sábado, 31 de janeiro de 2015

CRÔNICA DA SEMANA: UM SORRISO COMO O SEU

Senhora Alzenir - A "equilibrista da vida..."


No final da tarde de hoje, ganhei mais um presente. Não daqueles que se guarda numa estante ou num guarda roupa com prazo de uso, mas sim daqueles que se agrega a alma.  Ao fechar o portão do prédio da delegacia me deparei com aquela senhora carregando consigo várias sacolas. Equilibrando aqueles objetos na maior categoria. Digo isso com todo o respeito e carinho, pois se eu fizer isso quebro meu pescoço. Não é qualquer um não que é capaz. Fiquei admirado com a força e ternura daquela senhora. E com o sorriso mais puro e tranqüilo me dado, embora o olhar cansado, ela nada me pediu, porém, eu disse: “Deixa que eu lhe ajude”!  E fui conversando com dona Maria Alzenir dos Santos até sua residência. Simples e de forma direta, ela me contou um pouco de sua trajetória de vida até me surpreender com lembranças guardadas na minha memória mais remota. Falou que reside no município de Rurópolis há 30 anos, desde quando deixou sua cidade natal Brejo Santo/CE e fez de tudo um pouco na vida: Lavou roupa para fora, depois de um tempo virou vendedora ambulante e hoje trabalha na feira vendendo hortaliças, frutas, verduras, farinha etc. -“Doutor, lembro do Senhor quando chegou aqui. Lá na feira. Lembra? Pedindo ajuda do presidente para conseguir mantimentos para os presos. Todos lhe ajudaram!” – Ela me falou e eu desabei no emocional. Tempos difíceis! Tempos de um delegado iniciante, onde tudo parecia um bicho de sete cabeças.  Então, percebi todos nós passamos por momentos na vida que diante das dificuldades, nos sentimos fracos e incapaz de reagir e vencer os obstáculos, mas quando paramos e olhamos para “dentro de nós” e conseguimos enxergar a nossa capacidade e a força poderosa de luta que existe ali, passamos a enxergar que tudo é possível, basta ter fé e esperança. E aquela história de que a esperança é a última que morre, é pura balela. Certa vez, no ano de 1995, após minha reprovação no vestibular para direito, Aída Soares, minha finada avó santarena, também um exemplo de perseverança me disse: - “Meu filho, não fique triste, você no próximo ano vai passar em Direito” – Muito p... Com a reprovação, eu disse a minha parenta (como a chamava): “É vó, a esperança é a ultima que morre!” – Ela na sua infinita sabedoria me respondeu: “Não, Arizinho. Ela não morre”. É verdade, a esperança se renova sempre.

Aprendi numa dinâmica de grupo que quando o problema vier e você se sentir inferiorizado pare por um instante, respire e faça uma reflexão. Pegue um papel e coloque o maior número de situações difíceis que você venceu e o que você fez para vencer. Quem lhe ajudou e como se sentiu após a vitória e irá perceber que será capaz de ir mais além.  E quando conquistar a vitória, convide as pessoas que o ama e estiveram do seu lado para comemoração.

Já na porta da casa de dona Alzenir, no bairro do arroz, perguntei: “Posso contar esta história no blog?” – Ela: “Internet?” – Eu: “Sim”. – Ela: “Pode, mas vou chorar” –  Eu: “Por quê?” – “Fico emocionada”. Então Dona Alzenir pode ficar emocionada, estou contando esse pequeno momento nosso e aproveito para fazer uma homenagem a todos os feirantes da cidade de Rurópolis pela primeira mão amiga estendida que encontrei quando aqui cheguei. Deus abençoe a trabalho de vocês e suas famílias. Muito obrigado! 

Mensagem de Superação

Acredite você pode tudo!

Se nada mudar, invente, e quando mudar, entenda.
Se ficar difícil, enfrente, e quando ficar fácil, agradeça.
Se a tristeza rondar, alegre-se, e quando ficar alegre, contagie.
E quando recomeçar, acredite.
Você pode tudo.
Tudo consegue pelo amor, e pela fé que você tem em Deus!

(Autoria desconhecida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário