terça-feira, 20 de janeiro de 2015

RURÓPOLIS REALIZA A PRIMEIRA CONFERENCIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.

Palestrantes e participantes da conferencia

Nazareno Melo - Palestrante
Samara Silva - Palestrante
Foi realizada ontem, a primeira Conferencia Municipal de Saneamento Básico. Para que essa conferencia pudesse acontecer, foi preciso à realização de cinco pré-conferências no município, sob a coordenação do SECAD. Consultoria da capital do Estado e do corpo técnico das secretarias municipal de saúde, administração, meio ambiente e secretaria municipal de educação, além do departamento de água do município, coordenada pelo senhor Janio Sampaio, participaram e interagiram para que as propostas fossem aprovadas. 
Higino Neto - SECAD
Vereador Nonatinho
As pré-conferências foram realizadas no Distrito de Divinópolis (km 70), Comunidade Água Azul (km 85), Comunidade do km 112, Piçarreira, além da sede do município. Depois de feito os estudos sobre água, esgoto, o lixo e as águas pluviais de Rurópolis, esses estudos foram levados para a Primeira Conferencia Municipal de Saneamento Básico e debatido na plenária. 
eixo formado para os estudos
eixo formado para os estudos
Os estudos foram divididos em quatro eixos. Grupo 1º - Gestão do Sistema de abastecimento de água; Grupo 2º - Gestão do sistema de água pluvial; Grupo 3º - Gestão do sistema de abastecimento sanitário; Grupo 4º - Gestão do sistema de resíduos sólidos. Antes de começar os debates, foram realizadas duas palestras: a primeira com o senhor Nazareno Melo, Engenheiro sanitário e ambiental, que falou sobre a importância do planejamento na política pública de saneamento básico, e a segunda, a palestrante foi a senhora Samara Contente Silva, engenheira sanitária ambiental, que falou sobre problemas e soluções do saneamento básico. 

eixo formado para os estudos
eixo formado para os estudos

A conferência teve continuidade com os debates de propostas. Foram aprovadas quarenta e duas propostas ao todo, para a zona urbana e rural. O coordenador da conferência, o consultor da área social da empresa SECAD, senhor Higino Neto, encerrou a conferencia com os agradecimentos; agradeceu ao Prefeito Pablo Genuíno pelo empenho para que fosse possível a realização da conferência e salientou que Rurópolis está entre os vinte dois municípios do Pará que já realizou sua conferencia. 


Essa conferência é muito importante para que os municípios venham receber verba federal. Agradeceu a presença e o empenho de todos, pois assim contribuíram para que o encontro fosse um sucesso. O presidente da Câmara, Vereador Nonatinho, agradeceu aos presentes pelo empenho e dedicação nos estudos das propostas. Também parabenizou o Prefeito, pelo empenho que vem conduzindo o município e disse ainda que essa conferência é muito importante para o melhoramento do sistema de água, esgoto e resíduos sólidos. O Plano Municipal de Saneamento Básico de Rurópolis será para os próximos vinte anos. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Texto e informações: Manuel Cleudes – Fotografias: Júnior.com
  





Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.

























































































































































3 comentários:

  1. Boa noite a todos.
    Sou a Engenheira Samara Contente, e me sinto honrada por ter feito parte da equipe técnica que elaborou o Plano Municipal de Saneamento Básico para Rurópolis. Fiquei muito contente com o resultado. Rurópolis é lugar maravilho e esta sendo bem cuidado pela Prefeitura e por todos que fazem parte do Comitê Gestor Municipal. Gostei muito de trabalhar todos esses dias nesse Município. Criei um carinho muito grande por todos vocês Ruropolenses (risos).
    O PMSB de Rurópolis é um momento histórico para esta região. Fico imensamente grata por fazer parte dessa história.
    Saneamento Básico: Um direito de todos! Esse foi o tema da l Conferência Municipal de Saneamento Básico de Rurópolis e é isso o que todos almejamos juntamente com a Prefeitura do Município.
    Um grande abraço a todos.
    Att, Engº Samara Contente.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Engª Samara. Meu nome é Ulysses Ahualli, sou arquiteto e urbanista e estou realizando um estudo sobre o município de Rurópolis. Gostaria de saber se é possível ter acesso ao PMSB. Existe versão digital?
    Desde já, agradeço a atenção.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ulysses. Você pode entrar em contato com o Gestor Municipal de Rurópolis. Boa sorte.

      Excluir