
- Sabedoria, força e beleza. Ele finalizou.
Obrigado por ter me recebido em seu espaço com tamanha gentileza. Te desejo que Deus continue iluminando teu caminho, tua vida pessoal e teus negócios. Grande Abraço. Para todos um excelente fim de semana. 


Um comentário:

  1. Muito boa a cronica, excelente cronista Dr Ary um fato importantissímo citado em seu texto chamou a atenção minha acredito eu que são poucas as pessoas que sabi ou sabiam que o sr Adaias Torres tenha sido o terceiro bebê que nasceu no hospital municipal de Rurópolis antigo SESP. E também que tenha sido o primeiro menino já que os outros dois bebês eram meninas, grande cidadão ruropolense que muito tem contribuido na formação de jovens e adultos deste municipio o sr Adaias, e graças ao seu gosto em escrever cronicas a partir do dialogo com as pessoas o sr Dr Ary tornou público um fato historico marcante para a História dos filhos de Rurópolis.fato este que até então estava guardado e o sr atráves deste dialogo intelectualizado pois foi isto que pude observar na sua cronica conseguiu atingir o interior da alma humana e trazer para os ruropolenses uma parte da História que até então era desconhecida pra muitos,o nascimento dos primeiros filhos de Rurópolis Parabéns aos dois pois de forma não intencional contribuiram para a formação historica deste municipio.

    ResponderExcluir