quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

IGREJA CATÓLICA MATRIZ REALIZA RETIRO COM LIDERANÇAS CRISTÃS DA PARÓQUIA.

Padre José Boeing, ministrando o retiro


No último sábado (29/11/2014), a Igreja Católica Matriz, realizou nas dependências do Barracão Paroquial, um retiro com lideranças cristãs da Paróquia da Santíssima Trindade, orientado pelo padre JOSÉ BOEING, missionário do verbo divino, que teve como tema: “A arte de construir relações mais humanas”. “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles” (MT 18,20). Veja a matéria completa: Uma reflexão do Padre José Boeing e mais fotografias, clicando abaixo. Fotografias: Anderson Fraga (Téo Gordinho)





Em preparação para as SANTA MISSÕES POPULARES NA PRELAZIA DE ITAITUBA, fazer um retiro é muito importante. É bonito ver como Jesus prepara e acompanha os seus amigos, os apóstolos, para a vida de comunidade e para a missão. Ele dedica à formação dos Doze suas melhores forças e seus ensinamentos mais claros. O fundamental, nesta formação, é o "estar com Ele":convivência, intimidade, partilha de vida, de sonhos...
Jesus tem consciência de que nenhuma comunidade de seus seguidores poderá subsistir se imperar um estilo de vida individualista, competitivo e incapaz de acolher as limitações e fragilidades de cada um.
Daí seu constante convite a provocar encontros que ajudem a integrar, a re-unir, a re-ligar, a articular o tecido comunitário. Há tantas vidas esparramadas, isoladas, rejeitadas... Esperando por sinergia.
Na verdade, Ele provocou as pessoas a saírem de seu isolamento e padrões alienados de relacionamento para expandir-se em direção a uma nova forma relacional com tudo o que existe; tal relação é a concretização do sonho do “Reino de Deus”.
O sentido da vida em comum é um dom de Deus, que nos foi dado a todos.
O fundamento é que Deus Criador é Amor Trinitário, é comunhão de Pessoas (Pai-Filho-Espírito Santo). Como criaturas, fomos atingidos pela marca trinitária de Deus.
Como homem e como mulher, trazemos esta força interior que nos faz “sair de nós mesmos”  e criar laços, fortalecer a comunhão...
O ser humano não é feito para viver só; ele necessita con-viver, viver-com-os-outros; ele é um ser constitutivamenteaberto, essencialmente em referência a outras pessoas: estabelece com os outros uma interação, entrelaça-se com eles, e forma um nós: a comunidade.
Por isso, o evangelho nos indica todo um processo de relação reconstrutora com aquele que falha e cai no erro: a atitude básica, fundamento de toda relação na verdade, é acreditar que “o outro” busca claramente o bem, e, se existe o erro, é por engano, suposta sua absoluta boa vontade.  Praticar a “correção fraterna”. Por isso, a correção é aquela energia escondida nas palavras de Jesus: “Vai e não peques mais”.
Esta foi à reflexão o dia todo na reflexão, oração e motivação para seguir a missão na Igreja Católica de Rurópolis.
Abraços  Pe. José Boeing, svd



































































Nenhum comentário:

Postar um comentário